14967
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Esquenta - Izar ou isar?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre palavras com término em - Izar ou isar?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas e orientações sobre as atividade aos alunos, para que possam realizar as tarefas com autonomia.

Introdução
Envie aos alunos uma orientação explicando a atividade em áudio ou vídeo. Comece convidando-os a brincar com o jogo caça-palavras. Envie o jogo virtual, disponível aqui, e explique que há palavras com as terminações ISAR e IZAR. Relembre as regularidade do uso dessas terminações. Dê as dicas das palavras e explicite como jogar. Solicite que os alunos escrevam no caderno as palavras encontradas e lhe enviem uma foto, ou que façam um print da tela do jogo e enviem para você corrigir a atividade.

Desenvolvimento
Através de áudio ou vídeo, convide os alunos a se prepararem para um ditado de palavras. Realize o ditado das palavras propostas na atividade do Desenvolvimento do plano de aula, disponibilizando um tempo para que escrevam cada uma. Após concluir o ditado, oriente-os a organizar as palavras na tabela abaixo, solicitando que a copiem no caderno:

Disponibilize um tempo para a resolução da atividade e envie a lista de palavras para que os alunos possam corrigir a sua escrita.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre as aprendizagens acerca da acentuação de paroxítonas e suas terminações, utilizando as orientações do plano original.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para brincarem com o caça-palavras.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_18ATS02

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas