14977
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - A exposição oral: descoberta de regularidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre A exposição oral: descoberta de regularidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos os dois vídeos disponíveis no Plano e diga, em áudio, que deverão prestar atenção nas diferenças entre uma Entrevista e uma Exposição Oral. Contextualize os vídeos dizendo que a Exposição Oral se trata de um concurso em que pesquisadores e pesquisadoras são desafiados a expor suas teses de doutorado em apenas três minutos. Já a Entrevista com o médico foi realizada no Canal Futura. Encerre seu áudio dizendo que é sobre as diferenças entre os dois formatos que deverão pensar, que a atividade será encaminhada por escrito e deverá ser respondida em duplas.

Desenvolvimento
Envie para as duplas orientações por escrito para que respondam:
     1. Aponte as diferenças entre a Entrevista e a Exposição Oral quanto a:
           a. Entonação, ritmo das palavras selecionadas;
           b. Gestualidade (isto é, a maneira como a pesquisadora e o médico se movimentam ou gesticulam);
           c. Materiais de apoio;
           d. Audiência;
           e. Falas: parecem espontâneas ou ensaiadas?
Os alunos devem escrever sobre esses aspectos a respeito de cada vídeo. Auxilie as duplas pelos canais combinados por vocês e utilize as Orientações do Plano como apoio para suas trocas com os alunos. Estabeleça um prazo para a entrega das respostas e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).

Fechamento
Depois de ler todas as respostas de seus alunos, envie, por escrito ou por áudio, uma compilação das aprendizagens e destaques que você achar necessários. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
As famílias podem ver os vídeos compartilhados neste Plano, sobre a humanização da relação entre médico e paciente, e conversar sobre essa questão, pois todos têm alguma experiência com isso. A conversa da família pode resultar em considerações e propostas sobre o tema, que podem ser compartilhadas no grupo de WhatsApp da turma ou na mesma pasta criada no Drive para este trabalho.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_04SQA10

(EF67LP23) Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas