14968
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de prática de linguagem Oralidade.

Nesta aula será utilizado um Vlog de crítica infantil. Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. O foco desta aula é que os alunos identifiquem o Vlog como gênero do discurso oral, utilizado em diferentes situações e contextos comunicativos, além de reconhecerem suas características expressivas e composicionais.

Nas aulas anteriores foram trabalhadas resenhas críticas escritas, nesta aula os alunos assistirão ao vídeo com a resenha crítica ao filme O Touro Ferdinando e poderão comparar os dois meios de produção desse gênero textual.

O acesso ao texto divulgado em meios digitais auxilia na compreensão da função social do gênero Vlog de crítica, do seu meio de circulação e do seu contexto de produção, contribuindo para que o aluno possa também produzir, de forma crítica, reflexiva e ética, textos para divulgação em meios digitais. A habilidade de uso ético, crítico e reflexivo de tecnologias digitais nas diversas práticas sociais é uma das competências gerais da BNCC.

Materiais necessários:

Computador com acesso à internet

Telão ou televisão

Se na sua escola não for possível utilizar a internet em sala de aula ou sala de informática, você pode baixar o vídeo no link:

Vídeo: O Touro Ferdinando (6’30”).

https://www.youtube.com/watch?v=x4cTBnVUmkw. Acesso em 22/07/2018.

Informações sobre o gênero:

Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. No Vlog há predominância do gênero oral. Há planejamento do que será apresentado, por isso pode-se dizer que o Vlog apresenta uma escrita oralizada.

O trabalho com gêneros orais na escola é fundamental para que o aluno compreenda os diferentes contextos e situações sociais em que se produz textos orais, como pedido de informações, rodas de conversa, seminários, entre outros. Assim como os textos escritos, os gêneros apresentados em meio de produção sonoro apresentam uma comunicação multimodal, como tons da fala, expressões faciais, gestos, direção do olhar.

É importante distinguir oralidade de oralização da escrita. Segundo Marcuschi, “a oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora: ela vai desde uma realização mais informal à mais formal nos vários contextos de uso”, enquanto oralização é uma escrita oralizada, pois parte de um texto escrito, como as notícias em rádio e televisão. Assim, conversas espontâneas entre alunos ou entre alunos e professores, rodas de conversa sobre determinado assunto, relato de experiências vividas, improvisação de cenas em textos dramáticos são exemplos de oralidade. Leitura de textos em voz alta para toda a turma, recitação de poemas, interpretação de canções populares, encenação de peças de teatro são exemplos de oralização da escrita.

Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto abaixo.

Fonte: Fala e escrita, Luiz Antonio Marcuschi et al, Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p., disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em 06/11/2018.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem desconhecer o que é um Vlog de crítica. Também podem acreditar que não é necessário planejar o texto oral ou mesmo acreditar que o trabalho com a oralidade é “menos importante”, pois geralmente as escolas oferecem pouco espaço para atividades dessa natureza..

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MARCUSCHI, Beth. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para prática pedagógica / organizado por Beth Marcuschi e Lívia Suassuna. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 144p., disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em 01/11/2018.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Fala e escrita / Luiz Antonio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208p., disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em 24/10/2018.

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p., disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf.Acesso em 01/11/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a aula.
  • Explique aos alunos que nesta aula será trabalhado um Vlog infantil de crítica ao filme O Touro Ferdinando.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas para facilitar a troca de ideias entre eles durante a aula.
  • Promova uma breve conversa sobre o gênero que será utilizado nesta aula, perguntando aos alunos se eles já assistiram a algum Vlog de crítica. Pergunte-lhes, independente de conhecerem ou não o gênero Vlog de crítica, o que é possível encontrar em um vídeo sobre o filme O Touro Ferdinando: Resumo do filme? Opinião do apresentador do vídeo? Trechos do filme?
  • Pergunte também:
  • O que você imagina que é um Vlog infantil de crítica? (Expectativa de resposta: Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet.)
  • Por que as pessoas fazem e publicam vídeos sobre filmes? (Expectativa de resposta: As pessoas publicam esses vídeos para expressar sua opinião, interagir com os internautas que gostam de assistir aos vlogs sobre filmes e convencer os espectadores a concordarem com sua forma de pensar.)
  • Para quem esses vídeos de crítica de filmes são produzidos? (Expectativa de resposta: Esses vídeos são produzidos para os usuários da internet que gostam de conhecer a opinião de outras pessoas sobre determinado filme antes de assisti-lo para terem uma ideia da história e verificarem se vale a pena conhecer a obra na íntegra).
  • Será que os apresentadores de Vlogs preparam antecipadamente o que vão falar? Por que você pensa dessa forma? (Expectativa de resposta: Os vídeos são preparados antecipadamente para que o apresentador não se esqueça de falar tudo o que deseja e a fala tenha uma organização e seja compreendida pelos internautas.)
  • Acolha as respostas para retomá-las após a exibição do vídeo.

Materiais complementares:

Vídeo: O Touro Ferdinando (6’30”). https://www.youtube.com/watch?v=x4cTBnVUmkw. Acesso em 22/07/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente o Vlog de crítica infantil sobre o filme O Touro Ferdinando.
  • Oriente os alunos a observarem, durante a exibição do vídeo, a postura e expressão facial da apresentadora, seu jeito de falar, gestos, imagens, cenário.
  • Após a exibição do vídeo, pergunte aos alunos se as expectativas que eles tinham antes de assistirem ao vídeo se confirmam ou se há alguma novidade. Aproveite para explicar que esse vídeo é um Vlog, um videoblog em que a apresentadora faz uma crítica sobre um produto cultural dirigido ao público infantil e hospeda o vídeo em sites na internet. O conteúdo do Vlog é de escolha de quem o produz, há vlogs sobre assuntos variados.
  • Retome a função social do Vlog, que se configura como um espaço para a produção e a divulgação de ideias. O Vlog, por alcançar um grande número de pessoas, pode influenciá-las através do conteúdo postado pelos vloggers, que interagem com os espectadores através desse espaço midiático.
  • Promova uma conversa sobre os aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais) observados no vídeo e que são próprios dos textos orais. É importante que os alunos compreendam que esses aspectos contribuem para a construção do sentido do texto oral.
  • Pergunte aos alunos se eles imaginam que a apresentadora do vídeo preparou antecipadamente o texto que apresentou ou falou tudo de improviso. É importante que os alunos compreendam que houve um preparo do que se pretendia dizer e também uma seleção prévia dos trechos de filme que ilustraram a resenha crítica. Mesmo que a apresentadora tenha improvisado alguma fala, houve planejamento do texto oral. Esse reconhecimento da importância do planejamento da resenha crítica oral é necessário para que na próxima aula os alunos possam realizar o planejamento de uma resenha crítica oral produzida por eles.

Materiais complementares:

Vídeo: O Touro Ferdinando (6’30”), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x4cTBnVUmkw. Acesso em 22/07/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a realizar, silenciosamente, a leitura de uma resenha crítica escrita sobre o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim. Essa resenha crítica foi utilizada no plano 4 (módulo de Análise linguística/Semiótica) e, se você estiver acessando esta sequência de atividades na íntegra, os alunos já conhecem o texto. Porém, se você não está utilizando todas as aulas desta sequência de atividades, não há problema, pois a turma poderá conhecer essa resenha crítica escrita nesta aula.
  • Apresente o texto em seu suporte original para que os alunos compreendam melhor a sua função social. Aproveite para explorar com a turma a página em que o texto está publicado (links de compartilhamento, anúncios, imagens, links que conduzem a outros textos). Assim, os alunos podem compreender que a leitura de um texto no ambiente digital oferece percursos diferentes de leitura.

Materiais complementares:

Para imprimir o texto Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim, acesse aqui

Fonte: Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim, Camila Sousa, publicado em Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05/09/ 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: (continuação)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: (continuação)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, convide os alunos a fazerem uma síntese oral do texto para garantir que todos o compreenderam.
  • Promova um momento de comparação de semelhanças e diferenças que podem ser observadas entre as resenhas críticas escrita e oral. Nesse momento, é importante que os alunos percebam o que há em comum entre os dois textos, como as etapas de planejamento do texto, apresentação do filme, avaliação e recomendação do filme. Em relação às diferenças, os alunos devem perceber aspectos como: na resenha crítica oral há a presença da autora que fala diretamente com os espectadores, é possível ver os gestos e expressões da apresentadora, há trechos do filme para ilustrar o que está sendo falado. Já na resenha crítica escrita não há trechos do filme, a interação entre autor e leitor se dá por meio do texto escrito. Aproveite para convidar os alunos a refletirem sobre as situações sociais que envolvem oralidade e escrita, em quais situações do cotidiano é mais comum o uso das modalidades escrita e oral de uso da língua, conforme os objetivos de quem produz o texto escrito ou oral. Segundo Luiz Antonio Marcuschi, “na sociedade atual, tanto oralidade quanto escrita são imprescindíveis. A oralidade se apresenta sob gêneros informais como uma conversa ou pedido de informações na rua, e se apresenta também sob gêneros mais formais como a apresentação de um seminário ou discurso, conforme o contexto de produção e de uso da oralidade. A escrita está presente nas mais diversas práticas sociais de uma sociedade letrada, apresenta-se sob variados gêneros textuais produzidos em diferentes contextos com finalidades diversas.”
  • Oriente os alunos a registrarem suas observações no caderno, fazendo um quadro comparativo. Se preferir, imprima a folha de atividade.
  • Promova um momento de socialização coletiva das respostas de cada dupla para que os alunos possam conhecer a forma de entendimento de seus colegas, além de contribuir para complementar o que for necessário para que todos identifiquem gêneros do discurso oral, compreendam contexto de produção desses textos e sejam capazes de reconhecer semelhanças e diferenças ao compará-los com o texto escrito.

Materiais complementares:

Para imprimir a folha de atividade, acesse aqui

Para ler a resolução da atividade, acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Promova um momento para o fechamento da aula.
  • Oriente os alunos a registrar no caderno o que aprenderam na aula sobre as diferenças e semelhanças entre a resenha crítica oral e escrita. Esse momento é importante para o aluno retomar o que aprendeu, organizar seu pensamento, utilizar ferramentas verbais adequadas para fazer o registro e sistematizar o aprendizado. A sistematização do conhecimento é importante para que o aluno possa utilizá-lo em outras situações, como no momento do planejamento da resenha crítica oral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de prática de linguagem Oralidade.

Nesta aula será utilizado um Vlog de crítica infantil. Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. O foco desta aula é que os alunos identifiquem o Vlog como gênero do discurso oral, utilizado em diferentes situações e contextos comunicativos, além de reconhecerem suas características expressivas e composicionais.

Nas aulas anteriores foram trabalhadas resenhas críticas escritas, nesta aula os alunos assistirão ao vídeo com a resenha crítica ao filme O Touro Ferdinando e poderão comparar os dois meios de produção desse gênero textual.

O acesso ao texto divulgado em meios digitais auxilia na compreensão da função social do gênero Vlog de crítica, do seu meio de circulação e do seu contexto de produção, contribuindo para que o aluno possa também produzir, de forma crítica, reflexiva e ética, textos para divulgação em meios digitais. A habilidade de uso ético, crítico e reflexivo de tecnologias digitais nas diversas práticas sociais é uma das competências gerais da BNCC.

Materiais necessários:

Computador com acesso à internet

Telão ou televisão

Se na sua escola não for possível utilizar a internet em sala de aula ou sala de informática, você pode baixar o vídeo no link:

Vídeo: O Touro Ferdinando (6’30”).

https://www.youtube.com/watch?v=x4cTBnVUmkw. Acesso em 22/07/2018.

Informações sobre o gênero:

Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. No Vlog há predominância do gênero oral. Há planejamento do que será apresentado, por isso pode-se dizer que o Vlog apresenta uma escrita oralizada.

O trabalho com gêneros orais na escola é fundamental para que o aluno compreenda os diferentes contextos e situações sociais em que se produz textos orais, como pedido de informações, rodas de conversa, seminários, entre outros. Assim como os textos escritos, os gêneros apresentados em meio de produção sonoro apresentam uma comunicação multimodal, como tons da fala, expressões faciais, gestos, direção do olhar.

É importante distinguir oralidade de oralização da escrita. Segundo Marcuschi, “a oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora: ela vai desde uma realização mais informal à mais formal nos vários contextos de uso”, enquanto oralização é uma escrita oralizada, pois parte de um texto escrito, como as notícias em rádio e televisão. Assim, conversas espontâneas entre alunos ou entre alunos e professores, rodas de conversa sobre determinado assunto, relato de experiências vividas, improvisação de cenas em textos dramáticos são exemplos de oralidade. Leitura de textos em voz alta para toda a turma, recitação de poemas, interpretação de canções populares, encenação de peças de teatro são exemplos de oralização da escrita.

Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto abaixo.

Fonte: Fala e escrita, Luiz Antonio Marcuschi et al, Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p., disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em 06/11/2018.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem desconhecer o que é um Vlog de crítica. Também podem acreditar que não é necessário planejar o texto oral ou mesmo acreditar que o trabalho com a oralidade é “menos importante”, pois geralmente as escolas oferecem pouco espaço para atividades dessa natureza..

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MARCUSCHI, Beth. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para prática pedagógica / organizado por Beth Marcuschi e Lívia Suassuna. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 144p., disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em 01/11/2018.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Fala e escrita / Luiz Antonio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208p., disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em 24/10/2018.

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p., disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf.Acesso em 01/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a aula.
  • Explique aos alunos que nesta aula será trabalhado um Vlog infantil de crítica ao filme O Touro Ferdinando.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas para facilitar a troca de ideias entre eles durante a aula.
  • Promova uma breve conversa sobre o gênero que será utilizado nesta aula, perguntando aos alunos se eles já assistiram a algum Vlog de crítica. Pergunte-lhes, independente de conhecerem ou não o gênero Vlog de crítica, o que é possível encontrar em um vídeo sobre o filme O Touro Ferdinando: Resumo do filme? Opinião do apresentador do vídeo? Trechos do filme?
  • Pergunte também:
  • O que você imagina que é um Vlog infantil de crítica? (Expectativa de resposta: Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet.)
  • Por que as pessoas fazem e publicam vídeos sobre filmes? (Expectativa de resposta: As pessoas publicam esses vídeos para expressar sua opinião, interagir com os internautas que gostam de assistir aos vlogs sobre filmes e convencer os espectadores a concordarem com sua forma de pensar.)
  • Para quem esses vídeos de crítica de filmes são produzidos? (Expectativa de resposta: Esses vídeos são produzidos para os usuários da internet que gostam de conhecer a opinião de outras pessoas sobre determinado filme antes de assisti-lo para terem uma ideia da história e verificarem se vale a pena conhecer a obra na íntegra).
  • Será que os apresentadores de Vlogs preparam antecipadamente o que vão falar? Por que você pensa dessa forma? (Expectativa de resposta: Os vídeos são preparados antecipadamente para que o apresentador não se esqueça de falar tudo o que deseja e a fala tenha uma organização e seja compreendida pelos internautas.)
  • Acolha as respostas para retomá-las após a exibição do vídeo.

Materiais complementares:

Vídeo: O Touro Ferdinando (6’30”). https://www.youtube.com/watch?v=x4cTBnVUmkw. Acesso em 22/07/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente o Vlog de crítica infantil sobre o filme O Touro Ferdinando.
  • Oriente os alunos a observarem, durante a exibição do vídeo, a postura e expressão facial da apresentadora, seu jeito de falar, gestos, imagens, cenário.
  • Após a exibição do vídeo, pergunte aos alunos se as expectativas que eles tinham antes de assistirem ao vídeo se confirmam ou se há alguma novidade. Aproveite para explicar que esse vídeo é um Vlog, um videoblog em que a apresentadora faz uma crítica sobre um produto cultural dirigido ao público infantil e hospeda o vídeo em sites na internet. O conteúdo do Vlog é de escolha de quem o produz, há vlogs sobre assuntos variados.
  • Retome a função social do Vlog, que se configura como um espaço para a produção e a divulgação de ideias. O Vlog, por alcançar um grande número de pessoas, pode influenciá-las através do conteúdo postado pelos vloggers, que interagem com os espectadores através desse espaço midiático.
  • Promova uma conversa sobre os aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais) observados no vídeo e que são próprios dos textos orais. É importante que os alunos compreendam que esses aspectos contribuem para a construção do sentido do texto oral.
  • Pergunte aos alunos se eles imaginam que a apresentadora do vídeo preparou antecipadamente o texto que apresentou ou falou tudo de improviso. É importante que os alunos compreendam que houve um preparo do que se pretendia dizer e também uma seleção prévia dos trechos de filme que ilustraram a resenha crítica. Mesmo que a apresentadora tenha improvisado alguma fala, houve planejamento do texto oral. Esse reconhecimento da importância do planejamento da resenha crítica oral é necessário para que na próxima aula os alunos possam realizar o planejamento de uma resenha crítica oral produzida por eles.

Materiais complementares:

Vídeo: O Touro Ferdinando (6’30”), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x4cTBnVUmkw. Acesso em 22/07/2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a realizar, silenciosamente, a leitura de uma resenha crítica escrita sobre o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim. Essa resenha crítica foi utilizada no plano 4 (módulo de Análise linguística/Semiótica) e, se você estiver acessando esta sequência de atividades na íntegra, os alunos já conhecem o texto. Porém, se você não está utilizando todas as aulas desta sequência de atividades, não há problema, pois a turma poderá conhecer essa resenha crítica escrita nesta aula.
  • Apresente o texto em seu suporte original para que os alunos compreendam melhor a sua função social. Aproveite para explorar com a turma a página em que o texto está publicado (links de compartilhamento, anúncios, imagens, links que conduzem a outros textos). Assim, os alunos podem compreender que a leitura de um texto no ambiente digital oferece percursos diferentes de leitura.

Materiais complementares:

Para imprimir o texto Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim, acesse aqui

Fonte: Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim, Camila Sousa, publicado em Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05/09/ 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: (continuação)

Slide Plano Aula

Orientações: (continuação)

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, convide os alunos a fazerem uma síntese oral do texto para garantir que todos o compreenderam.
  • Promova um momento de comparação de semelhanças e diferenças que podem ser observadas entre as resenhas críticas escrita e oral. Nesse momento, é importante que os alunos percebam o que há em comum entre os dois textos, como as etapas de planejamento do texto, apresentação do filme, avaliação e recomendação do filme. Em relação às diferenças, os alunos devem perceber aspectos como: na resenha crítica oral há a presença da autora que fala diretamente com os espectadores, é possível ver os gestos e expressões da apresentadora, há trechos do filme para ilustrar o que está sendo falado. Já na resenha crítica escrita não há trechos do filme, a interação entre autor e leitor se dá por meio do texto escrito. Aproveite para convidar os alunos a refletirem sobre as situações sociais que envolvem oralidade e escrita, em quais situações do cotidiano é mais comum o uso das modalidades escrita e oral de uso da língua, conforme os objetivos de quem produz o texto escrito ou oral. Segundo Luiz Antonio Marcuschi, “na sociedade atual, tanto oralidade quanto escrita são imprescindíveis. A oralidade se apresenta sob gêneros informais como uma conversa ou pedido de informações na rua, e se apresenta também sob gêneros mais formais como a apresentação de um seminário ou discurso, conforme o contexto de produção e de uso da oralidade. A escrita está presente nas mais diversas práticas sociais de uma sociedade letrada, apresenta-se sob variados gêneros textuais produzidos em diferentes contextos com finalidades diversas.”
  • Oriente os alunos a registrarem suas observações no caderno, fazendo um quadro comparativo. Se preferir, imprima a folha de atividade.
  • Promova um momento de socialização coletiva das respostas de cada dupla para que os alunos possam conhecer a forma de entendimento de seus colegas, além de contribuir para complementar o que for necessário para que todos identifiquem gêneros do discurso oral, compreendam contexto de produção desses textos e sejam capazes de reconhecer semelhanças e diferenças ao compará-los com o texto escrito.

Materiais complementares:

Para imprimir a folha de atividade, acesse aqui

Para ler a resolução da atividade, acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Promova um momento para o fechamento da aula.
  • Oriente os alunos a registrar no caderno o que aprenderam na aula sobre as diferenças e semelhanças entre a resenha crítica oral e escrita. Esse momento é importante para o aluno retomar o que aprendeu, organizar seu pensamento, utilizar ferramentas verbais adequadas para fazer o registro e sistematizar o aprendizado. A sistematização do conhecimento é importante para que o aluno possa utilizá-lo em outras situações, como no momento do planejamento da resenha crítica oral.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano