Atividade para impressão - Tabela / critérios de avaliação/ performance
Plano de Aula
Plano de aula: Representação oral e recursos expressivos nos Contos Populares
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Caixa de som e microfones (se possível), papel pardo e tinta (criação de cenários), papel, caneta, lápis e borracha.
Obs.: Aguarde os alunos com as classes organizadas em quintetos e com os números de chamada de cada aluno afixado à classe. Quando eles chegarem em aula, deverão sentar-se conforme sua numeração. Desta forma você propicia que os grupos sejam mesclados, diferentes das formações cotidianas, escolhidas somente por afinidade. Caso considere conveniente, misture alunos com bastante habilidade oral a outros mais inibidos ou com dificuldades, para que os primeiros possam ajudá-los. Além de desfazer alguns grupinhos “de sempre”, desta forma os alunos terão mais tempo para o desenvolvimento da atividade, ao encontrar as classes já organizadas.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em expressar-se em público e/ou utilizar-se de recursos expressivos, tanto orais, quanto gestuais, por falta de hábito ou timidez.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. C. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
TORRES, S. M.; TETTAMANZY, A.L.L. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Sessão aberta PPG-LET-UFRGS – 2008. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos que sentem em quintetos, pois trabalharão juntos a performance de um conto popular no desenvolvimento da aula. Você pode sugerir que escolham seus grupos ou pode, também, deixar os quintetos previamente organizado com os nomes de cada aluno, à sua escolha, para que não sentem sempre os mesmos alunos juntos, assim privando-se de interagir com os demais colegas.
- Avise aos alunos que a aula será destinada à contação de histórias. Relembre-os de que os contos populares são um gênero essencialmente oral e que sua importância se dá por retratar diversas culturas do país. Para que isso seja possível, faz-se necessário, além da oralidade, a gestualidade, entonações propícias a cada situação, cadência.
- Apresente o slide aos alunos e provoque-os: “Vamos contar histórias?”
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
- Apresente, aos alunos, uma tabela com estratégias de contação de histórias, para que possam utilizá-la como base para sua performance, no desenvolvimento da aula. Seria interessante, em uma aula anterior a esta, criar junto aos alunos esta tabela, a partir de sugestões da contadora de histórias Sandra Guzmán, em um vídeo que está disponível nos materiais complementares. É importante que os alunos sejam protagonistas na formulação da tabela, apropriando-se assim das características orais do gênero Conto Popular.
- Peça que retirem, de um envelope, um conto popular para leitura compartilhada entre o grupo (serão entregues quatro contos diferentes). Os contos sugeridos para esta aula são: “O jabuti e a onça”; “A raposa e a galinha presunçosa”; “Por que o avestruz choca os ovos”; “Contos de adivinhação”. Os contos estão disponíveis nos materiais complementares.
- Junto do conto, dentro do envelope, também haverá uma cópia da tabela analisada no início da aula.
Materiais complementares:
Para acessar ao vídeo base para a criação da tabela com estratégias de contação de histórias, clique no link abaixo:
Dica de como contar histórias - Qual a diferença entre ler e contar histórias? 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_cZ2xNePam0&t=16s>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Para acessar a tabela criada, com estratégias de contação de histórias, clique aqui
Para acessar os contos populares sugeridos para este momento, clique no links abaixo:
O jabuti e a onça. Disponível em: <http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p25-jabuti.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.
A raposa e a galinha presunçosa. Disponível em: <http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p22-rapgal.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Contos de Adivinhação. Disponível em: <http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p60-adivin.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações:
- Proponha a contação do conto recebido com o auxílio de recursos visuais previamente organizados por você. (Procure levar para a aula alguns elementos que possam representar os personagens ou cenário dos contos a serem trabalhados. Ex: imagens de jabuti, onça, uma tiara com orelhas de onça ou até mesmo uma onça de pelúcia; ovos de verdade ou de brinquedo; dois potes, um escrito vinagre e outro vinho etc.).
- Entregue aos grupos, também, um papel pardo e tintas coloridas, caso eles queiram criar algum cenário extra para sua representação. Combine 15 minutos para a organização da contação da história.
- Passe entre os grupos, auxiliando-os a montar sua performance de acordo com os critérios avaliativos presentes na tabela recebida.
- Combine com os grupos que estimulem a plateia a participar, que façam questionamentos ao público, os insiram na história, para que suas performances sejam mais dinâmicas, estimulem a interação público x contadores e ativem o campo de visão dos primeiros. Ao mesmo tempo, explique que, quando estiverem “agindo” como plateia, deverão participar ativamente se assim os contadores proporcionarem. Instigue-os a manter postura atenta, a embarcar nas sugestões de interação e a aplaudir ao final de cada performance, já que todos têm o mesmo objetivo, que é apresentar de modo satisfatório suas histórias a seus interlocutores.
- Proponha a socialização de suas performances.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Finalize a aula propondo que cada grupo escolha outro grupo para avaliar as apresentações, a partir da tabela de estratégias de contação de histórias. Cada grupo avaliará apenas uma apresentação. Este tipo de avaliação é denominado por Antunes (2006), como “Avaliação Horizontal” (veja informações sobre este tipo de avaliação nos materiais complementares).
- Após as avaliações, recolha as tabelas e faça uma tabulação em casa. Quais os resultados? Quais características foram tidas pelos pares como: regular, bom ou ótimo? Em outra aula, leve a tabulação para que possam discutir a respeito e repensar estratégias de melhoria, se necessário.
Materiais complementares:
Para que você possa explicar melhor aos alunos as diferenças entre “leitura de histórias” e “contação de histórias”, foi disponibilizado, logo abaixo, um link:
Dica de como contar histórias - Qual a diferença entre ler e contar histórias? 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_cZ2xNePam0&t=16s>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Para refletir sobre a contação de histórias no mundo todo e sua utilidade, assista ao vídeo referenciado logo abaixo:
A importância das histórias ancestrais no mundo atua - Gislayne Matos. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ifwSKn6mK1o>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Para acessar mais dicas de contação de histórias, clique no link abaixo:
LEVY, Carol. Como usar o corpo/ Dicas para contar histórias para crianças. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Eo6TG78MjEc>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Para conhecer algumas habilidades necessárias à contação de histórias, clique no link abaixo:
BASSO, Ana Flávia. Quais habilidades são importantes para contar histórias?. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0WIcWY_17Ag. Acesso em: 03 nov. 2018.
Para saber um pouco mais sobre Avaliação Horizontal, o link abaixo fornece uma resenha do livro de Irandé Antunes “Avaliação da produção textual no ensino médio”:
Avaliação da produção textual: muito além do certo e errado. Poltrona literária (blog). 2011. Disponível em: <https://poltronaliteraria.wordpress.com/2011/06/06/avaliacao-da-producao-textual-muito-alem-do-certo-e-errado/>. Acesso em: 16 nov. 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste Plano, os alunos irão ensaiar, filmar e publicar a contação de um Conto Popular. Para tanto, o ideal é que já tenham planejado a contação em duplas. Este trabalho poderá contar com a ajuda das famílias dos alunos, em casa. Envie um áudio dizendo que devem ensaiar a contação até se sentirem prontos para gravar o vídeo. Para ajudá-los, peça que utilizem a Tabela de Estratégias de Contação de Histórias (disponível aqui) para verificar, durante os ensaios, se a contação que criaram segue todos os critérios. Oriente alunos e familiares que este momento é importante e a família deve apoiar os estudantes para que seja bem sucedido.
Combine um prazo para os ensaios e uma data de entrega da primeira versão do vídeo.
Desenvolvimento
Depois que todas as duplas tiverem ensaiado e gravado o vídeo da contação, peça (por áudio ou por escrito) que o compartilhem em um mural no Padlet ou via WhatsApp para que seja avaliado pelos outros colegas segundo a Tabela de Estratégias de Contação de Histórias. A Tabela deverá ser preenchida pelas demais duplas e compartilhada no Google Drive em pasta específica para esta atividade. Todos devem ver e avaliar todos os vídeos. Combine um prazo e auxilie-os sempre que possível. Depois que todos tiverem postado suas avaliações, verifique se será necessária a refilmagem de alguma das contações. Estabeleça um prazo para as refilmagens, se necessário.
Fechamento
Depois que todos tiverem postado seus vídeos de contação de Contos Populares, faça um fechamento desta aula por áudio ou vídeo, compilando as aprendizagens e parabenizando os alunos. Estimule-os a compartilhar os vídeos nas redes sociais. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano auxiliando nos ensaios, gravações e publicação na internet. Podem ajudar fazendo os cenários, figurinos, iluminação, sonorização, servindo de plateia, enfim, dar todo o apoio e a valorização necessários aos filhos neste momento difícil de isolamento social.