14953
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Exposição oral de verbetes Animais da África

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Exposição oral de verbetes Animais da África

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor para apresentar os slides, cópias de impressão da ficha de avaliação do professor (clique aqui para acessar), cópias de impressão da ficha de autoavaliação para os grupos (clique aqui para acessar), microfone, caixa de som, câmera para filmagem ou celular.

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO.;A. Conversas entre textos. In: Diversidade textual:os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.; C.F.; MENDONÇA.; M. CAVALCANTI.; M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Podem ter dificuldade em realizar apresentações orais, sentindo-se envergonhados. Podem também ter dificuldades em se apropriar das falas, no caso do verbete oral, e de realizar a leitura na frente do público.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO.;B. EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO.; A. Conversas entre textos . In :Diversidade textual: os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.;C.F.;MENDONÇA.; M. CAVALCANTI.; M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para turma. Informe que a proposta desta aula é realizar a apresentação da exposição oral de verbetes dos animais da África, que foi organizada na aula anterior.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula direcionando a turma para o local escolhido para a apresentação dos verbetes orais dos animais da África. Peça que levem os materiais produzidos para a exposição, como os painéis.
  • Já no local, explique que os grupos terão um tempo para realizar uma rodada de apresentação, sendo o último ensaio antes do evento. Incentive-os e os encoraje, afirmando que eles estão bem preparados para a apresentação e, caso sintam-se mais confortáveis, eles podem realizar a leitura do texto que produziram para a apresentação.
  • Vamos lá, turma! Todos vocês estão bem preparados e confiantes. Será uma atividade muito legal e divertida! Sintam-se tranquilos, não fiquem envergonhados e saibam que eu acredito na capacidade de cada um. Vocês já estão dando o melhor de si, acreditem nisso!

3. Permita que eles fixem os painéis nos locais adequados ou, se eles forem segurará-los, que se posicionem.

4. Retome o roteiro do evento e destaque que o aluno que realizará a abertura do evento terá 2 minutos para a fala de apresentação ou para realizar a leitura.
E que cada grupo com cinco participantes terá 5 minutos para apresentar os verbetes, ou seja, cada um terá 1 minuto para a sua fala. No final, serão reservados mais 2 minutos para a fala de encerramento.

5. Inicie a rodada de ensaio e, neste momento, evite pontuar ajustes mais complexos e realizar comentários negativos, apenas relembre também alguns pontos que foram sinalizados na aula anterior, como o uso do tom, a postura em relação à imagem e a importância em não usar termos ou expressões mais informais.

  • Na apresentação do verbete oral qual é o tom ideal?

Espera-se que eles afirmem que precisa ser um tom formal. Destaque a importância de usar um tom audível, em que todos possam ouvir as informações.

  • Será que podemos usar termos ou palavras informais? Qual é o tipo de linguagem que devemos mesmo utilizar?

Os alunos devem dizer uma linguagem técnica, formal.

  • E em relação à imagem? De que maneira, vocês devem se posicionar?

Eles devem afirmar que devem se posicionar ao lado da imagem, permitindo que todos possam visualizá-las sem obstáculos, observando todos os detalhes.

  • E se vocês esquecerem a fala, fiquem tranquilos que o colega poderá ajudá-los ou recorram à leitura do texto. Lembrem-se que todos estão juntos neste evento!

4. Após os ensaios finais, finalize, comunicando o início do evento:

  • Muito bem! Vamos, então, iniciar a exposição oral dos verbetes dos Animais da África. Tenho certeza que a apresentação será um sucesso! Lembrem-se que, conforme forem apresentando, irão se sentir mais seguros, e qualquer ajuste será realizado naturalmente.

Materiais complementares: Roteiro da exposição oral

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Esta parte deverá durar 15 minutos.

Orientações:

  • Oriente-os a receber os alunos das turmas que foram convidadas e permita que eles se acomodem, sentando-se. Neste momento, faça a mediação para que as crianças possam fazer silêncio e prestar atenção ao que vai ser apresentado. Se possível, faça a filmagem da apresentação, de maneira que eles possam assistir posteriormente e até anexar ao acervo de mídias da biblioteca, por exemplo, da escola.
  • Convide o aluno que foi escolhido na etapa anterior para realizar a abertura do evento. Neste momento, ele poderá realizar a leitura do texto de abertura, que foi sugerido no plano anterior desta sequência ser elaborado por eles. Em Materiais complementares há um modelo de texto para abertura.
  • Permita então o início das apresentações. Se os painéis estiverem fixos, cada grupo vai se direcionar para os seus painéis, se posicionando ao lado deles. Acompanhe as apresentações, realizando gestos afirmativos para os alunos, e, se perceber que eles estão com muita dificuldade, faça a mediação, permitindo, por exemplo, que eles recorram ao verbete na modalidade escrita e realizem a leitura. Faça intervenções no sentido de deixá-los calmos,
    caso eles esqueçam o texto ou fiquem “travados”. Diga:
  • Os verbetes trazem muitas explicações. O colega vai continuar apresentando, agora realizando a leitura. Fiquem atentos e vejam quantas informações irão descobrir sobre este animal da África!

Ou, se o aluno ficar muito nervoso e não conseguir continuar, sugira:

  • O colega vai continuar com as explicações. Vamos lá, fiquem atentos!

O importante é que eles superem este momento sem cobranças e percebam que podem contar com a ajuda tanto do professor quanto dos colegas.

4. Para avaliar o processo deles de produção dos verbetes orais e o seu uso, neste caso, na exposição oral dos verbetes, preencha a ficha de avaliação,

que eles também irão receber na etapa final da aula.

Materiais complementares: Ficha de avaliação do professor. Modelo de texto de abertura.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Esta parte deverá durar 15 minutos.

Orientações:

  • No final das apresentações, permita um espaço para algumas perguntas, estipule uma pergunta para cada grupo. Destaque que as perguntas devem ser sobre o que foi dito nos verbetes. Filtre os questionamentos, validando aqueles que de fato tenham a ver com as informações que foram apresentadas.
  • Por fim, convide o aluno que fará o encerramento da exposição dos verbetes orais, agradecendo aos convidados pela presença!

Materiais complementares: Ficha de avaliação do professor. Modelo de texto de encerramento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa, retorne com os alunos para a sala de aula, caso as apresentações tenham sido em outro espaço, faça uma roda com os alunos e parabenize a turma. Diga que eles foram dedicados, responsáveis e realizaram uma ótima apresentação.
  • Explique que eles terão o direito de refletir sobre a própria apresentação que fizeram preenchendo uma ficha de autoavaliação.
  • Distribua a ficha de avaliação, que para eles será chamada de ficha de autoavaliação, para cada grupo. Peça que eles respondam e discutam com o grupo cada ponto, validando o que foi bom e sugerindo ideias para ajustar o que não deu certo, pensando em um próximo evento que envolva exposição oral de verbetes. Aqui é importante que os alunos exerçam esta reflexão sobre as práticas deles.
  • Depois, socialize as respostas e discuta com eles os pontos que foram sinalizados também por você. No final da discussão, construa junto com eles um texto abordando o que precisa ser ajustado. Por exemplo, um grupo sinalizou que esqueceu muitas informações, deixando o verbete oral incompleto. Chegando a esta conclusão, o grupo pode escrever que será preciso mais ensaios em uma próxima apresentação, de maneira que se sintam mais seguros e se apropriem mais das explicações.

Se foi possível filmar as apresentações, programe, posteriormente, um momento para eles assistirem à apresentação para confrontar as reflexões deles.

5. No final, sugira mais eventos de exposição oral envolvendo os verbetes, pensando em outro temas.

Materiais complementares: Ficha de avaliação do grupo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor para apresentar os slides, cópias de impressão da ficha de avaliação do professor (clique aqui para acessar), cópias de impressão da ficha de autoavaliação para os grupos (clique aqui para acessar), microfone, caixa de som, câmera para filmagem ou celular.

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO.;A. Conversas entre textos. In: Diversidade textual:os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.; C.F.; MENDONÇA.; M. CAVALCANTI.; M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Podem ter dificuldade em realizar apresentações orais, sentindo-se envergonhados. Podem também ter dificuldades em se apropriar das falas, no caso do verbete oral, e de realizar a leitura na frente do público.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO.;B. EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO.; A. Conversas entre textos . In :Diversidade textual: os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.;C.F.;MENDONÇA.; M. CAVALCANTI.; M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para turma. Informe que a proposta desta aula é realizar a apresentação da exposição oral de verbetes dos animais da África, que foi organizada na aula anterior.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula direcionando a turma para o local escolhido para a apresentação dos verbetes orais dos animais da África. Peça que levem os materiais produzidos para a exposição, como os painéis.
  • Já no local, explique que os grupos terão um tempo para realizar uma rodada de apresentação, sendo o último ensaio antes do evento. Incentive-os e os encoraje, afirmando que eles estão bem preparados para a apresentação e, caso sintam-se mais confortáveis, eles podem realizar a leitura do texto que produziram para a apresentação.
  • Vamos lá, turma! Todos vocês estão bem preparados e confiantes. Será uma atividade muito legal e divertida! Sintam-se tranquilos, não fiquem envergonhados e saibam que eu acredito na capacidade de cada um. Vocês já estão dando o melhor de si, acreditem nisso!

3. Permita que eles fixem os painéis nos locais adequados ou, se eles forem segurará-los, que se posicionem.

4. Retome o roteiro do evento e destaque que o aluno que realizará a abertura do evento terá 2 minutos para a fala de apresentação ou para realizar a leitura.
E que cada grupo com cinco participantes terá 5 minutos para apresentar os verbetes, ou seja, cada um terá 1 minuto para a sua fala. No final, serão reservados mais 2 minutos para a fala de encerramento.

5. Inicie a rodada de ensaio e, neste momento, evite pontuar ajustes mais complexos e realizar comentários negativos, apenas relembre também alguns pontos que foram sinalizados na aula anterior, como o uso do tom, a postura em relação à imagem e a importância em não usar termos ou expressões mais informais.

  • Na apresentação do verbete oral qual é o tom ideal?

Espera-se que eles afirmem que precisa ser um tom formal. Destaque a importância de usar um tom audível, em que todos possam ouvir as informações.

  • Será que podemos usar termos ou palavras informais? Qual é o tipo de linguagem que devemos mesmo utilizar?

Os alunos devem dizer uma linguagem técnica, formal.

  • E em relação à imagem? De que maneira, vocês devem se posicionar?

Eles devem afirmar que devem se posicionar ao lado da imagem, permitindo que todos possam visualizá-las sem obstáculos, observando todos os detalhes.

  • E se vocês esquecerem a fala, fiquem tranquilos que o colega poderá ajudá-los ou recorram à leitura do texto. Lembrem-se que todos estão juntos neste evento!

4. Após os ensaios finais, finalize, comunicando o início do evento:

  • Muito bem! Vamos, então, iniciar a exposição oral dos verbetes dos Animais da África. Tenho certeza que a apresentação será um sucesso! Lembrem-se que, conforme forem apresentando, irão se sentir mais seguros, e qualquer ajuste será realizado naturalmente.

Materiais complementares: Roteiro da exposição oral

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Esta parte deverá durar 15 minutos.

Orientações:

  • Oriente-os a receber os alunos das turmas que foram convidadas e permita que eles se acomodem, sentando-se. Neste momento, faça a mediação para que as crianças possam fazer silêncio e prestar atenção ao que vai ser apresentado. Se possível, faça a filmagem da apresentação, de maneira que eles possam assistir posteriormente e até anexar ao acervo de mídias da biblioteca, por exemplo, da escola.
  • Convide o aluno que foi escolhido na etapa anterior para realizar a abertura do evento. Neste momento, ele poderá realizar a leitura do texto de abertura, que foi sugerido no plano anterior desta sequência ser elaborado por eles. Em Materiais complementares há um modelo de texto para abertura.
  • Permita então o início das apresentações. Se os painéis estiverem fixos, cada grupo vai se direcionar para os seus painéis, se posicionando ao lado deles. Acompanhe as apresentações, realizando gestos afirmativos para os alunos, e, se perceber que eles estão com muita dificuldade, faça a mediação, permitindo, por exemplo, que eles recorram ao verbete na modalidade escrita e realizem a leitura. Faça intervenções no sentido de deixá-los calmos,
    caso eles esqueçam o texto ou fiquem “travados”. Diga:
  • Os verbetes trazem muitas explicações. O colega vai continuar apresentando, agora realizando a leitura. Fiquem atentos e vejam quantas informações irão descobrir sobre este animal da África!

Ou, se o aluno ficar muito nervoso e não conseguir continuar, sugira:

  • O colega vai continuar com as explicações. Vamos lá, fiquem atentos!

O importante é que eles superem este momento sem cobranças e percebam que podem contar com a ajuda tanto do professor quanto dos colegas.

4. Para avaliar o processo deles de produção dos verbetes orais e o seu uso, neste caso, na exposição oral dos verbetes, preencha a ficha de avaliação,

que eles também irão receber na etapa final da aula.

Materiais complementares: Ficha de avaliação do professor. Modelo de texto de abertura.

Slide Plano Aula

Esta parte deverá durar 15 minutos.

Orientações:

  • No final das apresentações, permita um espaço para algumas perguntas, estipule uma pergunta para cada grupo. Destaque que as perguntas devem ser sobre o que foi dito nos verbetes. Filtre os questionamentos, validando aqueles que de fato tenham a ver com as informações que foram apresentadas.
  • Por fim, convide o aluno que fará o encerramento da exposição dos verbetes orais, agradecendo aos convidados pela presença!

Materiais complementares: Ficha de avaliação do professor. Modelo de texto de encerramento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa, retorne com os alunos para a sala de aula, caso as apresentações tenham sido em outro espaço, faça uma roda com os alunos e parabenize a turma. Diga que eles foram dedicados, responsáveis e realizaram uma ótima apresentação.
  • Explique que eles terão o direito de refletir sobre a própria apresentação que fizeram preenchendo uma ficha de autoavaliação.
  • Distribua a ficha de avaliação, que para eles será chamada de ficha de autoavaliação, para cada grupo. Peça que eles respondam e discutam com o grupo cada ponto, validando o que foi bom e sugerindo ideias para ajustar o que não deu certo, pensando em um próximo evento que envolva exposição oral de verbetes. Aqui é importante que os alunos exerçam esta reflexão sobre as práticas deles.
  • Depois, socialize as respostas e discuta com eles os pontos que foram sinalizados também por você. No final da discussão, construa junto com eles um texto abordando o que precisa ser ajustado. Por exemplo, um grupo sinalizou que esqueceu muitas informações, deixando o verbete oral incompleto. Chegando a esta conclusão, o grupo pode escrever que será preciso mais ensaios em uma próxima apresentação, de maneira que se sintam mais seguros e se apropriem mais das explicações.

Se foi possível filmar as apresentações, programe, posteriormente, um momento para eles assistirem à apresentação para confrontar as reflexões deles.

5. No final, sugira mais eventos de exposição oral envolvendo os verbetes, pensando em outro temas.

Materiais complementares: Ficha de avaliação do grupo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano