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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Receita: relato oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: relato oral

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receitas culinárias e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (gravador de áudio para captação do som e computador), papel sulfite e folha pautada para anotações.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades na compreensão das informações orais dadas pelo profissional convidado, sendo a gravação de áudio um recurso indispensável para esta atividade.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127-142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no Ensino Fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2011. - 56 p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em: 30/7/2018).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1. Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias na versão oral.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1. A aula será iniciada com a propositura de uma pesquisa de opinião entre os alunos, sendo perguntado qual a merenda escolar mais apreciada por eles.
Para tanto, relembre com as crianças qual o cardápio servido com regularidade e oriente-as a escolher apenas uma refeição.

2. Construa no quadro uma tabela para ser anotadas as opções dos alunos.

3. Distribua a cada aluno uma ficha em branco feita em papel sulfite e oriente a turma a anotar sua opção de voto nela.

4. Recolha todas as fichas e inicie a tabulação dos dados, sendo preenchida simultaneamente a tabela para tornar possível a visualização do resultado.

5. Proponha a contagem final dos votos analisando coletivamente com a turma quais tipos de alimento mais se destacaram, quais foram menos votados, quais não foram citados pelos alunos. Solicite ainda que justifiquem o porquê das suas escolhas e teça breves comentários incentivando o consumo da alimentação balanceada servida na escola.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

1. Disponha a turma em semicírculo para que todos possam ter maior envolvimento e participação nas atividades propostas.

2. Convide os alunos para assistir o vídeo culinário Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em: 23/7/2018), com auxílio de data show ou exibido no aparelho de TV. Este é um momento oportuno para retomar a importância da alimentação saudável e ainda visualizar um modelo de receita culinária transmitida por meio oral.

3. Questione a turma para se certificar da compreensão do vídeo exibido, observando se a receita foi relatada de forma coerente e quais informações são apresentadas (título, ingredientes, modo de preparo), evidenciando a presença dos elementos compositores do texto também no gênero Oral.

4. Reflita com os alunos que, além da manutenção da temática e da estrutura composicional da receita culinária, recursos específicos são utilizados quando a apresentação oral é realizada, tais como: alternância de pronúncia e voz (mais alta, mais baixa, mais rápida, mais devagar) para ressaltar pontos que necessitam ser observados bem como o uso da expressão corporal (gestos e movimentos) que auxiliam na compreensão do que está sendo relatado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Retome a pesquisa realizada sobre a merenda preferida da turma e esclareça que o profissional responsável pelo preparo desta refeição irá revelar a eles
a receita que usa no dia a dia. Cabe ressaltar que a ida desta pessoa até a sala de aula necessita ser organizada previamente para que ela esteja disponível e preparada para o momento da atividade.

2. Retome com os alunos o que é necessário uma receita conter, relembrando os elementos compositores característicos deste gênero textual. Anote tais informações no quadro e combine com as crianças que deverão observar se as informações dadas pelo convidado seguem por esta vertente.

3. Antes de receber o profissional responsável pelo preparo da merenda, estabeleça junto com a turma algumas regras básicas a ser seguidas durante esta atividade, tais como:

a) O convidado irá relatar oralmente a receita sem ser interrompido.

b) Casos de dúvidas só poderão ser discutidos ao término do relato.

c) O aluno que quiser se pronunciar deverá pedir a vez.

4. Explique aos alunos que a forma de preparo da merenda preferida da turma deverá ser por eles registrada. Questione-os sobre a forma mais eficaz de garantir

o registro fiel das informações prestadas oralmente pelo profissional convidado, levando-os a perceber que a gravação de vídeo é o mais adequado para o momento, uma vez que permite a captação completa do relato que será apresentado.

5. Combine com a turma que esta gravação será feita com o auxílio de um aparelho de telefonia móvel (celular) assim como será proposto que seja realizado pelos alunos nas aulas seguintes.

6. Em horário previamente marcado, receba o profissional convidado, apresente-o à turma, acomode-o em uma cadeira no centro da sala e dê início à atividade, solicitando a participação dos alunos conforme as regras acordadas.

7. Solicite aos alunos que avaliem se as informações prestadas foram suficientes para esclarecer como a merenda preferida é feita. Para tanto, distribua para cada um a ficha de atividade Avaliando o relato oral (modelo disponível em Material complementar) e projete (ou registre no quadro) as questões a ser analisadas.

8. Proponha a reflexão e o preenchimento de modo coletivo, analisando se os elementos essenciais que fazem parte de uma receita culinária foram relatados pelo convidado.

9. Para confirmação e validação das respostas dadas, apresente trechos da gravação realizada para que seja feita a audição pela turma.

Materiais complementares: Aparelho celular e ficha da atividade Avaliando o relato oral (para impressão, clique aqui).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Para o encerramento da aula, proponha uma reflexão acerca da receita culinária transmitida de forma oral, de modo a enfatizar que tal gênero necessita manter seus elementos compositores para que seja compreendido e consiga atingir seu objetivo principal: ensinar o preparo de uma refeição.

2. Coletivamente, solicite que elaborem uma breve conclusão sobre a reflexão acima e registrem-na no caderno para posteriores consultas, quando necessário for.

3. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre as receitas culinárias serão realizados nas aulas seguintes.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receitas culinárias e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (gravador de áudio para captação do som e computador), papel sulfite e folha pautada para anotações.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades na compreensão das informações orais dadas pelo profissional convidado, sendo a gravação de áudio um recurso indispensável para esta atividade.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127-142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no Ensino Fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2011. - 56 p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em: 30/7/2018).

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1. Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias na versão oral.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1. A aula será iniciada com a propositura de uma pesquisa de opinião entre os alunos, sendo perguntado qual a merenda escolar mais apreciada por eles.
Para tanto, relembre com as crianças qual o cardápio servido com regularidade e oriente-as a escolher apenas uma refeição.

2. Construa no quadro uma tabela para ser anotadas as opções dos alunos.

3. Distribua a cada aluno uma ficha em branco feita em papel sulfite e oriente a turma a anotar sua opção de voto nela.

4. Recolha todas as fichas e inicie a tabulação dos dados, sendo preenchida simultaneamente a tabela para tornar possível a visualização do resultado.

5. Proponha a contagem final dos votos analisando coletivamente com a turma quais tipos de alimento mais se destacaram, quais foram menos votados, quais não foram citados pelos alunos. Solicite ainda que justifiquem o porquê das suas escolhas e teça breves comentários incentivando o consumo da alimentação balanceada servida na escola.

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Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

1. Disponha a turma em semicírculo para que todos possam ter maior envolvimento e participação nas atividades propostas.

2. Convide os alunos para assistir o vídeo culinário Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em: 23/7/2018), com auxílio de data show ou exibido no aparelho de TV. Este é um momento oportuno para retomar a importância da alimentação saudável e ainda visualizar um modelo de receita culinária transmitida por meio oral.

3. Questione a turma para se certificar da compreensão do vídeo exibido, observando se a receita foi relatada de forma coerente e quais informações são apresentadas (título, ingredientes, modo de preparo), evidenciando a presença dos elementos compositores do texto também no gênero Oral.

4. Reflita com os alunos que, além da manutenção da temática e da estrutura composicional da receita culinária, recursos específicos são utilizados quando a apresentação oral é realizada, tais como: alternância de pronúncia e voz (mais alta, mais baixa, mais rápida, mais devagar) para ressaltar pontos que necessitam ser observados bem como o uso da expressão corporal (gestos e movimentos) que auxiliam na compreensão do que está sendo relatado.

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Orientações:

1. Retome a pesquisa realizada sobre a merenda preferida da turma e esclareça que o profissional responsável pelo preparo desta refeição irá revelar a eles
a receita que usa no dia a dia. Cabe ressaltar que a ida desta pessoa até a sala de aula necessita ser organizada previamente para que ela esteja disponível e preparada para o momento da atividade.

2. Retome com os alunos o que é necessário uma receita conter, relembrando os elementos compositores característicos deste gênero textual. Anote tais informações no quadro e combine com as crianças que deverão observar se as informações dadas pelo convidado seguem por esta vertente.

3. Antes de receber o profissional responsável pelo preparo da merenda, estabeleça junto com a turma algumas regras básicas a ser seguidas durante esta atividade, tais como:

a) O convidado irá relatar oralmente a receita sem ser interrompido.

b) Casos de dúvidas só poderão ser discutidos ao término do relato.

c) O aluno que quiser se pronunciar deverá pedir a vez.

4. Explique aos alunos que a forma de preparo da merenda preferida da turma deverá ser por eles registrada. Questione-os sobre a forma mais eficaz de garantir

o registro fiel das informações prestadas oralmente pelo profissional convidado, levando-os a perceber que a gravação de vídeo é o mais adequado para o momento, uma vez que permite a captação completa do relato que será apresentado.

5. Combine com a turma que esta gravação será feita com o auxílio de um aparelho de telefonia móvel (celular) assim como será proposto que seja realizado pelos alunos nas aulas seguintes.

6. Em horário previamente marcado, receba o profissional convidado, apresente-o à turma, acomode-o em uma cadeira no centro da sala e dê início à atividade, solicitando a participação dos alunos conforme as regras acordadas.

7. Solicite aos alunos que avaliem se as informações prestadas foram suficientes para esclarecer como a merenda preferida é feita. Para tanto, distribua para cada um a ficha de atividade Avaliando o relato oral (modelo disponível em Material complementar) e projete (ou registre no quadro) as questões a ser analisadas.

8. Proponha a reflexão e o preenchimento de modo coletivo, analisando se os elementos essenciais que fazem parte de uma receita culinária foram relatados pelo convidado.

9. Para confirmação e validação das respostas dadas, apresente trechos da gravação realizada para que seja feita a audição pela turma.

Materiais complementares: Aparelho celular e ficha da atividade Avaliando o relato oral (para impressão, clique aqui).

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Para o encerramento da aula, proponha uma reflexão acerca da receita culinária transmitida de forma oral, de modo a enfatizar que tal gênero necessita manter seus elementos compositores para que seja compreendido e consiga atingir seu objetivo principal: ensinar o preparo de uma refeição.

2. Coletivamente, solicite que elaborem uma breve conclusão sobre a reflexão acima e registrem-na no caderno para posteriores consultas, quando necessário for.

3. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre as receitas culinárias serão realizados nas aulas seguintes.

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