Atividades para impressão - Manchetes para Dinâmica Quebra Gelo
Plano de Aula
Plano de aula: Um dia de apresentador: cartas de reclamação na televisão
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: slide, retroprojetor, vídeos, aparelho de som, fotos, celulares ou máquinas de fotografar, computadores, cartazes produzidos pelos alunos, perucas, chapéu, ternos, vestidos e arquivo com notícias absurdas: acesse aqui
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: Espera-se que os alunos tenham cumprido com todas as tarefas planejadas na aula anterior. Caso alguns alunos cheguem nessa aula sem algum material (fotos, slides, cartazes, reclamações a serem apresentadas) isso dificultará sua performance oral. Como a performance será em duplas, a ausência de um dos colegas também pode criar uma situação que fuja ao planejado. Ainda, algumas dificuldades ligadas aos aspectos e motivos ou cognitivos podem se constituir como barreiras que podem prejudicar o desempenho oral dos alunos, como a timidez (que pode inibir a transmissão da mensagem por parte do aluno) e a dificuldade de síntese das informações (levando ao extrapolamento do tempo destinado a cada dupla).
Referências sobre o assunto:
CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T.V. Gêneros Orais na Escola. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. 1.ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-102.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos. Aproveite para averiguar o nível de ansiedade dos alunos para apresentar suas performances orais. Busque tranquilizá-los para que possam oralizar a apresentação planejada com desenvoltura.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Introduza a aula com uma dinâmica quebra gelo de modo a construir um clima de descontração e permitir que os alunos se sintam à vontade para poder participar da aula obtendo um bom desempenho oral.
- Providencie um chapéu e um aparelho de som. Forme um círculo com os alunos. Diga que o chapéu irá passando de cabeça em cabeça enquanto uma música animada é tocada. Quando a música parar, aquele que estiver com o chapéu irá escolher uma ficha. Nessa ficha haverá uma manchete de notícia absurda que a pessoa deverá ler e apresentar como se fosse um apresentador de telejornal.
- Acesse o arquivo com as notícias: <link>. Nesse arquivo há 5 manchetes. Peça para os alunos imitarem um apresentador enquanto dão as notícias. Espera-se que se divirtam enquanto as notícias são dadas. Se for possível, providencie perucas, vestidos e ternos para que os alunos possam se caracterizar como jornalistas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Exiba o vídeo para que os alunos possam orientar suas apresentações, agora com todas as ações planejadas.
- Peça para observarem como o apresentador utiliza a voz, os gestos e as imagens para poder construir sentidos que possam convencer os telespectadores que a reclamação é verdadeira, séria, que merece atenção e solução rápida.
Materiais complementares:
Vídeo Cantinho do WhatsaApp, G1. Disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/videos/t/todos-os-videos/v/cantinho-do-whatsapp-veja-as-reclamacoes-dos-telespectadores-enviadas-ao-tem-noticias/7061560/ . Acesso em 19 de novembro de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Em conjunto com a turma elabore critérios para definir uma boa apresentação. Esses critérios servirão para que as duplas possam se guiar no momento da apresentação e para que os demais alunos possam avaliá-los, com o objetivo de permitir que todos recebam feedbacks sobre suas performances orais.
- Distribua folhas pautadas para que os alunos copiem os critérios, deixando espaço para as respostas, observações e para dúvidas que podem surgir ao longo das apresentações.
- Vá anotando as ideias no quadro e, após chegarem a redação final, peça para que os alunos comecem a copiar.
- Alguns critérios que podem aparecer nessa pauta de observação:
- As reclamações foram apresentadas de forma clara?
- As reclamações geraram interesse no público?
- Os materiais utilizados apoiaram a fala? Deram veracidade ao discurso?
- Houve uma busca pela resolução do problema?
- Os gestos, expressões e entonações da voz contribuíram para uma boa apresentação?
- As duplas conseguiram convencer que a reclamação era verdadeira, séria e que precisava ser resolvida logo?
- Oriente os alunos para que prestem atenção nas apresentações e se for necessário dê tempo para que preencham as respostas após cada performance. Esclareça que, após todos apresentarem, a turma irá discutir sobre como foi cada apresentação, expondo nesse momento comentários e possíveis dúvidas que possam ter surgido. Diga que dicas para melhorias e elogios também são bem vindos.
Materiais complementares:
Critérios para observar as apresentações: aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize a apresentação com os alunos.
- Defina a ordem da exposição das duplas.
- Em seguida, leia as informações do slide junto com os alunos.
- Prepare um celular ou máquina fotográfica para registrar as apresentações dos alunos tirando fotos ou filmando.
- Em outro momento, você pode mostrar os vídeos aos alunos ou fazer um painel de fotos no mural da sala de aula para que todos possam ter boas recordações desse momento.
Desenvolvimento
Orientações:
- Dê 2 minutos para que as duplas organizem os materiais que utilizarão durante a apresentação.
- Após organizarem tudo, certifique-se que todos estão preparados. Peça para a primeira dupla se posicionar. Oriente os demais alunos a respeitar a apresentação e ficar em silêncio prestando muita atenção.
- Ao final de cada apresentação, peça para a turma aplaudir a dupla e dê um tempo para finalizar o preenchimento da pauta de observação.
- Os comentários podem ser feitos logo após cada apresentação ou no final de todas elas.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Com as informações coletadas durante as apresentações, feche a aula realizando uma avaliação geral, na qual possam ser dados feedbacks sobre a performance oral dos alunos e sobre a experiência de coletar reclamações, encontrar os responsáveis pelos problemas e comunicar os achados aos colegas.
- Esse bloco de aulas sobre oralidade pode permitir que os alunos compreendam que, para a atuação na vida pública, o desempenho oral favorece o exercício da cidadania, na medida em que podem comunicar-se com a sociedade, com os órgãos do governo e com outras instâncias, buscando ser persuasivos e assertivos com o objetivo de solucionar problemas que podem melhorar suas vidas em âmbito pessoal e coletivo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Planejamento do quadro do programa, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Editor de vídeo Movavi (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Esta é a adaptação dos planos 11 e 12 desta sequência, por isso, em alguns momentos, haverá mais de uma opção de percurso. Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a criarem um programa de TV que dê voz às reclamações dos telespectadores, começando pelo planejamento. Escolha entre os vídeos do programa “Cantinho do WhatsApp”, dos planos 11 e 12, e envie junto com as respectivas perguntas que você encontra nos slides dos planos originais. Ambos têm o objetivo de inspirar o planejamento e a gravação do programa. Estipule um prazo para envio das respostas ou, se preferir, peça para os estudantes enviarem suas respostas ao grupo, de modo que todos possam compartilhar suas ideias.
Desenvolvimento
Convide os estudantes a fazerem grupos e trocarem ideias por meio de mensagens ou videochamadas. A ideia é que cada grupo faça um levantamento de reclamações que possam ser noticiadas, elaborem um planejamento e escolham alguém do grupo para gravar um vídeo, como se fosse um apresentador de televisão. Os estudantes podem ser os reclamantes com alguém de casa ou com quem possam falar por telefone.
Envie o quadro para planejamento da gravação e estipule um prazo para envio deste roteiro. Atente ao fato de que no roteiro há espaço para anexar material que comprove o problema (foto, vídeo ou áudio feito pelo reclamante) e para resposta dada pelos responsáveis pelo problema.
Combine uma videochamada para compartilharem os materiais coletados, os planejamentos e fazerem combinados antes das gravações dos grupos. Durante a videochamada os estudantes devem compartilhar seus planejamentos e aprimorá-los com a ajuda dos colegas e do professor. Além disso, será a oportunidade para fazerem combinados coletivos, como estipular o tempo de duração dos vídeos, pensar em figurinos e cenários, e retomar a forma como os apresentadores noticiam as reclamações. Se possível, elaborem juntos critérios para avaliação dos vídeos (para isso, siga as orientações do desenvolvimento do plano 12). Grave esta videochamada ou faça um resumo dela para aqueles que não puderam participar.
Estipule um prazo para gravação e envio dos vídeos. Se os vídeos forem longos, não será possível enviá-los por WhatsApp; oriente os estudantes a subirem o vídeo no Google Drive e compartilharem o link com você.
Para colaborar e acompanhar as discussões de cada um dos grupos, você pode criar grupos no WhatsApp e convidar os participantes, informando que a troca de mensagens ali será apenas com o intuito de realizar essa tarefa. Outra opção é criar um documento no Google Docs e compartilhar com os integrantes de cada grupo, de modo que possam elaborar juntos o planejamento e as falas dos apresentadores.
Fechamento
Para a finalização dessa proposta, sugerimos que você edite os vídeos recebidos, unindo-os de modo que pareçam um programa de televisão. Para editar os vídeos, existem muitos programas, alguns deles já vêm instalados no próprio computador ou celular. Uma dica é usar o Movavi.
Envie o vídeo ou link do vídeo aos estudantes e solicite que façam um registro escrito, avaliando o programa segundo os critérios estipulados, cuidando sempre para que haja respeito pelas produções alheias. Estipule um prazo para recebimento das avaliações e organize uma devolutiva geral para a turma.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. Os membros da família podem ser convidados para serem entrevistados, podem ajudar na organização dos materiais necessários para a gravação do programa de televisão e na comunicação entre os grupos. Depois que o vídeo estiver pronto, a família pode assisti-lo, valorizando as criações das crianças.