Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.
Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, anotações, projetor, cartazes de palavras.
Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos ainda não tenham compreendido a estrutura morfológica de palavras derivadas por sufixo.
Referências sobre o assunto: "SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf"
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro as orientações para o jogo.
- Peça que os alunos se organizem em duplas.
- Explique a dinâmica do jogo.
Introdução
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro as regras de pontuação.
- Explique como os alunos devem marcar a pontuação do jogo. Lembre aos alunos que a tentativa 2 vale mais pontos e que, portanto, devem se atentar à dica de cada rodada. A ideia é que os alunos sejam incentivados a refletir sobre o uso dos sufixos ês/esa e ez/eza conforme a origem da palavra e o seu sentido: palavras terminadas com ês/esa são derivadas de nomes de lugares, enquanto as terminadas com ez/eza são derivadas de adjetivos. Caso ainda não tenha um cartaz na sala sobre o uso dos sufixos ês/esa e ez/eza, seria interessante registrar estas reflexões.
- Entregue as folhas de atividade nas quais os alunos farão as anotações. Deve ser uma folha por dupla.
Materiais complementares:
Folha de atividade do jogo: clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Informe aos alunos que o jogo está para começar e peça que prestem atenção.
Professor: Nesta proposta, temos 10 palavras, representando, cada qual, uma rodada (As palavras são: portuguesa, timidez, francês, frieza, leveza, moleza, certeza, delicadeza, holandesa, dureza). Para cada rodada, existem três slides:
1º) apresenta a palavra escrita de forma correta/incorreta para que os alunos a analisem;
2º) apresenta a dica com a palavra de origem;
3º) apresenta a palavra escrita de maneira correta. Cada rodada deve durar em média 3 minutos.
- Passe para o próximo slide para dar início à atividade.
Materiais complementares:
Caso não disponha de projetor ou não deseje escrever as palavras no quadro, acesse o arquivo com os cartezes para impressão: clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
- Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
- Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
- Diga para que se preparem para a próxima rodada.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Verifique a pontuação final de cada dupla e, com essas informações, anuncie o vencedor do jogo.
- Pergunte: qual foi a palavra ou palavras que causou mais dificuldades? Por que será que isso aconteceu? As respostas podem ser variadas, mas é importante aqui identificar qual foram eventuais falhas na aprendizagem e aproveitar o tempo para tirar alguma dúvida ou reforçar algum ponto específico.
- Questione-os se havia alguma palavra desconhecida. Este pode ser um momento para se buscar no dicionário e ajudar a aumentar o repertório dos alunos.
- Pergunte o que os alunos acharam da atividade e se ela ajudou a compreender melhor o uso desses sufixos.
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade: clique aqui.