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Plano de aula - Estudo do gênero oral “Apresentação de propostas orais”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Estudo do gênero oral “Apresentação de propostas orais”

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio a seus alunos orientando-os a assistir a um vídeo no YouTube sobre a criação do Dia Nacional do Nanismo. Explique o que é nanismo e diga, em linhas gerais, qual o contexto de produção do vídeo. Diga aos alunos que deverão assistir aos minutos de 0:04 a 5:28 do vídeo com um roteiro em mãos para poder realizar a atividade (envie o roteiro, disponível aqui). Encerre o áudio dizendo que as demais informações serão enviadas por escrito.

Desenvolvimento
Encaminhe, por escrito, uma mensagem dizendo que, após assistirem ao vídeo, devem organizar-se em duplas para preencher o quadro disponível aqui. Você encontra sugestões de respostas no Plano de Aula. Insira o prazo de entrega em suas orientações por escrito (sugestão de meio de entrega: compartilhamento de Google Docs em pasta específica no Google Drive). Acompanhe seus alunos pelos canais combinados por vocês, auxiliando cada dupla a afinar o olhar para a postura dos interlocutores.

Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas das duplas e faça os destaques e observações que achar necessários em um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Além disso, enfatize que, em situações como a do vídeo, é necessário um planejamento do que vai ser dito, bem como analisar o ambiente no qual será apresentada a proposta oral, o público e também a linguagem a ser utilizada para tanto. Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.

Convite às famílias
Sugira às famílias que conheçam um pouco mais sobre os direitos das pessoas com nanismo visitando a página do movimento Nanismo Brasil no Facebook, disponível aqui, que tem organizado diversas iniciativas. As famílias que toparem explorar a página e se aprofundar no assunto  tão importante para aprendermos a ter mais empatia e a conviver bem com a diversidade de corpos e formas de sentir/pensar  podem comentar o que descobriram e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03SQA10

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


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