14988
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Apresentação de um telejornal esportivo escolar no formato audiovisual.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Apresentação de um telejornal esportivo escolar no formato audiovisual.

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Sala bem iluminada e com boa acústica para gravação do telejornal; mesa para ser utilizada como bancada; duas cadeiras para os apresentadores; papel madeira com as notícias que serão lidas, já devidamente escritas e revisadas; telefones celulares para a gravação do telejornal (câmeras); roupas mais formais para os apresentadores.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Informações complementares sobre os gêneros orais: Assim como nas situações de produção dos textos escritos, nas quais os autores planejam e planificam o que vão escrever, nas situações formais de comunicação oral é necessário organizar a fala visando sua finalidade e o público a quem se destina. Ao preparar uma exposição sobre notícias de esportes, os alunos devem considerar os seguintes pontos: o público ouvinte, a finalidade, o contexto e a forma de apresentação.

Dificuldades antecipadas: O nervosismo e a insegurança poderão atrapalhar a boa desenvoltura dos estudantes, os quais precisarão da segurança do professor para ajudá-los e orientá-los; poderão ter dificuldades com a variedade linguística empregada; o respeito aos turnos de fala, no revezamento das informações apresentadas.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Links:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o tema da aula;
  • Apresente o tema de maneira bastante empolgada;

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Introduza a aula retomando os aspectos característicos de uma notícia de esporte.
  • Fale sobre as exposições orais organizadas.
  • Faça um momento de retomada para facilitar a avaliação com base na rubrica, previamente preparada com ao alunos, a qual será realizada no fechamento da aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Diga que todos os envolvidos na apresentação devem se organizar e se preparar para o momento da apresentação.
  • Indague sobre todos os equipamentos e recursos que serão utilizados.
  • Com tudo organizado, solicite que deem início à apresentação do noticioso esportivo.
  • Enquanto acontece a apresentação do telejornal, observe atentamente a adequação das notícias, a forma, o estilo, a clareza na apresentação; a variedade linguística empregada.
  • Observe também (discretamente) os aspectos relacionados à fala dos apresentadores: a modulação da voz, entonação, ritmo, altura e intensidade.
  • Também devem ser valorizados os aspectos cinésicos: postura corporal, gestualidade, expressão facial, contato com a plateia (olhar).
  • Concluída a apresentação do telejornal, solicite que os estudantes retornem à sala e às suas respectivas equipes.
  • Reconheça a importância da participação interessada e agradeça a todos os estudantes pela apresentação do telejornal.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Oportunize que os estudantes contem o que acharam da experiência.
  • Crie espaço para a escuta ativa e interessada das contribuições dos estudantes.

3. Solicite que os estudantes avaliem os trabalhos, apresentando suas opiniões, utilizando para tanto o modelo de avaliação com base na rubrica, escrito anteriormente por eles e constante no material complementar.

4. Entregue cópia do instrumental de avaliação às equipes.

5. Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Material complementar:

Clique aqui para acessar uma sugestão de rubrica de avaliação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Sala bem iluminada e com boa acústica para gravação do telejornal; mesa para ser utilizada como bancada; duas cadeiras para os apresentadores; papel madeira com as notícias que serão lidas, já devidamente escritas e revisadas; telefones celulares para a gravação do telejornal (câmeras); roupas mais formais para os apresentadores.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Informações complementares sobre os gêneros orais: Assim como nas situações de produção dos textos escritos, nas quais os autores planejam e planificam o que vão escrever, nas situações formais de comunicação oral é necessário organizar a fala visando sua finalidade e o público a quem se destina. Ao preparar uma exposição sobre notícias de esportes, os alunos devem considerar os seguintes pontos: o público ouvinte, a finalidade, o contexto e a forma de apresentação.

Dificuldades antecipadas: O nervosismo e a insegurança poderão atrapalhar a boa desenvoltura dos estudantes, os quais precisarão da segurança do professor para ajudá-los e orientá-los; poderão ter dificuldades com a variedade linguística empregada; o respeito aos turnos de fala, no revezamento das informações apresentadas.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Links:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o tema da aula;
  • Apresente o tema de maneira bastante empolgada;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Introduza a aula retomando os aspectos característicos de uma notícia de esporte.
  • Fale sobre as exposições orais organizadas.
  • Faça um momento de retomada para facilitar a avaliação com base na rubrica, previamente preparada com ao alunos, a qual será realizada no fechamento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Diga que todos os envolvidos na apresentação devem se organizar e se preparar para o momento da apresentação.
  • Indague sobre todos os equipamentos e recursos que serão utilizados.
  • Com tudo organizado, solicite que deem início à apresentação do noticioso esportivo.
  • Enquanto acontece a apresentação do telejornal, observe atentamente a adequação das notícias, a forma, o estilo, a clareza na apresentação; a variedade linguística empregada.
  • Observe também (discretamente) os aspectos relacionados à fala dos apresentadores: a modulação da voz, entonação, ritmo, altura e intensidade.
  • Também devem ser valorizados os aspectos cinésicos: postura corporal, gestualidade, expressão facial, contato com a plateia (olhar).
  • Concluída a apresentação do telejornal, solicite que os estudantes retornem à sala e às suas respectivas equipes.
  • Reconheça a importância da participação interessada e agradeça a todos os estudantes pela apresentação do telejornal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Oportunize que os estudantes contem o que acharam da experiência.
  • Crie espaço para a escuta ativa e interessada das contribuições dos estudantes.

3. Solicite que os estudantes avaliem os trabalhos, apresentando suas opiniões, utilizando para tanto o modelo de avaliação com base na rubrica, escrito anteriormente por eles e constante no material complementar.

4. Entregue cópia do instrumental de avaliação às equipes.

5. Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Material complementar:

Clique aqui para acessar uma sugestão de rubrica de avaliação.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano