Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio a seus alunos orientando-os a assistir a um vídeo no YouTube sobre a criação do Dia Nacional do Nanismo. Explique o que é nanismo e diga, em linhas gerais, qual o contexto de produção do vídeo. Diga aos alunos que deverão assistir aos minutos de 0:04 a 5:28 do vídeo com um roteiro em mãos para poder realizar a atividade (envie o roteiro, disponível aqui). Encerre o áudio dizendo que as demais informações serão enviadas por escrito.
Desenvolvimento
Encaminhe, por escrito, uma mensagem dizendo que, após assistirem ao vídeo, devem organizar-se em duplas para preencher o quadro disponível aqui. Você encontra sugestões de respostas no Plano de Aula. Insira o prazo de entrega em suas orientações por escrito (sugestão de meio de entrega: compartilhamento de Google Docs em pasta específica no Google Drive). Acompanhe seus alunos pelos canais combinados por vocês, auxiliando cada dupla a afinar o olhar para a postura dos interlocutores.
Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas das duplas e faça os destaques e observações que achar necessários em um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Além disso, enfatize que, em situações como a do vídeo, é necessário um planejamento do que vai ser dito, bem como analisar o ambiente no qual será apresentada a proposta oral, o público e também a linguagem a ser utilizada para tanto. Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
Sugira às famílias que conheçam um pouco mais sobre os direitos das pessoas com nanismo visitando a página do movimento Nanismo Brasil no Facebook, disponível aqui, que tem organizado diversas iniciativas. As famílias que toparem explorar a página e se aprofundar no assunto – tão importante para aprendermos a ter mais empatia e a conviver bem com a diversidade de corpos e formas de sentir/pensar – podem comentar o que descobriram e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.
Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares
Código: LPO6_03SQA10
(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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