14967
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Esquenta - Izar ou isar?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre palavras com término em - Izar ou isar?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Geovana Pazeti
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Esquenta - Izar ou isar?

Finalidade da aula: Exercer o conhecimento sobre as regularidades morfológicas e ortográficas que regem a grafia das terminações -izar/isar.

Ano:4º ano do Ensino Fundamental  

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF04LP08

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.

Materiais necessários: Atividade impressa, quadro e caderno.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os aprendizes ainda façam trocas do grafema izar-isar por sentirem dificuldades no domínio do conhecimento sobre as regularidades trabalhadas.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf


Código: LPO4_18ATS02

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas