14990
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Vlog ou podcast de divulgação científica - Planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Vlog ou podcast de divulgação científica - Planejamento

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Vídeo: Como fazer roteiro para vlog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FdbjUjfk78w. Acessado em: 13/11/2018.

Materiais: Computador, projetor multimídia, tela e caixa acústica.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro. O podcast é um arquivo digital de áudio transmitido pela internet, pode ser disponibilizado para acesso online e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldades em perceber os tópicos mais importantes para a exposição oral.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5), p. 229-253.

MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em grupos de no máximo quatro estudantes, desta forma eles poderão fazer o roteiro da apresentação e planejar o processo de filmagem do vlog ou podcast.
  • Esta é apenas uma conversa inicial para explicitar o objetivo da aula que será o planejamento do vlog ou podcast de divulgação científica.
  • Por se tratar de um vlog ou podcast de divulgação científica, esta produção pode se realizar interdisciplinarmente com as disciplinas científicas.
    É importante que o tema da produção seja definido e pesquisado previamente.
  • As perguntas feitas no slide têm o objetivo de mostrar para os estudantes pontos importantes e iniciais para o planejamento da produção.
  • O que falar? É o tema da produção, este deve ser definido previamente e pode ser um tema estudado nas disciplinas científicas.
  • Para quem falar? É a definição do público-alvo da produção. Esta definição é importante para estabelecer o grau de formalidade da apresentação.
  • Como falar? É a forma na qual o discurso será organizado na produção, diz respeito às características composicionais do gênero, tanto em sua estrutura (saudação inicial, apresentação dos participantes, apresentação do tema, explanação ou debate sobre o tema, mensagem final ou conclusão e saudação de despedida) quanto em relação a elementos paralinguísticos e cinésicos (tom de voz, entonação, postura, gestualidade e expressões faciais).
  • De que maneira a fala será registrada? Áudio ou audiovisual.
  • Há algumas definições para vlog, mas, basicamente, o vlog é o blog em vídeo. Segundo o site Infopédia a definição é “blogue cujos posts são originalmente em vídeo” (INFOPÉDIA. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/Vlog>. Acesso em: 8 outubro 2018); segundo o site Significados a definição é “Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos”. (SIGNIFICADOS. Disponível em: <https://www.significados.com.br/vlog/>. Acesso em: 8 outubro 2018); segundo o site Wikipédia a definição é “Vídeoblogue (Videoblog, Videolog ou abreviadamente Vlog) é uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos.” (WIKIPÉDIA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeoblogue>. Acesso em: 8 outubro 2018).
  • Podcast “é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet” (SIGNIFICADOS. Disponível em: <https://www.significados.com.br/podcast/>. Acesso em: 12 novembro 2018), que pode ser criado por usuários da internet e disponibilizado para acesso online e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio. “Pense no podcast como um blog, só que, em vez de escrever, as pessoas falam”. (TECMUNDO. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/internet/1252-o-que-e-podcast-.htm)> Acesso em: 12 novembro 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que desenvolvam o material de apoio para a produção do vlog ou podcast, pode ser um roteiro, uma apresentação de PowerPoint, anotações no caderno, como eles preferirem, contudo é importante que este material sirva de planejamento para a produção, de forma a facilitar a organização do grupo, definindo as responsabilidades de cada integrante (narradores, câmera, editor etc.), o tema, se farão um vlog ou podcast, cenário
    (se houver), equipamento necessário para a gravação, responsáveis pela pesquisa do tema e o que mais os estudantes acharem importante.
  • Oriente os estudantes a levantar o máximo de informações possíveis sobre o tema escolhido, resultados de pesquisas científicas, dados estatísticos e imagens.
  • O roteiro ou material de apoio também devem contemplar a organização da apresentação oral em si: saudação inicial; apresentação dos narradores; exposição das ideias ou informações pesquisadas, prós, contras, repercussão social do tema etc.; opinião dos narradores, análises, debates; conclusão; saudação final.
  • O vídeo Como fazer um roteiro para vlog é uma referência que pode ajudar a orientar os estudantes a escrever seus roteiros. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FdbjUjfk78w, acesso em: 13/11/2018. O vídeo possui 5:43 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Cada grupo fará o seu planejamento, no qual deverá constar: tema, público-alvo, gênero a ser produzido (vlog ou podcast) e o roteiro mais detalhado possível.
  • Por se tratar de conteúdo científico será necessário solicitar a pesquisa do tema previamente, esta pode ser realizada em conjunto com outras disciplinas.
  • Oriente os estudantes a levantar o máximo de informações possíveis sobre o tema escolhido, resultados de pesquisas científicas, dados estatísticos e imagens.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Solicite a cada grupo que apresente de forma sucinta o tema de sua produção e se será um vlog ou podcast.
  • Este momento pode contribuir para o esclarecimento de possíveis dúvidas sobre formatos ou temas para as produções, proporcionando a oportunidade para que os estudantes ajudem uns aos outros a saná-las.
  • Oriente os grupos a gravar, em áudio ou vídeo, suas produções para a posterior exibição para a turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Vídeo: Como fazer roteiro para vlog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FdbjUjfk78w. Acessado em: 13/11/2018.

Materiais: Computador, projetor multimídia, tela e caixa acústica.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro. O podcast é um arquivo digital de áudio transmitido pela internet, pode ser disponibilizado para acesso online e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldades em perceber os tópicos mais importantes para a exposição oral.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5), p. 229-253.

MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em grupos de no máximo quatro estudantes, desta forma eles poderão fazer o roteiro da apresentação e planejar o processo de filmagem do vlog ou podcast.
  • Esta é apenas uma conversa inicial para explicitar o objetivo da aula que será o planejamento do vlog ou podcast de divulgação científica.
  • Por se tratar de um vlog ou podcast de divulgação científica, esta produção pode se realizar interdisciplinarmente com as disciplinas científicas.
    É importante que o tema da produção seja definido e pesquisado previamente.
  • As perguntas feitas no slide têm o objetivo de mostrar para os estudantes pontos importantes e iniciais para o planejamento da produção.
  • O que falar? É o tema da produção, este deve ser definido previamente e pode ser um tema estudado nas disciplinas científicas.
  • Para quem falar? É a definição do público-alvo da produção. Esta definição é importante para estabelecer o grau de formalidade da apresentação.
  • Como falar? É a forma na qual o discurso será organizado na produção, diz respeito às características composicionais do gênero, tanto em sua estrutura (saudação inicial, apresentação dos participantes, apresentação do tema, explanação ou debate sobre o tema, mensagem final ou conclusão e saudação de despedida) quanto em relação a elementos paralinguísticos e cinésicos (tom de voz, entonação, postura, gestualidade e expressões faciais).
  • De que maneira a fala será registrada? Áudio ou audiovisual.
  • Há algumas definições para vlog, mas, basicamente, o vlog é o blog em vídeo. Segundo o site Infopédia a definição é “blogue cujos posts são originalmente em vídeo” (INFOPÉDIA. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/Vlog>. Acesso em: 8 outubro 2018); segundo o site Significados a definição é “Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos”. (SIGNIFICADOS. Disponível em: <https://www.significados.com.br/vlog/>. Acesso em: 8 outubro 2018); segundo o site Wikipédia a definição é “Vídeoblogue (Videoblog, Videolog ou abreviadamente Vlog) é uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos.” (WIKIPÉDIA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeoblogue>. Acesso em: 8 outubro 2018).
  • Podcast “é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet” (SIGNIFICADOS. Disponível em: <https://www.significados.com.br/podcast/>. Acesso em: 12 novembro 2018), que pode ser criado por usuários da internet e disponibilizado para acesso online e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio. “Pense no podcast como um blog, só que, em vez de escrever, as pessoas falam”. (TECMUNDO. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/internet/1252-o-que-e-podcast-.htm)> Acesso em: 12 novembro 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que desenvolvam o material de apoio para a produção do vlog ou podcast, pode ser um roteiro, uma apresentação de PowerPoint, anotações no caderno, como eles preferirem, contudo é importante que este material sirva de planejamento para a produção, de forma a facilitar a organização do grupo, definindo as responsabilidades de cada integrante (narradores, câmera, editor etc.), o tema, se farão um vlog ou podcast, cenário
    (se houver), equipamento necessário para a gravação, responsáveis pela pesquisa do tema e o que mais os estudantes acharem importante.
  • Oriente os estudantes a levantar o máximo de informações possíveis sobre o tema escolhido, resultados de pesquisas científicas, dados estatísticos e imagens.
  • O roteiro ou material de apoio também devem contemplar a organização da apresentação oral em si: saudação inicial; apresentação dos narradores; exposição das ideias ou informações pesquisadas, prós, contras, repercussão social do tema etc.; opinião dos narradores, análises, debates; conclusão; saudação final.
  • O vídeo Como fazer um roteiro para vlog é uma referência que pode ajudar a orientar os estudantes a escrever seus roteiros. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FdbjUjfk78w, acesso em: 13/11/2018. O vídeo possui 5:43 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Cada grupo fará o seu planejamento, no qual deverá constar: tema, público-alvo, gênero a ser produzido (vlog ou podcast) e o roteiro mais detalhado possível.
  • Por se tratar de conteúdo científico será necessário solicitar a pesquisa do tema previamente, esta pode ser realizada em conjunto com outras disciplinas.
  • Oriente os estudantes a levantar o máximo de informações possíveis sobre o tema escolhido, resultados de pesquisas científicas, dados estatísticos e imagens.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Solicite a cada grupo que apresente de forma sucinta o tema de sua produção e se será um vlog ou podcast.
  • Este momento pode contribuir para o esclarecimento de possíveis dúvidas sobre formatos ou temas para as produções, proporcionando a oportunidade para que os estudantes ajudem uns aos outros a saná-las.
  • Oriente os grupos a gravar, em áudio ou vídeo, suas produções para a posterior exibição para a turma.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano