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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Com ou sem H?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Com ou sem H?

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é memorizar a grafia do H inicial sem representação de fonema.

Materiais necessários: Dicionários, caderno de anotações, fichário coletivo.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento na escrita de palavras com H inicial sem valor sonoro.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação Básica, 2012.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4ª edição. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos qual letra na língua portuguesa podemos usar no início de palavras sem produzir som. Diga-lhes que podemos ver, mas não ouvir - promova uma espécie de charada, suscitando desafio. Resposta: Espera-se que respondam a letra H.
  • Peça que os alunos deem exemplos para comprovar o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Apresente as perguntas: Vamos organizar listas? e aproveitar para discutir o objetivo do gênero Lista e sua estrutura: título, palavras com características comuns (ou finalidade), disposição gráfica na vertical, abaixo do título; Para que servem as listas? (Espera-se que respondam que para organizar objetos ou ações.)
  • Prepare uma lista de 10-15 palavras com hipóteses incorretas de escrita quanto ao uso do H inicial. Sugestão: hostil, história, hábito, harmonia, herege, haver, hipótese, humilde, herói, hediondo, hesitação, homenagem, hóspede, higiene, herança.
  • Peça a cada aluno que divida uma folha de caderno em duas colunas, escreva em cada coluna: Com certeza/Com dúvida.
  • Diga-lhes que vai ditar algumas palavras e que eles devem escrever cada uma, separadamente, nas colunas, dependendo se têm certeza ou dúvida quanto à escrita.
  • Dite as palavras pronunciando-as com clareza. Para cada palavra, dê um número e oriente-os a escrever a palavra ao lado deste número. Assim fica mais fácil a identificação na hora da correção.

Materiais complementares: Caderno de anotações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Forme duplas e peça que os alunos comparem suas respostas. Se tiverem versões diferentes da mesma palavra na coluna Com dúvida, discutam e verifiquem, utilizando o dicionário para saber qual hipótese de escrita está adequada.
  • Verifique se os alunos sabem utilizar o dicionário e reforce: ordem alfabética, verbos no infinitivo, adjetivos no grau normal.
  • Após a busca da constatação da coluna Com dúvida, mobilize os alunos a buscar confirmação das palavras da coluna Com certeza.

Materiais complementares: Dicionários suficientes para as duplas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente o gabarito com a escrita correta das palavras.
  • Suscite questionamentos sobre a regularidade entre elas.
  • Que posição encontramos a letra H? (Espera-se que respondam que o H está em posição inicial.)
  • Quais letras encontramos após o H inicial? (Espera-se que respondam que as vogais estão sempre após do H.)
  • Qual som do H nestas palavras? (Espera-se que respondam que o H não tem som, não é pronunciado.)

3. Faça-os testar o som do H de acordo com a posição (inicial) pronunciando-as. Explique que, nesta posição, o H não possui valor sonoro, que a sua escrita é uma questão de origem da palavra (etimologia). Como por exemplo higiene, que vem do grego Hygéia, deusa grega da saúde. Dar outras justificativas de acordo com a origem das palavras da lista.

  • Diga aos alunos que, na maioria das vezes, desconhecemos a origem das palavras e, por este motivo, devemos sempre recorrer ao dicionário em caso de dúvida quanto ao uso ou não do H inicial.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o gabarito com a escrita correta das palavras.
  • Suscite questionamentos sobre a regularidade entre elas.
  • Que posição encontramos a letra H? (Espera-se que respondam que o H está em posição inicial.)
  • Quais letras encontramos após o H inicial? (Espera-se que respondam que as vogais estão sempre após o H.)
  • Qual som do H nestas palavras? (Espera-se que respondam que o H não tem som, não é pronunciado.)

3. Faça-os testar o som do H de acordo com a posição (inicial) pronunciando-as. Explique que, nesta posição, o H não possui valor sonoro, que a sua escrita é uma questão de origem da palavra (etimologia). Como higiene, que vem do grego Hygéia, deusa grega da saúde. Dar outras justificativas de acordo com a origem das palavras da lista.

  • Diga aos alunos que, na maioria das vezes, desconhecemos a origem das palavras e, por este motivo, devemos sempre recorrer ao dicionário em caso de dúvida quanto ao uso ou não do H inicial.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Por fim, peça à turma que dite para você a lista das palavras com H inicial e registre-as no quadro branco, enquanto os alunos anotam no caderno.
  • Solicite que os alunos deem um título à lista. Chame a atenção para que o título represente bem as palavras da lista.
  • A lista fará parte do Banco de Descobertas da classe para posterior consulta.

OBS. Como sugestão, a turma poderá construir um Baú das descobertas - uma caixa de sapato encapada e fichas em ordem alfabética, com escrita de palavras que suscitarem dúvidas ao longo do ano e que servirão de consulta para a turma toda em momentos oportunos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é memorizar a grafia do H inicial sem representação de fonema.

Materiais necessários: Dicionários, caderno de anotações, fichário coletivo.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento na escrita de palavras com H inicial sem valor sonoro.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação Básica, 2012.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4ª edição. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos qual letra na língua portuguesa podemos usar no início de palavras sem produzir som. Diga-lhes que podemos ver, mas não ouvir - promova uma espécie de charada, suscitando desafio. Resposta: Espera-se que respondam a letra H.
  • Peça que os alunos deem exemplos para comprovar o título da aula.

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Apresente as perguntas: Vamos organizar listas? e aproveitar para discutir o objetivo do gênero Lista e sua estrutura: título, palavras com características comuns (ou finalidade), disposição gráfica na vertical, abaixo do título; Para que servem as listas? (Espera-se que respondam que para organizar objetos ou ações.)
  • Prepare uma lista de 10-15 palavras com hipóteses incorretas de escrita quanto ao uso do H inicial. Sugestão: hostil, história, hábito, harmonia, herege, haver, hipótese, humilde, herói, hediondo, hesitação, homenagem, hóspede, higiene, herança.
  • Peça a cada aluno que divida uma folha de caderno em duas colunas, escreva em cada coluna: Com certeza/Com dúvida.
  • Diga-lhes que vai ditar algumas palavras e que eles devem escrever cada uma, separadamente, nas colunas, dependendo se têm certeza ou dúvida quanto à escrita.
  • Dite as palavras pronunciando-as com clareza. Para cada palavra, dê um número e oriente-os a escrever a palavra ao lado deste número. Assim fica mais fácil a identificação na hora da correção.

Materiais complementares: Caderno de anotações.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Forme duplas e peça que os alunos comparem suas respostas. Se tiverem versões diferentes da mesma palavra na coluna Com dúvida, discutam e verifiquem, utilizando o dicionário para saber qual hipótese de escrita está adequada.
  • Verifique se os alunos sabem utilizar o dicionário e reforce: ordem alfabética, verbos no infinitivo, adjetivos no grau normal.
  • Após a busca da constatação da coluna Com dúvida, mobilize os alunos a buscar confirmação das palavras da coluna Com certeza.

Materiais complementares: Dicionários suficientes para as duplas.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente o gabarito com a escrita correta das palavras.
  • Suscite questionamentos sobre a regularidade entre elas.
  • Que posição encontramos a letra H? (Espera-se que respondam que o H está em posição inicial.)
  • Quais letras encontramos após o H inicial? (Espera-se que respondam que as vogais estão sempre após do H.)
  • Qual som do H nestas palavras? (Espera-se que respondam que o H não tem som, não é pronunciado.)

3. Faça-os testar o som do H de acordo com a posição (inicial) pronunciando-as. Explique que, nesta posição, o H não possui valor sonoro, que a sua escrita é uma questão de origem da palavra (etimologia). Como por exemplo higiene, que vem do grego Hygéia, deusa grega da saúde. Dar outras justificativas de acordo com a origem das palavras da lista.

  • Diga aos alunos que, na maioria das vezes, desconhecemos a origem das palavras e, por este motivo, devemos sempre recorrer ao dicionário em caso de dúvida quanto ao uso ou não do H inicial.

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Orientações:

  • Apresente o gabarito com a escrita correta das palavras.
  • Suscite questionamentos sobre a regularidade entre elas.
  • Que posição encontramos a letra H? (Espera-se que respondam que o H está em posição inicial.)
  • Quais letras encontramos após o H inicial? (Espera-se que respondam que as vogais estão sempre após o H.)
  • Qual som do H nestas palavras? (Espera-se que respondam que o H não tem som, não é pronunciado.)

3. Faça-os testar o som do H de acordo com a posição (inicial) pronunciando-as. Explique que, nesta posição, o H não possui valor sonoro, que a sua escrita é uma questão de origem da palavra (etimologia). Como higiene, que vem do grego Hygéia, deusa grega da saúde. Dar outras justificativas de acordo com a origem das palavras da lista.

  • Diga aos alunos que, na maioria das vezes, desconhecemos a origem das palavras e, por este motivo, devemos sempre recorrer ao dicionário em caso de dúvida quanto ao uso ou não do H inicial.
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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Por fim, peça à turma que dite para você a lista das palavras com H inicial e registre-as no quadro branco, enquanto os alunos anotam no caderno.
  • Solicite que os alunos deem um título à lista. Chame a atenção para que o título represente bem as palavras da lista.
  • A lista fará parte do Banco de Descobertas da classe para posterior consulta.

OBS. Como sugestão, a turma poderá construir um Baú das descobertas - uma caixa de sapato encapada e fichas em ordem alfabética, com escrita de palavras que suscitarem dúvidas ao longo do ano e que servirão de consulta para a turma toda em momentos oportunos.

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