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Plano de aula - Combinando polígonos para formar novos polígonos

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre reconhecer os polígonos como figuras planas com características próprias.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcelo Aparecido Casadei

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF06MA17) - Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.



Objetivos específicos

Reconhecer os polígonos como figuras planas com características próprias.

Conceito-chave

Compreendendo os polígonos.

Recursos necessários

  • Folha de cartolina;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tesouras;
  • Cola.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Os desenhos apresentados no slide são apenas sugestões, pois eles devem ser feitos na lousa pelos alunos, depois da descrição.

Orientação: Inicie perguntando se lembram das figuras planas e incentive a troca de informações. Pergunte se alguém pode descrever uma figura e desenhar na lousa. Se errar, será excelente, o “erro” ajudará muito a aula. Feito isso, apague as figuras que não são polígonos da lousa.

Propósito: Resgatar o conhecimento sobre figuras planas para a introdução ao objetivo principal da aula.

Discuta com a turma:

  • Lembramos o que são figuras planas, e agora?
  • As figuras planas que não foram apagadas tem algo em comum?

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Lembre-se de que o professor não dá as respostas prontas, mas aponta os caminhos. Incentive para que usem seu jeito de falar. Quando algum aluno falar sobre as pontas dos polígonos, pode explicar que essas pontas são chamadas de “vértices”.

Propósito: Reconhecer os polígonos através de suas características.

Discuta com a turma:

  • Como são os polígonos?
  • O que devem ter em comum?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Forme grupos para resolução da atividade. A quantidade de alunos por grupos deverá ser proporcional ao tamanho da classe. Podem juntar as carteiras para facilitar. Forneça para cada grupo uma tesoura e a folha 1 com as figuras impressas. Um dos integrantes do grupo pode recortar as figuras da folha 1. Entregue uma folha de cartolina, já com as instruções, para cada grupo. O contorno poderá ser feito ou com lápis de cor, caneta hidrográfica ou esferográfica (o grupo escolhe). Será necessário alguns tubos de cola para a classe repartir.

Se perceber que a classe não compreendeu como somar os pontos de cada polígono, pode dar o seguinte exemplo:

  • Ao juntarmos dois triângulos iremos formar um novo polígono que valerá 10 pontos, esse novo polígono pode ter por exemplo, 4 ou 3 lados, de acordo com a maneira que foram juntados.

Obs: Se não for possível utilizar cartolinas, pode ser usado em seu lugar folhas sulfites. Nesse caso será necessário uma folha para cada colagem.

Converse com a turma:

  • Diga para usarem a imaginação para montar o polígono, mas que devem seguir as instruções do exercício.

Propósito: Reconhecer os polígonos como figuras planas.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Aquecimento " target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações |Texto de Apoio');">Texto de Apoio

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Forme grupos para resolução da atividade. A quantidade de alunos por grupos deverá ser proporcional ao tamanho da classe. Podem juntar as carteiras para facilitar. Forneça para cada grupo uma tesoura e a folha 1 com as figuras impressas. Um dos integrantes do grupo pode recortar as figuras da folha 1. Entregue uma folha de cartolina, já com as instruções, para cada grupo. O contorno poderá ser feito ou com lápis de cor, caneta hidrográfica ou esferográfica (o grupo escolhe). Será necessário alguns tubos de cola para a classe repartir.

Se perceber que a classe não compreendeu como somar os pontos de cada polígono, pode dar o seguinte exemplo:

  • Ao juntarmos dois triângulos iremos formar um novo polígono que valerá 10 pontos, esse novo polígono pode ter por exemplo, 4 ou 3 lados, de acordo com a maneira que foram juntados.

Obs: Se não for possível utilizar cartolinas, pode ser usado em seu lugar folhas sulfites. Nesse caso será necessário uma folha para cada colagem.

Converse com a turma:

  • Diga para usarem a imaginação para montar o polígono, mas que devem seguir as instruções do exercício.

Propósito: Reconhecer as características dos polígonos através da montagem dos mesmos.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Distribuir a folha 2 para cada grupo, que deverá escrever na cartolina as novas orientações para concluir a atividade. Atenção! Para montar o polígono com 8 lados o grupo deverá usar os mesmos polígonos que foram usados para montar o polígono de 40 pontos.

Propósito: Adquirir a compreensão das propriedades dos polígonos no desenvolvimento da atividade.

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Como a atividade admite inúmeras soluções, peça aos grupos para exporem sua cartolina e explicarem como realizaram a tarefa. Este slide contém algumas das possíveis soluções.

Propósito: Mostrar aos alunos que existem diferentes possibilidades de soluções que estarão corretas, desde que se atenda às características estudadas dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pode-se fazer a sistematização do conceito aproveitando os polígonos apresentados pelos grupos. Onde poderão se reconhecer como construtores do próprio conhecimento.

Propósito: Incutir nos alunos as definições dos polígonos, e o que os diferenciam das demais figuras planas (que não são polígonos).

Discuta com a turma:

  • Se não houvesse limitação de polígonos usados na atividade, poderíamos ter montado polígonos com 7 lados, mas de formatos diferentes dos apresentados?
  • As definições do que são polígonos não mudam?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Converse com a classe sobre os objetivos que conseguiram atingir. Questione os alunos novamente sobre as características que definem os polígonos. Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula.

  • Polígonos são figuras planas fechadas e formadas exclusivamente por retas;
  • Possuem vértices;
  • Possuem ângulos internos e externos.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que são eles os principais responsáveis pelo sucesso da aula.

Atividade de Raio X select-down

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientação: Explicar que será um exercício individual, no qual poderá ser verificado se entenderam o que são polígonos. Faça com que expliquem o motivo de considerarem ou não uma figura como polígono.

Propósito: Confirmar os objetivos conquistados através da análise do raio X feito individualmente.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF06MA17) - Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.



Objetivos específicos

Reconhecer os polígonos como figuras planas com características próprias.

Conceito-chave

Compreendendo os polígonos.

Recursos necessários

  • Folha de cartolina;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tesouras;
  • Cola.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Os desenhos apresentados no slide são apenas sugestões, pois eles devem ser feitos na lousa pelos alunos, depois da descrição.

Orientação: Inicie perguntando se lembram das figuras planas e incentive a troca de informações. Pergunte se alguém pode descrever uma figura e desenhar na lousa. Se errar, será excelente, o “erro” ajudará muito a aula. Feito isso, apague as figuras que não são polígonos da lousa.

Propósito: Resgatar o conhecimento sobre figuras planas para a introdução ao objetivo principal da aula.

Discuta com a turma:

  • Lembramos o que são figuras planas, e agora?
  • As figuras planas que não foram apagadas tem algo em comum?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Lembre-se de que o professor não dá as respostas prontas, mas aponta os caminhos. Incentive para que usem seu jeito de falar. Quando algum aluno falar sobre as pontas dos polígonos, pode explicar que essas pontas são chamadas de “vértices”.

Propósito: Reconhecer os polígonos através de suas características.

Discuta com a turma:

  • Como são os polígonos?
  • O que devem ter em comum?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Forme grupos para resolução da atividade. A quantidade de alunos por grupos deverá ser proporcional ao tamanho da classe. Podem juntar as carteiras para facilitar. Forneça para cada grupo uma tesoura e a folha 1 com as figuras impressas. Um dos integrantes do grupo pode recortar as figuras da folha 1. Entregue uma folha de cartolina, já com as instruções, para cada grupo. O contorno poderá ser feito ou com lápis de cor, caneta hidrográfica ou esferográfica (o grupo escolhe). Será necessário alguns tubos de cola para a classe repartir.

Se perceber que a classe não compreendeu como somar os pontos de cada polígono, pode dar o seguinte exemplo:

  • Ao juntarmos dois triângulos iremos formar um novo polígono que valerá 10 pontos, esse novo polígono pode ter por exemplo, 4 ou 3 lados, de acordo com a maneira que foram juntados.

Obs: Se não for possível utilizar cartolinas, pode ser usado em seu lugar folhas sulfites. Nesse caso será necessário uma folha para cada colagem.

Converse com a turma:

  • Diga para usarem a imaginação para montar o polígono, mas que devem seguir as instruções do exercício.

Propósito: Reconhecer os polígonos como figuras planas.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Aquecimento " target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações |Texto de Apoio');">Texto de Apoio

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Forme grupos para resolução da atividade. A quantidade de alunos por grupos deverá ser proporcional ao tamanho da classe. Podem juntar as carteiras para facilitar. Forneça para cada grupo uma tesoura e a folha 1 com as figuras impressas. Um dos integrantes do grupo pode recortar as figuras da folha 1. Entregue uma folha de cartolina, já com as instruções, para cada grupo. O contorno poderá ser feito ou com lápis de cor, caneta hidrográfica ou esferográfica (o grupo escolhe). Será necessário alguns tubos de cola para a classe repartir.

Se perceber que a classe não compreendeu como somar os pontos de cada polígono, pode dar o seguinte exemplo:

  • Ao juntarmos dois triângulos iremos formar um novo polígono que valerá 10 pontos, esse novo polígono pode ter por exemplo, 4 ou 3 lados, de acordo com a maneira que foram juntados.

Obs: Se não for possível utilizar cartolinas, pode ser usado em seu lugar folhas sulfites. Nesse caso será necessário uma folha para cada colagem.

Converse com a turma:

  • Diga para usarem a imaginação para montar o polígono, mas que devem seguir as instruções do exercício.

Propósito: Reconhecer as características dos polígonos através da montagem dos mesmos.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Distribuir a folha 2 para cada grupo, que deverá escrever na cartolina as novas orientações para concluir a atividade. Atenção! Para montar o polígono com 8 lados o grupo deverá usar os mesmos polígonos que foram usados para montar o polígono de 40 pontos.

Propósito: Adquirir a compreensão das propriedades dos polígonos no desenvolvimento da atividade.

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Como a atividade admite inúmeras soluções, peça aos grupos para exporem sua cartolina e explicarem como realizaram a tarefa. Este slide contém algumas das possíveis soluções.

Propósito: Mostrar aos alunos que existem diferentes possibilidades de soluções que estarão corretas, desde que se atenda às características estudadas dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pode-se fazer a sistematização do conceito aproveitando os polígonos apresentados pelos grupos. Onde poderão se reconhecer como construtores do próprio conhecimento.

Propósito: Incutir nos alunos as definições dos polígonos, e o que os diferenciam das demais figuras planas (que não são polígonos).

Discuta com a turma:

  • Se não houvesse limitação de polígonos usados na atividade, poderíamos ter montado polígonos com 7 lados, mas de formatos diferentes dos apresentados?
  • As definições do que são polígonos não mudam?

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Converse com a classe sobre os objetivos que conseguiram atingir. Questione os alunos novamente sobre as características que definem os polígonos. Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula.

  • Polígonos são figuras planas fechadas e formadas exclusivamente por retas;
  • Possuem vértices;
  • Possuem ângulos internos e externos.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que são eles os principais responsáveis pelo sucesso da aula.

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientação: Explicar que será um exercício individual, no qual poderá ser verificado se entenderam o que são polígonos. Faça com que expliquem o motivo de considerarem ou não uma figura como polígono.

Propósito: Confirmar os objetivos conquistados através da análise do raio X feito individualmente.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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