14964
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Telejornal da turma

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Telejornal da turma

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tuturial disponível aqui);
Editor de vídeo MovieMaker (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial para compartilhar vídeos disponível aqui).

Introdução
Combine com os estudantes uma videochamada para fazerem as últimas revisões no roteiro criado na aula anterior, para a gravação do telejornal da turma (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende da aula anterior para poder ser realizada). Compartilhe a tela para que todos possam ler o roteiro do jornal completo, afim de perceber se será necessário algum ajuste, e retome quem serão os jornalistas que vão gravar as falas do telejornal. Se possível, combine com aqueles que vão gravar o vídeo como será o cenário onde vão aparecer e o figurino, deixando que o resto da turma participe com ideias.

Desenvolvimento
Nem todos os estudantes vão gravar o telejornal, mas todos podem participar colaborando com ideias e dando dicas para aqueles que vão aparecer diante da tela. Siga as orientações do plano original para não esquecer de nenhum detalhe.
Combine um prazo para o envio dos vídeos. Se os vídeos forem muito longos, não será possível enviá-los por WhatsApp; então, oriente os alunos a subir o vídeo no Google Drive e compartilhar o link com você. O próximo passo será editar e unir as partes gravadas, de modo que o telejornal seja contínuo.
Existem muitos programas para editar vídeos, e alguns deles já vêm instalados no próprio computador ou celular. Uma dica é usar o MovieMaker (tutorial disponível aqui).

Fechamento
Finalizando a edição do vídeo, suba-o no Google Drive e compartilhe o link com a turma. Siga as orientações do plano original para enviar para os estudantes alguns questionamentos sobre o processo de elaboração e gravação do telejornal, além de solicitar que avaliem a atividade. Estipule um prazo para envio das respostas e organize uma devolutiva para toda a turma.

Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes nas gravações e envio de material, bem como se divertir assistindo com eles ao telejornal feito pela turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_05SQA12

(EF04LP17) Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas