14979
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Realização e avaliação da exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Realização e avaliação da exposição oral

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Computador, projetor de slides, material de apoio para exposição oral (roteiro e slides ou cartazes) produzido previamente pelos alunos e material para anotação (caderno, lápis, caneta).

Para esta aula, sugerimos que os alunos façam exposições orais de temas que tenham sido pesquisados pela turma. Portanto, antes desta aula, será necessário que os alunos façam o planejamento de uma exposição oral com slides ou cartazes para o público. Para fazer esse planejamento, você poderá trabalhar com os alunos os planos 10 e 11 desta sequência. Para produzir material de apoio ao orador (roteiro da exposição oral), você poderá trabalhar com os alunos os planos de aula 4, 5 e 6, desta sequência. Para produzir material de apoio ao público (slides ou cartazes), trabalhe com os alunos os planos 7, 8 e 9 desta sequência.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes poderão apresentar dificuldades em fazer uma exposição oral com tempo determinado para o público sobre uma pesquisa científica, coordenando a os aspectos paralinguísticos e cinésicos (ritmo da fala, pausas, gestos, olhares) com a apresentação de slides ou cartazes.

Referências sobre o assunto:

Linguagens e códigos: práticas e gêneros orais na escola. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em: 29 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MELO, C. V. M.; CAVALCANTE, M. C. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCURSCHI, B.; SUASSUNA L. (orgs). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos a finalidade da aula. Explique aos alunos que o substantivo “falante” significa aquele que fala. Em uma exposição oral, podemos chamar o falante de orador ou expositor.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma nos grupos de pesquisa que foram estabelecidos para pesquisa e exposição oral.
  • Leia o slide de introdução para retomar com os alunos os aspectos que foram planejados previamente para a elaboração da exposição oral e que serão avaliados durante a exposição.
  • Explique aos alunos quanto tempo cada grupo terá para fazer a exposição oral. A delimitação do tempo ajuda os alunos a organizar melhor a fala. Toda exposição de trabalho científico faz uma delimitação do tempo de fala dos expositores, para garantir que todos possam apresentar sua pesquisa de forma bem organizada e sintética. Sugerimos de 4 a 6 minutos para cada exposição. Esse tempo deverá ser cronometrado pelo professor.
  • Caso não seja possível que todos os grupos façam a apresentação oral na mesma aula, o professor poderá usar mais de uma aula para esta atividade. Nesse caso, selecione previamente as datas em que cada grupo fará a exposição.
  • Explique aos alunos que, para fazer a exposição oral, eles deverão seguir um roteiro de apresentação, incluindo abertura da exposição, desenvolvimento dos tópicos e encerramento; apresentar material de apoio ao público organizado em tópicos; e falar de forma clara, mantendo contato visual com o público e direcionando a atenção dos ouvintes ao material de apoio durante a exposição.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Permita que os grupos façam as exposições orais no tempo determinado sem interrupção.
  • Oriente os alunos a avaliar as exposições dos colegas. Para isso, peça que o público faça anotações durante a exposição de cada grupo, avaliando a exposição, segundo critérios de avaliação previamente acordados entre a turma.

Material complementar

Acesse uma sugestão de Critérios de avaliação de uma exposição oral de pesquisa científica

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça uma avaliação coletiva das exposições orais. Peça aos alunos que comentem as exposições a que assistiram, levando em consideração as anotações realizadas durante as exposições. Observe que o objetivo de fazer com que os alunos avaliem a apresentação dos colegas é aprender mais sobre como fazer uma exposição oral.
  • Incentive os alunos a comentarem as exposições, perguntando a eles:
  • A abertura contém elementos essenciais para o contexto da exposição, tal como saudação do público, identificação do orador e do espaço de exposição, anúncio do tema?
  • O tema foi desenvolvido de forma satisfatória? As informações principais e secundárias foram apresentadas?
  • O encerramento contém uma síntese da apresentação, agradecimento e despedida?
  • Os alunos usaram slides para ajudar a compreensão do público, sintetizando as ideias principais em tópicos?
  • A quantidade de texto usado em cada slide/cartaz era compatível com o tempo necessário para a leitura?
  • O material apresentado em cada slide/cartaz correspondia ao que o orador estava dizendo no momento da apresentação do slide/cartaz?
  • A qualidade da voz do orador, o ritmo da fala e as pausas contribuíram para o entendimento do público?
  • O orador manteve contato visual com o público de forma a estabelecer comunicação e segurar a atenção do público?
  • Os movimentos corporais e os gestos com as mãos ajudaram a direcionar a atenção do público para os slides?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Computador, projetor de slides, material de apoio para exposição oral (roteiro e slides ou cartazes) produzido previamente pelos alunos e material para anotação (caderno, lápis, caneta).

Para esta aula, sugerimos que os alunos façam exposições orais de temas que tenham sido pesquisados pela turma. Portanto, antes desta aula, será necessário que os alunos façam o planejamento de uma exposição oral com slides ou cartazes para o público. Para fazer esse planejamento, você poderá trabalhar com os alunos os planos 10 e 11 desta sequência. Para produzir material de apoio ao orador (roteiro da exposição oral), você poderá trabalhar com os alunos os planos de aula 4, 5 e 6, desta sequência. Para produzir material de apoio ao público (slides ou cartazes), trabalhe com os alunos os planos 7, 8 e 9 desta sequência.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes poderão apresentar dificuldades em fazer uma exposição oral com tempo determinado para o público sobre uma pesquisa científica, coordenando a os aspectos paralinguísticos e cinésicos (ritmo da fala, pausas, gestos, olhares) com a apresentação de slides ou cartazes.

Referências sobre o assunto:

Linguagens e códigos: práticas e gêneros orais na escola. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em: 29 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MELO, C. V. M.; CAVALCANTE, M. C. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCURSCHI, B.; SUASSUNA L. (orgs). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos a finalidade da aula. Explique aos alunos que o substantivo “falante” significa aquele que fala. Em uma exposição oral, podemos chamar o falante de orador ou expositor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma nos grupos de pesquisa que foram estabelecidos para pesquisa e exposição oral.
  • Leia o slide de introdução para retomar com os alunos os aspectos que foram planejados previamente para a elaboração da exposição oral e que serão avaliados durante a exposição.
  • Explique aos alunos quanto tempo cada grupo terá para fazer a exposição oral. A delimitação do tempo ajuda os alunos a organizar melhor a fala. Toda exposição de trabalho científico faz uma delimitação do tempo de fala dos expositores, para garantir que todos possam apresentar sua pesquisa de forma bem organizada e sintética. Sugerimos de 4 a 6 minutos para cada exposição. Esse tempo deverá ser cronometrado pelo professor.
  • Caso não seja possível que todos os grupos façam a apresentação oral na mesma aula, o professor poderá usar mais de uma aula para esta atividade. Nesse caso, selecione previamente as datas em que cada grupo fará a exposição.
  • Explique aos alunos que, para fazer a exposição oral, eles deverão seguir um roteiro de apresentação, incluindo abertura da exposição, desenvolvimento dos tópicos e encerramento; apresentar material de apoio ao público organizado em tópicos; e falar de forma clara, mantendo contato visual com o público e direcionando a atenção dos ouvintes ao material de apoio durante a exposição.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Permita que os grupos façam as exposições orais no tempo determinado sem interrupção.
  • Oriente os alunos a avaliar as exposições dos colegas. Para isso, peça que o público faça anotações durante a exposição de cada grupo, avaliando a exposição, segundo critérios de avaliação previamente acordados entre a turma.

Material complementar

Acesse uma sugestão de Critérios de avaliação de uma exposição oral de pesquisa científica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça uma avaliação coletiva das exposições orais. Peça aos alunos que comentem as exposições a que assistiram, levando em consideração as anotações realizadas durante as exposições. Observe que o objetivo de fazer com que os alunos avaliem a apresentação dos colegas é aprender mais sobre como fazer uma exposição oral.
  • Incentive os alunos a comentarem as exposições, perguntando a eles:
  • A abertura contém elementos essenciais para o contexto da exposição, tal como saudação do público, identificação do orador e do espaço de exposição, anúncio do tema?
  • O tema foi desenvolvido de forma satisfatória? As informações principais e secundárias foram apresentadas?
  • O encerramento contém uma síntese da apresentação, agradecimento e despedida?
  • Os alunos usaram slides para ajudar a compreensão do público, sintetizando as ideias principais em tópicos?
  • A quantidade de texto usado em cada slide/cartaz era compatível com o tempo necessário para a leitura?
  • O material apresentado em cada slide/cartaz correspondia ao que o orador estava dizendo no momento da apresentação do slide/cartaz?
  • A qualidade da voz do orador, o ritmo da fala e as pausas contribuíram para o entendimento do público?
  • O orador manteve contato visual com o público de forma a estabelecer comunicação e segurar a atenção do público?
  • Os movimentos corporais e os gestos com as mãos ajudaram a direcionar a atenção do público para os slides?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano