14989
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Preparação para a declamação de poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Preparação para a declamação de poemas

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Um computador por dupla.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em transpor para a oralidade a interpretação dos poemas.

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006 (Coleção Princípios).

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em:
6 nov. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o título da aula. Se necessário, relembre, brevemente, as estratégias de declamação mais importantes, por exemplo:
  • Como é a postura que se deve assumir?
  • Deve haver alguma movimentação corporal?
  • Como é a entonação da voz?
  • Como deve ser considerado o ritmo do texto?
  • Como deve ser a expressão corporal dos intérpretes ao declamar os poemas?
  • A expressão do intérprete está relacionada ao conteúdo do poema?
  • Quais sensações estes elementos podem provocar no espectador/ouvinte?
  • Estas questões foram trabalhadas na décima aula desta sequência de atividades, portanto, caso você, professor, não a tenha realizado, é importante que, antes de ministrar esta 11ª aula, os alunos tenham conhecimento dos pontos trabalhados acima, reconhecendo a importância de compreender o conteúdo textual do poema para declamá-lo. Além disso, é importante que os alunos tenham consciência de que o conteúdo do poema interfere no modo como ele será declamado, ou seja, a depender do conteúdo, a interpretação do texto será mais branda ou mais intensa; contará com movimentações corporais ou não. É importante que os alunos percebam que os poemas que tratam de sentimentos e sensações humanas, por exemplo, são interpretados de forma mais branda, com ritmo pausado, com pouca movimentação corporal e expressões suaves, criando uma atmosfera contemplativa, o que reforça o conteúdo dos textos. Em contrapartida, os textos de cunho social são expostos de forma mais forte e marcada em relação à entonação da voz e em relação aos gestos, ao ritmo (mais acelerado) e à postura corporal de cada intérprete, passando uma sensação de força e empoderamento, reforçando, assim, o conteúdo do texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Leve os alunos à sala de informática ou disponibilize, na própria sala de aula, ao menos um computador por dupla. Caso não seja fácil o acesso aos computadores, leve os alunos à biblioteca ou peça para eles que tragam livros de poesia de casa ou mesmo um único poema já selecionado. Se julgar necessário, leve livros de casa e compartilhe com os alunos em sala ou solicite que façam a pesquisa como tarefa e tragam alguns poemas para esta aula.
  • Explique que eles deverão pesquisar um poema para declamar ao restante da sala. Cada dupla deverá escolher um poema, dependendo do número de alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Com o poema selecionado, apresente o passo a passo a ser seguido. Peça que os alunos respondam as perguntas apresentadas no slide. Peça que registrem as respostas para organizar uma espécie de roteiro, pois é importante que tenham consciência deste processo para que possam avançar nas próximas etapas com maior segurança. Você pode sugerir um autor específico que já tenha sido trabalhado em aula ou deixar a escolha livre. É importante que, neste momento, os alunos sintam-se livres e motivados a criar diferentes estratégias para a apresentação, por exemplo, incluir instrumentos musicais, encenar algum trecho do poema, ou mesmo elaborar um cenário específico para a apresentação. Se julgar necessário, mostre o vídeo de alguém interpretando algum poema para que os eles relembrem o que deve ser feito. Se julgar necessário, selecione algum poema que já tenha sido trabalhado em sala.
  • Peça para que, com base no roteiro elaborado, as duplas compartilhem com o restante da sala os poemas selecionados. Todos devem ler em voz alta o poema e explicar quais serão as estratégias utilizadas durante a declamação. Nesta etapa é importante que a construção da declamação seja colaborativa, ou seja, que a turma traga sugestões para a construção do trabalho de cada dupla. Se julgar necessário, forme pequenos grupos que trabalhem temáticas semelhantes e os incentive a elaborar uma apresentação que tenha elementos semelhantes, seja no modo de apresentar seja em relação a alguma estratégia escolhida. Se julgar necessário, deixe um tempo livre para que os alunos possam ensaiar uma primeira versão da apresentação. O objetivo desta atividade é que as duplas ensaiem as formas de declamar e estruturem as apresentações.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre as principais dificuldades encontradas ao longo da preparação da apresentação ou mesmo da escolha do poema. Uma sugestão, para uma próxima aula, é juntar as duplas de acordo com as dificuldades e as facilidades encontradas por cada uma, em pequenos grupos de trabalho, para que uma possa auxiliar a outra.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Um computador por dupla.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em transpor para a oralidade a interpretação dos poemas.

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006 (Coleção Princípios).

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em:
6 nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o título da aula. Se necessário, relembre, brevemente, as estratégias de declamação mais importantes, por exemplo:
  • Como é a postura que se deve assumir?
  • Deve haver alguma movimentação corporal?
  • Como é a entonação da voz?
  • Como deve ser considerado o ritmo do texto?
  • Como deve ser a expressão corporal dos intérpretes ao declamar os poemas?
  • A expressão do intérprete está relacionada ao conteúdo do poema?
  • Quais sensações estes elementos podem provocar no espectador/ouvinte?
  • Estas questões foram trabalhadas na décima aula desta sequência de atividades, portanto, caso você, professor, não a tenha realizado, é importante que, antes de ministrar esta 11ª aula, os alunos tenham conhecimento dos pontos trabalhados acima, reconhecendo a importância de compreender o conteúdo textual do poema para declamá-lo. Além disso, é importante que os alunos tenham consciência de que o conteúdo do poema interfere no modo como ele será declamado, ou seja, a depender do conteúdo, a interpretação do texto será mais branda ou mais intensa; contará com movimentações corporais ou não. É importante que os alunos percebam que os poemas que tratam de sentimentos e sensações humanas, por exemplo, são interpretados de forma mais branda, com ritmo pausado, com pouca movimentação corporal e expressões suaves, criando uma atmosfera contemplativa, o que reforça o conteúdo dos textos. Em contrapartida, os textos de cunho social são expostos de forma mais forte e marcada em relação à entonação da voz e em relação aos gestos, ao ritmo (mais acelerado) e à postura corporal de cada intérprete, passando uma sensação de força e empoderamento, reforçando, assim, o conteúdo do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Leve os alunos à sala de informática ou disponibilize, na própria sala de aula, ao menos um computador por dupla. Caso não seja fácil o acesso aos computadores, leve os alunos à biblioteca ou peça para eles que tragam livros de poesia de casa ou mesmo um único poema já selecionado. Se julgar necessário, leve livros de casa e compartilhe com os alunos em sala ou solicite que façam a pesquisa como tarefa e tragam alguns poemas para esta aula.
  • Explique que eles deverão pesquisar um poema para declamar ao restante da sala. Cada dupla deverá escolher um poema, dependendo do número de alunos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Com o poema selecionado, apresente o passo a passo a ser seguido. Peça que os alunos respondam as perguntas apresentadas no slide. Peça que registrem as respostas para organizar uma espécie de roteiro, pois é importante que tenham consciência deste processo para que possam avançar nas próximas etapas com maior segurança. Você pode sugerir um autor específico que já tenha sido trabalhado em aula ou deixar a escolha livre. É importante que, neste momento, os alunos sintam-se livres e motivados a criar diferentes estratégias para a apresentação, por exemplo, incluir instrumentos musicais, encenar algum trecho do poema, ou mesmo elaborar um cenário específico para a apresentação. Se julgar necessário, mostre o vídeo de alguém interpretando algum poema para que os eles relembrem o que deve ser feito. Se julgar necessário, selecione algum poema que já tenha sido trabalhado em sala.
  • Peça para que, com base no roteiro elaborado, as duplas compartilhem com o restante da sala os poemas selecionados. Todos devem ler em voz alta o poema e explicar quais serão as estratégias utilizadas durante a declamação. Nesta etapa é importante que a construção da declamação seja colaborativa, ou seja, que a turma traga sugestões para a construção do trabalho de cada dupla. Se julgar necessário, forme pequenos grupos que trabalhem temáticas semelhantes e os incentive a elaborar uma apresentação que tenha elementos semelhantes, seja no modo de apresentar seja em relação a alguma estratégia escolhida. Se julgar necessário, deixe um tempo livre para que os alunos possam ensaiar uma primeira versão da apresentação. O objetivo desta atividade é que as duplas ensaiem as formas de declamar e estruturem as apresentações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre as principais dificuldades encontradas ao longo da preparação da apresentação ou mesmo da escolha do poema. Uma sugestão, para uma próxima aula, é juntar as duplas de acordo com as dificuldades e as facilidades encontradas por cada uma, em pequenos grupos de trabalho, para que uma possa auxiliar a outra.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano