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Plano de aula - Esquenta - Izar ou isar?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre palavras com término em - Izar ou isar?

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.

Materiais necessários: Atividade impressa, quadro e caderno.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os aprendizes ainda façam trocas do grafema izar-isar por sentirem dificuldades no domínio do conhecimento sobre as regularidades trabalhadas.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Converse com a classe que a aula do dia traz como proposta um jogo em equipe. No entanto, eles deverão aquecer os neurônios antes de iniciar a partida.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Explique para os aprendizes que eles deverão encontrar as respostas escondidas na diagonal, vertical e horizontal.

Professor, o caça-palavras é um passatempo que treina a habilidade de percepção. O objetivo é fazer com que o foco do aprendiz seja otimizado ao começar a refletir sobre a ortografia das palavras grafadas com as terminações -izar/isar.

Materiais complementares:

Acesse a impressão da atividade: clique aqui.

Acesse a resolução: clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Caça-palavras, também disponível para impressão: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Divida a classe em dois grupos e elucide como o jogo ocorrerá.
  • Os alunos deverão ficar posicionados a uma determinada distância do quadro.

O professor dita a palavra “socializar” e diz “Esquenta!”. Um aluno pré-determinado de cada equipe deverá se dirigir ao quadro e escrever a palavra. Caso o mesmo tenha dúvidas quanto a grafia, se é com S ou com Z, o aluno deverá recorrer ao grupo em busca de solução. Marca ponto quem escrever corretamente. O professor deve marcar a pontuação das equipes no quadro.

  • Converse com os alunos sobre a atividade realizada, como foi a participação de cada um e do grupo, se tiveram dificuldades e quais foram.

Materiais complementares:

Acesse a lista de palavras sugeridas: clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Entregue a atividade para que os aprendizes a colem no caderno.
  • Leia o enunciado e oriente-os para que escrevam as palavras da brincadeira na tabela de acordo com as terminações -izar e isar.
  • Retome o conteúdo com a classe e certifique que todos assimilaram o conteúdo.

Professor, você pode fazer a divisão silábica oralmente ou ainda escrevê-las no quadro com a participação dos aprendizes.

Materiais complementares:

Para impressão da atividade, acesse: clique aqui.

Para visualizar a resolução, acesse: clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.

Materiais necessários: Atividade impressa, quadro e caderno.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os aprendizes ainda façam trocas do grafema izar-isar por sentirem dificuldades no domínio do conhecimento sobre as regularidades trabalhadas.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Converse com a classe que a aula do dia traz como proposta um jogo em equipe. No entanto, eles deverão aquecer os neurônios antes de iniciar a partida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Explique para os aprendizes que eles deverão encontrar as respostas escondidas na diagonal, vertical e horizontal.

Professor, o caça-palavras é um passatempo que treina a habilidade de percepção. O objetivo é fazer com que o foco do aprendiz seja otimizado ao começar a refletir sobre a ortografia das palavras grafadas com as terminações -izar/isar.

Materiais complementares:

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Acesse a resolução: clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações: Caça-palavras, também disponível para impressão: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Divida a classe em dois grupos e elucide como o jogo ocorrerá.
  • Os alunos deverão ficar posicionados a uma determinada distância do quadro.

O professor dita a palavra “socializar” e diz “Esquenta!”. Um aluno pré-determinado de cada equipe deverá se dirigir ao quadro e escrever a palavra. Caso o mesmo tenha dúvidas quanto a grafia, se é com S ou com Z, o aluno deverá recorrer ao grupo em busca de solução. Marca ponto quem escrever corretamente. O professor deve marcar a pontuação das equipes no quadro.

  • Converse com os alunos sobre a atividade realizada, como foi a participação de cada um e do grupo, se tiveram dificuldades e quais foram.

Materiais complementares:

Acesse a lista de palavras sugeridas: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Entregue a atividade para que os aprendizes a colem no caderno.
  • Leia o enunciado e oriente-os para que escrevam as palavras da brincadeira na tabela de acordo com as terminações -izar e isar.
  • Retome o conteúdo com a classe e certifique que todos assimilaram o conteúdo.

Professor, você pode fazer a divisão silábica oralmente ou ainda escrevê-las no quadro com a participação dos aprendizes.

Materiais complementares:

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