14968
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Vídeo disponível aqui
Texto disponível aqui.

Introdução: Vlog infantil de crítica? O que é? Para que serve?
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo sobre a atividade. Diga a eles que irão assistir a um vlog de crítica sobre o filme "O touro Ferdinando". Disponibilize algumas questões propostas na Introdução do plano de aula (escolha algumas que foquem no levantamento de hipóteses sobre o vlog). Solicite que os alunos reflitam sobre as questões e anotem no caderno.

Desenvolvimento
Envie o vídeo aos alunos e proponha que, ao assisti-lo, observem o cenário e a fala, os gestos, a postura e a expressão facial do apresentador. Sugira que os alunos tomem notas. Oriente-os a voltar às questões respondidas inicialmente e refletir sobre o que mudariam depois de assistir ao vídeo. Envie também o texto "Gnomeu e Julieta - O mistério do jardim - crítica", e oriente os alunos a ler o texto e fazer uma comparação entre a resenha oral e a escrita, utilizando a atividade do slide 5 do Desenvolvimento da aula. Sugira aos alunos que troquem suas comparações com outro aluno, pelo WhatsApp, para qualificar suas aprendizagens.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota no caderno sobre o que aprenderam sobre vlog de crítica e resenha oral. Solicite que eles enviem uma foto do texto, para regular as aprendizagens nas aulas seguintes.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem um familiar a assistir ao vlog de crítica sobre o filme, e a pesquisarem juntos outros vlogs de crítica de filmes.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_01SQA10

(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas