14966
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisão sobre palavras derivadas terminadas em -ez e -eza

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre palavras terminadas em -ez e -eza

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.

Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, anotações, projetor, cartazes de palavras.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos ainda não tenham compreendido a estrutura morfológica de palavras derivadas por sufixo.

Referências sobre o assunto: "SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf"

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as orientações para o jogo.
  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Explique a dinâmica do jogo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as regras de pontuação.
  • Explique como os alunos devem marcar a pontuação do jogo. Lembre aos alunos que a tentativa 2 vale mais pontos e que, portanto, devem se atentar à dica de cada rodada. A ideia é que os alunos sejam incentivados a refletir sobre o uso dos sufixos ês/esa e ez/eza conforme a origem da palavra e o seu sentido: palavras terminadas com ês/esa são derivadas de nomes de lugares, enquanto as terminadas com ez/eza são derivadas de adjetivos. Caso ainda não tenha um cartaz na sala sobre o uso dos sufixos ês/esa e ez/eza, seria interessante registrar estas reflexões.
  • Entregue as folhas de atividade nas quais os alunos farão as anotações. Deve ser uma folha por dupla.

Materiais complementares:

Folha de atividade do jogo: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que o jogo está para começar e peça que prestem atenção.

Professor: Nesta proposta, temos 10 palavras, representando, cada qual, uma rodada (As palavras são: portuguesa, timidez, francês, frieza, leveza, moleza, certeza, delicadeza, holandesa, dureza). Para cada rodada, existem três slides:

1º) apresenta a palavra escrita de forma correta/incorreta para que os alunos a analisem;

2º) apresenta a dica com a palavra de origem;

3º) apresenta a palavra escrita de maneira correta. Cada rodada deve durar em média 3 minutos.

  • Passe para o próximo slide para dar início à atividade.

Materiais complementares:

Caso não disponha de projetor ou não deseje escrever as palavras no quadro, acesse o arquivo com os cartezes para impressão: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Verifique a pontuação final de cada dupla e, com essas informações, anuncie o vencedor do jogo.
  • Pergunte: qual foi a palavra ou palavras que causou mais dificuldades? Por que será que isso aconteceu? As respostas podem ser variadas, mas é importante aqui identificar qual foram eventuais falhas na aprendizagem e aproveitar o tempo para tirar alguma dúvida ou reforçar algum ponto específico.
  • Questione-os se havia alguma palavra desconhecida. Este pode ser um momento para se buscar no dicionário e ajudar a aumentar o repertório dos alunos.
  • Pergunte o que os alunos acharam da atividade e se ela ajudou a compreender melhor o uso desses sufixos.

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade: clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.

Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, anotações, projetor, cartazes de palavras.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos ainda não tenham compreendido a estrutura morfológica de palavras derivadas por sufixo.

Referências sobre o assunto: "SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf"

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as orientações para o jogo.
  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Explique a dinâmica do jogo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as regras de pontuação.
  • Explique como os alunos devem marcar a pontuação do jogo. Lembre aos alunos que a tentativa 2 vale mais pontos e que, portanto, devem se atentar à dica de cada rodada. A ideia é que os alunos sejam incentivados a refletir sobre o uso dos sufixos ês/esa e ez/eza conforme a origem da palavra e o seu sentido: palavras terminadas com ês/esa são derivadas de nomes de lugares, enquanto as terminadas com ez/eza são derivadas de adjetivos. Caso ainda não tenha um cartaz na sala sobre o uso dos sufixos ês/esa e ez/eza, seria interessante registrar estas reflexões.
  • Entregue as folhas de atividade nas quais os alunos farão as anotações. Deve ser uma folha por dupla.

Materiais complementares:

Folha de atividade do jogo: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que o jogo está para começar e peça que prestem atenção.

Professor: Nesta proposta, temos 10 palavras, representando, cada qual, uma rodada (As palavras são: portuguesa, timidez, francês, frieza, leveza, moleza, certeza, delicadeza, holandesa, dureza). Para cada rodada, existem três slides:

1º) apresenta a palavra escrita de forma correta/incorreta para que os alunos a analisem;

2º) apresenta a dica com a palavra de origem;

3º) apresenta a palavra escrita de maneira correta. Cada rodada deve durar em média 3 minutos.

  • Passe para o próximo slide para dar início à atividade.

Materiais complementares:

Caso não disponha de projetor ou não deseje escrever as palavras no quadro, acesse o arquivo com os cartezes para impressão: clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 1”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a dica ou mostre o cartaz com ela.
  • Diga aos alunos para que escrevam a palavra da maneira correta na coluna “Tentativa 2”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a palavra correta ou mostre-a com um cartaz.
  • Diga aos alunos para que verifiquem suas tentativas e, se estiverem iguais à palavra apresentada, que marquem os pontos conforme a orientação.
  • Diga para que se preparem para a próxima rodada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Verifique a pontuação final de cada dupla e, com essas informações, anuncie o vencedor do jogo.
  • Pergunte: qual foi a palavra ou palavras que causou mais dificuldades? Por que será que isso aconteceu? As respostas podem ser variadas, mas é importante aqui identificar qual foram eventuais falhas na aprendizagem e aproveitar o tempo para tirar alguma dúvida ou reforçar algum ponto específico.
  • Questione-os se havia alguma palavra desconhecida. Este pode ser um momento para se buscar no dicionário e ajudar a aumentar o repertório dos alunos.
  • Pergunte o que os alunos acharam da atividade e se ela ajudou a compreender melhor o uso desses sufixos.

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade: clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano