Atividade para impressão - Jogo
Jogo
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre EZ - EZA
Por: Tiago Elias Batista
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.
Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, anotações, projetor, cartazes de palavras.
Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos ainda não tenham compreendido a estrutura morfológica de palavras derivadas por sufixo.
Referências sobre o assunto: "SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf"
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares:
Folha de atividade do jogo: clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Professor: Nesta proposta, temos 10 palavras, representando, cada qual, uma rodada (As palavras são: portuguesa, timidez, francês, frieza, leveza, moleza, certeza, delicadeza, holandesa, dureza). Para cada rodada, existem três slides:
1º) apresenta a palavra escrita de forma correta/incorreta para que os alunos a analisem;
2º) apresenta a dica com a palavra de origem;
3º) apresenta a palavra escrita de maneira correta. Cada rodada deve durar em média 3 minutos.
Materiais complementares:
Caso não disponha de projetor ou não deseje escrever as palavras no quadro, acesse o arquivo com os cartezes para impressão: clique aqui.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade: clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os alunos para jogarem o jogo de perguntas e respostas sobre as palavras escritas com ESA e EZA. Explique como jogar enviando um áudio ou vídeo com orientações sobre a atividade. Envie o jogo (disponível aqui) e proponha que joguem uma rodada, analisando as palavras e refletindo sobre a palavra de origem, na dica do jogo. Caso considere necessário, retome as regularidades na escrita dos sufixos ESA e EZA. Sugira aos alunos que convidem os familiares para jogarem.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio ou vídeo, uma orientação explicando que você realizará um ditado. Realize o ditado das palavras propostas na atividade do desenvolvimento do plano de aula, procedendo da seguinte forma: primeiro, diga a palavra e, em seguida, diga qual é a palavra de origem; solicite que os alunos as escrevam o caderno refletindo sobre o uso de ESA ou EZA. Depois de ditar todas as palavras, explicite a escrita correta de cada uma, possibilitando que os alunos façam a correção da escrita, ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite a correção coletiva.
Fechamento
Proponha aos alunos que organizem as palavras do ditado na tabela abaixo e completem as conclusões sobre o uso dos sufixos:
Usa-se EZ ou EZA em palavras derivadas de...
Usa-se ÊS ou ESA em palavras derivadas de...
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para brincarem com o jogo "é com S ou com Z?".
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tiago Elias Batista
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Revisão sobre palavras derivadas terminadas em -ez e -eza
Finalidade da aula: Revisar a ortografia de palavras derivadas com o sufixos -ez e -eza.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP08
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.
Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, anotações, projetor, cartazes de palavras.
Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos ainda não tenham compreendido a estrutura morfológica de palavras derivadas por sufixo.
Referências sobre o assunto: "SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf"
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: