14963
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Telejornais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Telejornais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Programa Jornal da Cultura, disponível aqui;
Atividade 1, disponível aqui, e resolução da atividade 1, disponível aqui.
Atividade de fechamento, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui). 

Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a descobrir como funciona um telejornal. Pergunte se eles sabem o que são telejornais e se conhecem algum. Diga que você vai enviar um vídeo para que eles comecem a se familiarizar com a estrutura de um telejornal. Siga as orientações do plano original.

Desenvolvimento
Convide os estudantes para uma videochamada, para refletirem e conversarem sobre o vídeo que assistiram. Siga os questionamentos que estão no Desenvolvimento do plano original para pautar a discussão. Diga que você vai enviar um desafio, que pode ser feito em duplas ou em grupos se os estudantes conseguirem se comunicar por telefone ou videochamada.
Envie o arquivo com o esquema de funcionamento do telejornal e as palavras para que possam preencher os quadros. Os estudantes podem fazer a tarefa no caderno ou você pode criar um arquivo no Google Jamboard e enviar uma cópia a cada um deles. Nesse caso, cole a imagem do esquema no fundo do slide do Jamboard e oriente que eles preencham escrevendo as palavras por meio de notas. Estipule um prazo para a finalização da atividade 1 e convide os estudantes para uma nova videochamada, para socializarem e realizarem a atividade 2 coletivamente.
Lembre-se sempre de gravar a videochamada ou fazer um resumo dela para enviar àqueles que não puderam participar.

Fechamento
Realize uma nova videochamada e socialize a atividade 1 seguindo as orientações do plano original. Convide os estudantes a preencher coletivamente um quadro com as informações aprendidas (atividade 2). Compartilhe sua tela e vá registrando as descobertas sobre os profissionais que trabalham em um telejornal e sua estrutura padrão. Solicite que os estudantes copiem essas descobertas no caderno ou envie posteriormente o arquivo digitado a cada um deles.
Diga que eles vão cumprir mais um desafio, agora individualmente. Envie o texto do slide de Fechamento, que contém alguns equívocos sobre o gênero telejornal (disponível aqui). Peça que eles descubram os erros e os corrijam. Estipule um novo prazo para a conclusão dessa tarefa. Siga as orientações do plano para realizar uma devolutiva para toda turma.

Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a conversar com as crianças sobre os telejornais que assistem em casa, apoiando a realização das atividades. Pode auxiliar também a participação nas videochamadas, acompanhando as aprendizagens e apoiando a manutenção dos laços afetivos com a turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_05SQA10

(EF04LP17) Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas