Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas e orientações sobre as atividade aos alunos, para que possam realizar as tarefas com autonomia.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação explicando a atividade em áudio ou vídeo. Comece convidando-os a brincar com o jogo caça-palavras. Envie o jogo virtual, disponível aqui, e explique que há palavras com as terminações ISAR e IZAR. Relembre as regularidade do uso dessas terminações. Dê as dicas das palavras e explicite como jogar. Solicite que os alunos escrevam no caderno as palavras encontradas e lhe enviem uma foto, ou que façam um print da tela do jogo e enviem para você corrigir a atividade.
Desenvolvimento
Através de áudio ou vídeo, convide os alunos a se prepararem para um ditado de palavras. Realize o ditado das palavras propostas na atividade do Desenvolvimento do plano de aula, disponibilizando um tempo para que escrevam cada uma. Após concluir o ditado, oriente-os a organizar as palavras na tabela abaixo, solicitando que a copiem no caderno:
Disponibilize um tempo para a resolução da atividade e envie a lista de palavras para que os alunos possam corrigir a sua escrita.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre as aprendizagens acerca da acentuação de paroxítonas e suas terminações, utilizando as orientações do plano original.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para brincarem com o caça-palavras.
Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos
Código: LPO4_18ATS02
(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes