14969
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção de resenha crítica oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Produção de resenha crítica oral

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade. Esta aula pressupõe que os alunos conheçam o gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e tenham feito o planejamento da resenha crítica sobre algum produto dirigido ao público infantil (livro, filme, série, programa de televisão), proposto na aula anterior. Caso não tenha feito o planejamento, é necessário fazê-lo. O foco desta aula é a performance oral dos alunos que farão a gravação, em vídeo ou áudio, da resenha crítica planejada na aula anterior. É importante que, antecipadamente, professor e alunos pensem em que espaço da escola será feita a gravação, preferencialmente em local e horário sem muitos ruídos que possam interferir no áudio da gravação. A atividade de gravar um vídeo ou áudio com a resenha crítica de um produto dirigido ao público infantil (livro, brinquedo, filme, série) propicia ao aluno a utilização do texto oral em situações comunicativas comuns fora da escola, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico do aluno ao expressar opinião e argumentar a respeito da qualidade (ou falta de qualidade) do produto resenhado. Para fazer a gravação, os alunos colocarão em prática os conhecimentos adquiridos com base nas observações feitas nos vídeos assistidos, como aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais), responsáveis pela construção do sentido de textos orais.

Materiais necessários:

Celular ou câmera para gravar os vídeos.

Gravador de voz, se optar por gravação em aúdio.

Materiais necessários para compor o cenário e o figurino do apresentador, conforme as escolhas feitas no planejamento que foi desenvolvido na aula anterior.

Informações sobre o gênero: Resenha crítica é um texto argumentativo em que o autor apresenta o material resenhado, faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. A resenha crítica pode ser apresentada na modalidade escrita ou oral da língua. A resenha crítica oral geralmente é publicada em vlogs. Há vlogs que apresentam críticas a filme, livro, programa de TV. Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. O trabalho com gêneros orais na escola é fundamental para que o aluno compreenda os diferentes contextos e situações sociais em que se produzem textos orais, desde textos informais como pedido de informações, rodas de conversa, até os mais formais, como seminários. Assim como os textos escritos, os gêneros apresentados em meio de produção sonoro apresentam uma comunicação multimodal, como tons da fala, expressões faciais, gestos, direção do olhar, indispensáveis à construção do sentido do texto oral.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ficar inibidos diante da câmera e apresentar dificuldade para falar. Pode ser necessário repetir a gravação de vídeos ou áudios em que algum aluno pare de falar durante a gravação ou fique muito ansioso e não consiga terminar o texto.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 15/9/2018.

MARCUSCHI, Beth. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para prática pedagógica/organizado por Beth Marcuschi e Lívia Suassuna. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 144 p., disponível em:

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em: 6/11/2018.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Fala e escrita/Luiz Antonio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p., disponível em:

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em: 1º/11/2018.

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor/Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p., disponível em:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf. Acesso em: 30/10/208.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas (as mesmas que planejaram a resenha crítica) para que possam dar continuidade ao trabalho iniciado no planejamento
    (Aula 11).
  • Explique aos alunos que nesta aula eles farão a gravação da resenha crítica.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas, as mesmas que prepararam o planejamento da resenha crítica.
  • Oriente os alunos a retomar o planejamento da resenha crítica que será gravada em vídeo ou áudio e observar se os itens propostos no roteiro do planejamento foram contemplados:
  • Para quem o vídeo será feito (crianças pequenas, crianças da idade das duplas, adolescentes).
  • Nome do material resenhado.
  • Duração máxima do vídeo: 5 minutos.
  • Apresentação do material para que o espectador tenha uma ideia do material resenhado e depois procure conhecer a obra na íntegra.
  • Argumentos favoráveis e desfavoráveis para que o texto cumpra a função de convencer o espectador a conhecer na íntegra a obra resenhada, além de oportunizar os alunos a desenvolver sua capacidade argumentativa, expressar sua opinião de forma ética e reflexiva e desenvolver sua criticidade.
  • Como dizer o que está planejado: escolha do registro linguístico (vai utilizar uma oralidade mais formal ou mais informal), expressões faciais e gestos que podem ser feitos durante a gravação, entonação da voz, apresentador em pé ou sentado, cenário da gravação, figurino do apresentador, se for o caso.
  • Indicação ou refutação do material objeto da resenha crítica.
  • Peça para que releiam o que planejaram e verifiquem se todas as orientações foram contempladas no planejamento. Caso seja necessário acrescentar ou modificar algo no planejamento do texto, é possível fazê-lo neste momento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

  • Dê um tempo (5 minutos, aproximadamente) para que as duplas ensaiem sua fala antes de iniciar a gravação, pois assim os alunos se sentirão mais seguros.
  • Acompanhe os ensaios, observe e oriente os alunos quanto aos aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais), responsáveis pela construção do sentido de textos orais.
  • Após os ensaios, organize quartetos para que a gravação possa ser feita pelos próprios alunos, uma dupla grava a outra. Se não for possível fazer desta forma por falta de material (celular, câmera, gravador de voz), o professor pode fazer a gravação de cada dupla. Enquanto grava uma dupla, as demais podem continuar o ensaio até que chegue sua vez de gravar.
  • Durante a gravação, acompanhe as duplas, observe e oriente os alunos sempre que for necessário para que executem a performance oral proposta de forma eficiente.
  • Após as gravações, assista aos vídeos (ou ouça os áudios) e avalie se os alunos utilizaram os aspectos observados nos vlogs de crítica a que assistiram:
  • A resenha crítica apresenta a forma de composição própria deste gênero textual (apresentação do assunto, argumentos favoráveis ou desfavoráveis, indicação ou refutação do material resenhado)?
  • A linguagem utilizada pelos apresentadores está adequada ao público a que se destina o vídeo/áudio?
  • Foram utilizados adequadamente aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais) com a finalidade de auxiliar na construção do sentido do texto?
  • Exponha os vídeos para os demais alunos da escola. A exposição pode ser feita em local de circulação dos alunos, como pátio e biblioteca. A exposição é importante para que a função social desse texto oral (expressar opinião e argumentar para convencer o espectador a conhecer ou não, na íntegra o objeto resenhado) seja cumprida.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Promova um momento para que os alunos possam fazer uma autoavaliação de sua participação neste trabalho. A autoavaliação é importante porque permite que o aluno olhe de forma crítica para o trabalho que realizou e perceba o que aprendeu, como utilizou o aprendizado e como aplicar o conhecimento adquirido em outras situações.
  • Oriente os alunos a registrar no caderno sua autoavaliação.
  • Pontue o que pode ser considerado nesta autoavaliação: organização no planejamento, entrosamento com o parceiro de dupla, expressão oral nas gravações, administração do tempo, o que foi aprendido e que poderá ser utilizado em outros textos orais.
  • O momento de fechamento da aula é importante para que haja um momento de reflexão sobre o conhecimento que vem sendo construído ao longo das aulas. Esta reflexão leva à consciência do conhecimento adquirido que pode ser mobilizado em outras situações comunicativas nas diferentes práticas sociais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade. Esta aula pressupõe que os alunos conheçam o gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e tenham feito o planejamento da resenha crítica sobre algum produto dirigido ao público infantil (livro, filme, série, programa de televisão), proposto na aula anterior. Caso não tenha feito o planejamento, é necessário fazê-lo. O foco desta aula é a performance oral dos alunos que farão a gravação, em vídeo ou áudio, da resenha crítica planejada na aula anterior. É importante que, antecipadamente, professor e alunos pensem em que espaço da escola será feita a gravação, preferencialmente em local e horário sem muitos ruídos que possam interferir no áudio da gravação. A atividade de gravar um vídeo ou áudio com a resenha crítica de um produto dirigido ao público infantil (livro, brinquedo, filme, série) propicia ao aluno a utilização do texto oral em situações comunicativas comuns fora da escola, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico do aluno ao expressar opinião e argumentar a respeito da qualidade (ou falta de qualidade) do produto resenhado. Para fazer a gravação, os alunos colocarão em prática os conhecimentos adquiridos com base nas observações feitas nos vídeos assistidos, como aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais), responsáveis pela construção do sentido de textos orais.

Materiais necessários:

Celular ou câmera para gravar os vídeos.

Gravador de voz, se optar por gravação em aúdio.

Materiais necessários para compor o cenário e o figurino do apresentador, conforme as escolhas feitas no planejamento que foi desenvolvido na aula anterior.

Informações sobre o gênero: Resenha crítica é um texto argumentativo em que o autor apresenta o material resenhado, faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. A resenha crítica pode ser apresentada na modalidade escrita ou oral da língua. A resenha crítica oral geralmente é publicada em vlogs. Há vlogs que apresentam críticas a filme, livro, programa de TV. Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. O trabalho com gêneros orais na escola é fundamental para que o aluno compreenda os diferentes contextos e situações sociais em que se produzem textos orais, desde textos informais como pedido de informações, rodas de conversa, até os mais formais, como seminários. Assim como os textos escritos, os gêneros apresentados em meio de produção sonoro apresentam uma comunicação multimodal, como tons da fala, expressões faciais, gestos, direção do olhar, indispensáveis à construção do sentido do texto oral.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ficar inibidos diante da câmera e apresentar dificuldade para falar. Pode ser necessário repetir a gravação de vídeos ou áudios em que algum aluno pare de falar durante a gravação ou fique muito ansioso e não consiga terminar o texto.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 15/9/2018.

MARCUSCHI, Beth. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para prática pedagógica/organizado por Beth Marcuschi e Lívia Suassuna. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 144 p., disponível em:

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em: 6/11/2018.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Fala e escrita/Luiz Antonio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p., disponível em:

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em: 1º/11/2018.

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor/Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p., disponível em:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf. Acesso em: 30/10/208.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas (as mesmas que planejaram a resenha crítica) para que possam dar continuidade ao trabalho iniciado no planejamento
    (Aula 11).
  • Explique aos alunos que nesta aula eles farão a gravação da resenha crítica.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas, as mesmas que prepararam o planejamento da resenha crítica.
  • Oriente os alunos a retomar o planejamento da resenha crítica que será gravada em vídeo ou áudio e observar se os itens propostos no roteiro do planejamento foram contemplados:
  • Para quem o vídeo será feito (crianças pequenas, crianças da idade das duplas, adolescentes).
  • Nome do material resenhado.
  • Duração máxima do vídeo: 5 minutos.
  • Apresentação do material para que o espectador tenha uma ideia do material resenhado e depois procure conhecer a obra na íntegra.
  • Argumentos favoráveis e desfavoráveis para que o texto cumpra a função de convencer o espectador a conhecer na íntegra a obra resenhada, além de oportunizar os alunos a desenvolver sua capacidade argumentativa, expressar sua opinião de forma ética e reflexiva e desenvolver sua criticidade.
  • Como dizer o que está planejado: escolha do registro linguístico (vai utilizar uma oralidade mais formal ou mais informal), expressões faciais e gestos que podem ser feitos durante a gravação, entonação da voz, apresentador em pé ou sentado, cenário da gravação, figurino do apresentador, se for o caso.
  • Indicação ou refutação do material objeto da resenha crítica.
  • Peça para que releiam o que planejaram e verifiquem se todas as orientações foram contempladas no planejamento. Caso seja necessário acrescentar ou modificar algo no planejamento do texto, é possível fazê-lo neste momento.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

  • Dê um tempo (5 minutos, aproximadamente) para que as duplas ensaiem sua fala antes de iniciar a gravação, pois assim os alunos se sentirão mais seguros.
  • Acompanhe os ensaios, observe e oriente os alunos quanto aos aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais), responsáveis pela construção do sentido de textos orais.
  • Após os ensaios, organize quartetos para que a gravação possa ser feita pelos próprios alunos, uma dupla grava a outra. Se não for possível fazer desta forma por falta de material (celular, câmera, gravador de voz), o professor pode fazer a gravação de cada dupla. Enquanto grava uma dupla, as demais podem continuar o ensaio até que chegue sua vez de gravar.
  • Durante a gravação, acompanhe as duplas, observe e oriente os alunos sempre que for necessário para que executem a performance oral proposta de forma eficiente.
  • Após as gravações, assista aos vídeos (ou ouça os áudios) e avalie se os alunos utilizaram os aspectos observados nos vlogs de crítica a que assistiram:
  • A resenha crítica apresenta a forma de composição própria deste gênero textual (apresentação do assunto, argumentos favoráveis ou desfavoráveis, indicação ou refutação do material resenhado)?
  • A linguagem utilizada pelos apresentadores está adequada ao público a que se destina o vídeo/áudio?
  • Foram utilizados adequadamente aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais) com a finalidade de auxiliar na construção do sentido do texto?
  • Exponha os vídeos para os demais alunos da escola. A exposição pode ser feita em local de circulação dos alunos, como pátio e biblioteca. A exposição é importante para que a função social desse texto oral (expressar opinião e argumentar para convencer o espectador a conhecer ou não, na íntegra o objeto resenhado) seja cumprida.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Promova um momento para que os alunos possam fazer uma autoavaliação de sua participação neste trabalho. A autoavaliação é importante porque permite que o aluno olhe de forma crítica para o trabalho que realizou e perceba o que aprendeu, como utilizou o aprendizado e como aplicar o conhecimento adquirido em outras situações.
  • Oriente os alunos a registrar no caderno sua autoavaliação.
  • Pontue o que pode ser considerado nesta autoavaliação: organização no planejamento, entrosamento com o parceiro de dupla, expressão oral nas gravações, administração do tempo, o que foi aprendido e que poderá ser utilizado em outros textos orais.
  • O momento de fechamento da aula é importante para que haja um momento de reflexão sobre o conhecimento que vem sendo construído ao longo das aulas. Esta reflexão leva à consciência do conhecimento adquirido que pode ser mobilizado em outras situações comunicativas nas diferentes práticas sociais.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano