14974
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Apreciação de uma entrevista em suporte audiovisual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Apreciação de uma entrevista em suporte audiovisual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que irão analisar uma entrevista falada com a dupla Palavra Cantada. Se necessário, fale um pouco sobre a dupla. Envie o link da entrevista e o diagrama (disponível no Plano) que deverão completar com base na visão do filme. Oriente-os a se organizar em duplas para completar o diagrama. Estabeleça um prazo e a forma de entrega dos trabalhos (sugestão: Google Drive) e encerre o áudio. Acompanhe seus alunos pelos canais combinados por vocês.

Desenvolvimento
Após verificar de que forma as duplas completaram os diagramas, faça um novo áudio comentando os trabalhos, destacando o que achar necessário. Então, diga que as duplas agora irão observar as expressões faciais e a postura dos entrevistados. Envie a eles o Roteiro de análise sonora e cinésica, disponível aqui, mas retire as respostas da coluna “Possível Análise”. Oriente os alunos, por escrito, a ver o vídeo da entrevista novamente, mas agora focando nos minutos indicados pelo Roteiro e buscando interpretar o que significam os gestos e sons indicados ali. Estabeleça um prazo para entrega e acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês.

Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e observações que achar necessários e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Aproveite as Orientações do Plano em seu áudio de feedback aos alunos. Além disso, enfatize que os aspectos levantados por eles sobre postura, gestual e seus significados deverão ser observados quando forem planejar uma entrevista. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma, verificando as aprendizagens e dificuldades.

Convite às famílias
Nada melhor para aperfeiçoar os sentidos e estar mais atentos à expressão corporal (própria e dos outros) do que um jogo de mímica. Sugira às famílias que brinquem desse jogo, orientando-os quanto às regras e às possibilidades. Uma sugestão bacana é disponibilizar às famílias uma lista de sentimentos (como a disponível aqui, por exemplo) para tematizar o jogo. As famílias que toparem jogar podem enviar fotos ou vídeo desse momento para o grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02SQA10

(EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

(EF67LP14) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas