Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade e o objetivo deste plano é apresentar características do Teatro de improviso e principalmente da Commedia dell'arte (tipo de teatro popular da Renascença), focando aspectos temáticos, composicionais e estilísticos necessários para a realização de uma cena de improviso.
Materiais necessários: Projetor e computador, com áudio, para exibição dos vídeos.
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas).
O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto com o lírico e com o épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem pensar que, pelo fato de tratar-se de Teatro de improviso, não haja regras, tudo seja desorganizado e não seja possível encontrar sentido; por isso, é necessário desmistificar esta ideia e fazê-los perceber a necessidade de dar coerência à fala espontânea e à improvisação teatral.
Referências sobre o assunto:
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.
RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em:
TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: <www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61>. Acesso em: 3 nov. 2018.
www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/ Acesso em 1º/1/2018.
www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/ Acesso em 1º/1/2018.
https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/ Acesso em 1º/1/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explicar aos alunos que nesta aula eles irão conhecer as características do Teatro de improviso, isto é, de apresentações teatrais que têm como característica a improvisação.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula perguntando se algum aluno conhece ou já ouviu falar sobre o Teatro de improviso: como é, suas características, se há diferença para o teatro convencional.
- Explique que eles irão assistir a um vídeo que exemplifica o Teatro de improviso. É possível que os alunos conheçam do que se trata, pois o grupo que aparece no vídeo é popular na internet.
- Peça que os alunos observem com atenção como a cena é desenvolvida, qual é o cenário, como é a postura, entonação de voz, figurino dos atores, para que depois haja uma discussão acerca do vídeo.
- Acesse o link para o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mANhu-vpGhI
- O vídeo dura cerca de 5 minutos. Após assisti-lo, encaminhe as discussões, conforme o próximo slide.
Introdução
Orientações:
- Faça as perguntas do slide para os alunos a fim de que respondam oralmente.
- É importante que os alunos percebam que, apesar de ser um Teatro de improviso, há regras para seu desenvolvimento. No caso do vídeo, há a necessidade de incluir as frases sugeridas pelo público na atuação dos atores, de forma que estas frases tivessem sentido na cena construída (era necessário dar coerência para a frase, inseri-la no contexto). Sem regras, o jogo cênico não aconteceria de forma coerente. Além disso, neste exemplo apresentado, os atores não têm uma caracterização específica (estão com roupas comuns) e o que fará a caracterização do personagens que eles incorporam é sua atuação, utilizando-se de gestos, tom de voz, postura e movimentação no palco. Verifique se os alunos compreenderam a cena e o jogo, se eles perceberam que os atores foram bem-sucedidos no “jogo” proposto.
- Por fim, anuncie que eles irão agora conhecer outra modalidade de Teatro de improviso, com características que se assemelham e se diferenciam do vídeo que viram: trata-se da Commedia dell'arte.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar em Commedia dell'arte. Para que você saiba, professor(a): os teatros de improviso não se prendem a um texto para ser dramatizado, mas se organizam por meio de regras, nas quais os atores devem elaborar, de forma espontânea, a sua atuação. Contemporaneamente, o Teatro de improviso conta com adeptos, como o grupo Os Barbichas (visto na seção de introdução), que realiza suas apresentações teatrais baseado em jogos de improviso, com regras predefinidas. É importante salientar que, apesar da improvisação, os jogos acontecem dentro de regras pré-estipuladas, isto é, os atores devem seguir uma espécie de “roteiro” para a encenação. Um possível antepassado desta forma de teatro é a Commedia dell'arte, teatro popular da Renascença, em que atores desenvolviam a cena baseados em um “canovaccio”, isto é, uma espécie de caderno que continha os elementos básicos da peça: os personagens, suas características, a trama (sem detalhes), a descrição das situações e das ações das personagens. Com base no canovaccio, os atores improvisavam as falas dentro do roteiro estipulado.
- Apresente o vídeo explicativo, que está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iLyRmVUy1co . O vídeo tem duração de cerca de 4 minutos.
- Reforce com o alunos algumas informações do vídeo, por meio de perguntas que devem ser respondidas oralmente, por exemplo: Como era a improvisação dos atores na Commedia dell'arte? Havia regras? (Eles tinham liberdade para improvisar as falas, mas dentro de um roteiro preestabelecido, isto é, havia “regras” para a encenação.); Onde ocorriam as encenações? (Geralmente as companhias se apresentavam em praças e eram itinerantes.); Quais os principais temas? (ciúme, adultério, velhice e amor); Além do improviso, quais as outras características da Commedia dell'arte? (Uso de acrobacias, mímica, ações cômicas já combinadas e máscaras que identificavam os personagens.); Quais eram os personagens? Eles tinham alguma caracterização? (retome brevemente os que são citados no vídeo: os criados, como o Arlequim, palhaço acrobata e esperto; a Colombina, criada educada e refinada; Briguella, o criado trapaceiro e egoísta, o causador de intrigas; Pierrot, o palhaço triste apaixonado por Colombina, e o Scaramuccia, contador de mentiras e covarde. Há ainda os velhos, representados principalmente por Pantalone, velho rico e avarento, e Doutor, geralmente um médico ou advogado intelectual e avarento. Por fim, os enamorados, jovens e apaixonados perdidamente um pelo outro, eram os únicos que não usavam máscaras e a innamorata geralmente se chamava Isabella. Reforce esta divisão das personagens em classes sociais.)
- Informe aos alunos que eles verão outro vídeo, com uma encenação da Commedia dell'arte.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o vídeo aos alunos, que se encontra disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IhxJQ9G6CkA.
- Por tratar-se de uma peça completa, deve ser apresentado apenas um trecho - de 3:17 a 9:13, aproximadamente - , a fim de que os alunos percebam as caracterizações dos personagens, identifiquem-nos, observem a entonação de voz, o estilo caricato de cada personagem.
- Por tratar-se de uma peça atual, no estilo da Commedia dell'arte, percebe-se que os atores têm o texto decorado, pois não há hesitações típicas da improvisação; neste caso, são as características das personagens e de seus figurinos que são priorizadas. Informe isso aos alunos, caso eles não percebam.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Discuta com os alunos as semelhanças e as diferenças entre a Commedia dell'arte e o Teatro de improviso auxiliando-os a realizar os registros no caderno. Você poderá anotar no quadro as observações, construindo com eles um breve quadro comparativo.
- É importante que eles percebam que em ambas há improvisação, porém este improviso é regulado por regras de jogo (no Teatro de improviso) e pelo canovaccio/roteiro da Commedia dell'arte.
- No caso do Teatro de improviso, há uma espontaneidade maior- visto que só há regulação quanto ao “jogo”- enquanto a Commedia dell'arte traz personagens fixos, caricatos, que, em geral, seguem o mesmo “destino”.
- A Commedia dell'arte exige um figurino que por si só caracteriza o personagem, definindo sua classe social; já o teatro de improviso não conta com figurino, mas com a criatividade do ator em compor a cena por meio de sua entonação de voz, gestual, postura de palco.
- É importante destacar a necessidade de haver coerência no processo de improvisação, pois, caso contrário, deixa-se de contar uma história, comprometendo a apresentação.
- Como sugestão de continuidade do trabalho, para ser desenvolvido em outro momento, solicite uma pesquisa de aprofundamento sobre a Commedia dell'arte a fim de que os alunos conheçam mais informações sobre este tipo de teatro. Para você professor, há sugestão de materiais sobre o assunto disponíveis no slide 1, em referências sobre o assunto.