9993
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Nomeando os polígonos

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre comparar e nomear polígonos de acordo com seus lados, vértices e ângulos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcelo Aparecido Casadei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF06MA18) - Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.



Objetivos específicos

Comparar e nomear polígonos de acordo com seus lados, vértices e ângulos.

Conceito-chave

Nomeando polígonos.

Recursos necessários

  • Folha de cartolina;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tesouras;
  • colas.

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.

Aquecimento (slides 3, 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Inicie a aula questionando a classe a respeito de seus conhecimentos sobre os polígonos. Devem se lembrar pelo menos que todo polígono é uma figura plana fechada e formada exclusivamente por retas.

Discuta com a turma:

  • Lembramos as características que definem os polígonos?
  • Será que podemos usar essas características para algo mais?

Propósito: Resgatar o conhecimento sobre figuras planas para a introdução ao objetivo principal da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projetar as figuras e questionar os alunos sobre quais representam polígonos. Ou você pode distribuir folhas com as figuras impressas e pedir aos alunos que identifiquem pelos números as figuras planas que não são polígonos.

Aquecimento

Discuta com a turma:

  • Podemos usar características diferentes para identificar os polígonos?
  • A quantidade de lados de um polígono pode ser diferente da quantidade de vértices desse mesmo polígono?

Propósito: Resgatar o conhecimento sobre as características que definem quando uma figura plana é um polígono. Observar outras características que podem ser usadas para separar os polígonos em grupos de diferentes polígonos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Finalize com os questionamentos do slide.

Propósito: Fazer com que os alunos percebem que a quantidade de lados dos polígonos sempre será igual a quantidade de vértices ou ângulos internos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Forme grupos para a resolução da atividade.

  • Forneça para cada grupo pelo menos 2 tesouras para agilizar essa parte da atividade.
  • Distribua uma folha (para acessar a figura clique aqui. Temos duas opções: colorida e preto e branco) para cada aluno do grupo e peça para que recortem os polígonos. No caso do professor optar pela figura preto e branco, pedir para colorir.
  • Peça para separem as figuras de acordo com a quantidade de lados.

Atividade Principal 1Atividade Principal 1

Converse com os grupos:

  • Como é melhor: separar os polígonos contando seus lados, vértices ou ângulos internos?

Propósito: Compreender quais características a serem levadas em consideração na comparação entre os polígonos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Distribua uma cartolina para cada grupo com a descrição dos polígonos já coladas;

  • Agora peça para cada grupo colar os polígonos recortados (folha distribuída no início da atividade) abaixo da descrição do polígono.
  • Oriente os alunos que: “Se dentre os polígonos recortados ficar faltando algum, pode-se desenhar o polígono de acordo com sua descrição.”

Converse com os grupos:

  • Os polígonos recortados tem os lados com o mesmo comprimento?
  • Conseguiram completar toda a cartolina?

Propósito: Comparar os polígonos de acordo com sua descrição e completar desenhando o mesmo quando necessário.

Atividade Principal

Guia de intervenção

Analisando as soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Os alunos poderão expor as cartolinas e contar como decidiram separar os polígonos. Distribua para cada grupo uma folha com a nomenclatura dos polígonos da atividade e peça para recortarem. Converse com os alunos sobre os nomes apresentados, veja se conseguem relacionar o nome correto do polígono com o mesmo. Por exemplo:

  • Como se chama o polígono com três lados? Esse provavelmente todos saberão que se trata do triângulo.
  • Por que triângulo?
  • E o polígono com quatro lados como se chama? Quadrilátero combina com quatro lados, pois que, “quadri” significa quatro e “látero” significa lado.

Sobre os outros termos pode auxiliar assim: “penta” quer dizer cinco e “gono” significa ângulo, ou seja, cinco ângulos (que também têm cinco lados). Procure fazer com que as respostas partam dos alunos ao contrário de somente fornecê-las prontas.

No caso dos polígonos desenhados (eneágono e undecágono), pergunte a cada grupo por que os desenharam de tal maneira e não de outra. Neste momento, durante os questionamentos use a nomenclatura feita na atividade e peça para os alunos fazerem o mesmo.

Durante este momento você pode pedir a alguns alunos que desenhem alguns polígonos na lousa. Exemplo: desenhe um pentágono, desenho um heptágono etc.

Resolução da Atividade Principal

Discuta com a turma:

  • De onde vem os nomes dos polígonos?
  • No passado, em que país viviam os estudiosos da geometria?

Propósito: Compreender as relações da nomenclatura dos polígonos com a característica de cada um.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Converse com os alunos para confirmar que compreenderam que a nomenclatura dos polígonos relaciona-se com seu número de lados, vértices ou ângulos e não com o tamanho dessas características. Exemplifique, por exemplo: qualquer polígono com cinco lados será denominado de pentágono, qualquer polígono de seis lados será denominado hexágono e assim sucessivamente.

Propósito: Depois que os alunos entenderem, a memorização irá ocorrer naturalmente.Compreender facilita memorizar.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Distribuir a tabela com os nomes dos polígonos. Peça para alguns alunos desenharem polígonos nomeados pelo professor. Concluindo assim que entenderam o que foi proposto para a aula.

Converse com os alunos:

  • Consigo diferenciar os polígonos e nomeá-los?

Propósito: Confirmar através do diálogo com a classe que realmente conseguem realizar o que se pretendeu no objetivo da aula.

Atividade de Raio X. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos

Orientação: O exercício deverá ser feito individualmente para verificarmos se os alunos assimilaram o conteúdo. Diga que devem fazer um desenho para cada item.

Propósito: Comprovar o entendimento do tema através da análise da resolução individual do Raio X.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF06MA18) - Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.



Objetivos específicos

Comparar e nomear polígonos de acordo com seus lados, vértices e ângulos.

Conceito-chave

Nomeando polígonos.

Recursos necessários

  • Folha de cartolina;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tesouras;
  • colas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Inicie a aula questionando a classe a respeito de seus conhecimentos sobre os polígonos. Devem se lembrar pelo menos que todo polígono é uma figura plana fechada e formada exclusivamente por retas.

Discuta com a turma:

  • Lembramos as características que definem os polígonos?
  • Será que podemos usar essas características para algo mais?

Propósito: Resgatar o conhecimento sobre figuras planas para a introdução ao objetivo principal da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projetar as figuras e questionar os alunos sobre quais representam polígonos. Ou você pode distribuir folhas com as figuras impressas e pedir aos alunos que identifiquem pelos números as figuras planas que não são polígonos.

Aquecimento

Discuta com a turma:

  • Podemos usar características diferentes para identificar os polígonos?
  • A quantidade de lados de um polígono pode ser diferente da quantidade de vértices desse mesmo polígono?

Propósito: Resgatar o conhecimento sobre as características que definem quando uma figura plana é um polígono. Observar outras características que podem ser usadas para separar os polígonos em grupos de diferentes polígonos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Finalize com os questionamentos do slide.

Propósito: Fazer com que os alunos percebem que a quantidade de lados dos polígonos sempre será igual a quantidade de vértices ou ângulos internos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Forme grupos para a resolução da atividade.

  • Forneça para cada grupo pelo menos 2 tesouras para agilizar essa parte da atividade.
  • Distribua uma folha (para acessar a figura clique aqui. Temos duas opções: colorida e preto e branco) para cada aluno do grupo e peça para que recortem os polígonos. No caso do professor optar pela figura preto e branco, pedir para colorir.
  • Peça para separem as figuras de acordo com a quantidade de lados.

Atividade Principal 1Atividade Principal 1

Converse com os grupos:

  • Como é melhor: separar os polígonos contando seus lados, vértices ou ângulos internos?

Propósito: Compreender quais características a serem levadas em consideração na comparação entre os polígonos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Distribua uma cartolina para cada grupo com a descrição dos polígonos já coladas;

  • Agora peça para cada grupo colar os polígonos recortados (folha distribuída no início da atividade) abaixo da descrição do polígono.
  • Oriente os alunos que: “Se dentre os polígonos recortados ficar faltando algum, pode-se desenhar o polígono de acordo com sua descrição.”

Converse com os grupos:

  • Os polígonos recortados tem os lados com o mesmo comprimento?
  • Conseguiram completar toda a cartolina?

Propósito: Comparar os polígonos de acordo com sua descrição e completar desenhando o mesmo quando necessário.

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Os alunos poderão expor as cartolinas e contar como decidiram separar os polígonos. Distribua para cada grupo uma folha com a nomenclatura dos polígonos da atividade e peça para recortarem. Converse com os alunos sobre os nomes apresentados, veja se conseguem relacionar o nome correto do polígono com o mesmo. Por exemplo:

  • Como se chama o polígono com três lados? Esse provavelmente todos saberão que se trata do triângulo.
  • Por que triângulo?
  • E o polígono com quatro lados como se chama? Quadrilátero combina com quatro lados, pois que, “quadri” significa quatro e “látero” significa lado.

Sobre os outros termos pode auxiliar assim: “penta” quer dizer cinco e “gono” significa ângulo, ou seja, cinco ângulos (que também têm cinco lados). Procure fazer com que as respostas partam dos alunos ao contrário de somente fornecê-las prontas.

No caso dos polígonos desenhados (eneágono e undecágono), pergunte a cada grupo por que os desenharam de tal maneira e não de outra. Neste momento, durante os questionamentos use a nomenclatura feita na atividade e peça para os alunos fazerem o mesmo.

Durante este momento você pode pedir a alguns alunos que desenhem alguns polígonos na lousa. Exemplo: desenhe um pentágono, desenho um heptágono etc.

Resolução da Atividade Principal

Discuta com a turma:

  • De onde vem os nomes dos polígonos?
  • No passado, em que país viviam os estudiosos da geometria?

Propósito: Compreender as relações da nomenclatura dos polígonos com a característica de cada um.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Converse com os alunos para confirmar que compreenderam que a nomenclatura dos polígonos relaciona-se com seu número de lados, vértices ou ângulos e não com o tamanho dessas características. Exemplifique, por exemplo: qualquer polígono com cinco lados será denominado de pentágono, qualquer polígono de seis lados será denominado hexágono e assim sucessivamente.

Propósito: Depois que os alunos entenderem, a memorização irá ocorrer naturalmente.Compreender facilita memorizar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Distribuir a tabela com os nomes dos polígonos. Peça para alguns alunos desenharem polígonos nomeados pelo professor. Concluindo assim que entenderam o que foi proposto para a aula.

Converse com os alunos:

  • Consigo diferenciar os polígonos e nomeá-los?

Propósito: Confirmar através do diálogo com a classe que realmente conseguem realizar o que se pretendeu no objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos

Orientação: O exercício deverá ser feito individualmente para verificarmos se os alunos assimilaram o conteúdo. Diga que devem fazer um desenho para cada item.

Propósito: Comprovar o entendimento do tema através da análise da resolução individual do Raio X.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano