14952
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Analisando os verbetes de enciclopédia infantil nas versões orais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Analisando os verbetes de enciclopédia infantil nas versões orais.

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: computador com acesso à internet para acessar os links dos verbetes orais disponibilizados nos materiais complementares, projetor para apresentação dos slides, atividade sobre os verbetes orais, disponível aqui

Informações sobre o gênero: DIONÍSIO.;A. Conversas entre textos. In:Diversidade textual:os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.; C.F.; MENDONÇA.; M. CAVALCANTI.; M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de em perceber as regularidades nos gêneros orais e as suas condições de produção.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO.;B. EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO.; A. Conversas entre textos.In: Diversidade textual:os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.;C.F.;MENDONÇA.;M. CAVALCANTI.;M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • As atividades desse plano terão o foco na apresentação de exemplos de verbetes na modalidade oral e em sua análise, além de ampliar o repertório dos alunos para uma futura produção oral do gênero em estudo.
  • Leia o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações

1. Inicie apresentando o slide com os modelos de verbetes do leão, do leopardo, do rinoceronte e da girafa, que já foram trabalhados nas aulas anteriores dessa sequência. Os verbetes estão disponíveis nos materiais complementares. Peça que eles observem os verbetes impressos que eles já têm como atividades e questione:

  • Veja quantas informações vocês já aprenderam sobre esses animais, através dos verbetes! Quem pode ler os títulos dos verbetes?

2. Escolha um aluno e peça que ela faça a leitura. Ele irá ler os títulos: leão, leopardo, rinoceronte e girafa.

  • Lembrando do que já aprendemos sobre esses animais, através da leitura de seus verbetes, o que vocês acham que eles têm em comum?

Eles podem citar que todos são animais ferozes e/ou que vivem na selva e florestas, encontradas na África. Os alunos podem citar outras semelhanças, valide as que forem coerentes e, caso eles não citem a questão de serem todos da África, pergunte:

  • Vocês sabem onde vivem esses animais?

A ideia é que eles relembrem essa informação, afirmando que eles vivem na África, visto que eles já fizeram nas aulas anteriores a leitura dos textos. Caso eles não se atentem, faça uma intervenção mais direta:

  • Vocês sabiam que esses animais vivem na África?
  • Quem conhece outros animais que vivem na África? (Resposta pessoal)

Eles podem responder elefantes, jacarés, gnus, zebras entre outros.

3. Escute as ideias deles

4. Convide a turma a conhecer mais um verbete de um animal da África, no caso, o camelo.

  • Vamos, então, conhecer outro verbete de um animal muito interessante, que também vive na África: o camelo.

Materiais complementares:

Verbetes do leão, leopardo, rinoceronte e girafa aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Essa parte deve durar entre 10 e 15 minutos.

  • Apresente o verbete do camelo, disponível nos materiais complementares ou clique na imagem no slide.
  • Após, faça uma breve exploração sobre as informações divulgadas sobre o animal.Pergunte:
  • Onde vivem os camelos?

Eles devem dizer que os camelos vivem na Ásia e na África.

  • Quantos tipos de camelos existem atualmente?

Espera-se que os alunos digam que existem dois tipos de camelos.

  • Analisando as imagens, de que maneira esses animais se relacionam com o homem?

Eles devem dizer que os camelos servem tanto para transporte quanto para passeios turísticos.

  • O verbete do camelo foi apresentado do mesmo modo que os dos outros animais?

Espera-se que eles afirmem que, no verbete do camelo, eles não tiveram acesso ao texto impresso. Continue questionando:

  • Então, de que maneira vocês tiveram acesso às informações do camelo?

Eles devem dizer que escutaram as informações que foram ditas no vídeo.Traga para a turma a ideia desse gênero na modalidade oral, informe:

  • Vocês ouviram as informações sobre o camelo através de um verbete oral.O que vocês acharam dessa nova modalidade do verbete? Ficou mais fácil de compreendê-lo? Por quê?

Resposta pessoal.

  • Convide-os a conhecer outros exemplos, a fim de descobrirem um pouco mais sobre essa modalidade. Por conta do acervo desta modalidade ser ainda menor do que na modalidade escrita,os exemplos irão contemplar outra temática.Porém,torna-se pertinente trazê-los, pois eles servirão de modelos para as propostas futuras, como a produção desses textos orais.
  • Vamos conhecer outros exemplos de verbetes orais, inclusive, que abordam outros temas?

Materiais complementares:

Verbete do camelo: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/182650

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Essa parte deve durar 10- 15 minutos.

  • Apresente os outros verbetes orais, como o do Futebol americano, Peixe e o das Flores, de maneira que eles possam apreciá-los e perceberem suas regularidades, como o tom da voz, as imagens, o texto escrito e outros recursos que podem aparecer, como a legenda. Acesse os links nos materiais complementares ou clique nas imagens:
  • Após as apresentações, questione sobre as regularidades que eles perceberam nos verbetes orais:
  • Agora, vamos pensar sobre os verbetes orais que vocês viram hoje,inclusive o do camelo!

Ao clicar no link da imagem nos slides, abrirá a página com o vídeo na enciclopédia. Neste momento, questione:

  • Onde foram publicados esses verbetes?

Eles devem concluir, através do nome que está em destaque, que foram publicados em uma enciclopédia virtual, chamada Brittanica Escola, pois, logo em cima do vídeo, vem o nome da enciclopédia. Retorne à página inicial e destaque a parte onde tem o nome Videoteca. Comente com eles que esses verbetes podem ser encontrados nesta área do site ou até mesmo junto com a modalidade do verbete escrito.

  • Por que vocês acham que a enciclopédia disponibiliza essas informações mais científicas em formato de vídeo? O que vocês acharam dessa modalidade de apresentar o verbete oral, usando vídeos?

Essa pergunta deve levá-los a refletir sobre a característica mais dinâmica de obter informações, através de vídeos ou áudios, apoiando-se na linguagem oral.Considere se eles afirmarem que o vídeo chama mais atenção do leitor e desperta mais a curiosidade. Ou até, porque é mais fácil de ter acesso a essas informações.É provável que eles digam que usando os vídeos, ficou mais fácil. Destaque que a enciclopédia buscou o recurso da tecnologia para destacar essas informações, com o objetivo de atrair o leitor e possivelmente, incentivá-lo a ler mais sobre o animal.

  • Para vocês, quem produziu esses verbetes?

Assim como os verbetes escritos, espera-se que as crianças percebam que eles são produzidos por especialistas e cientistas.

  • Foi possível encontrar informações específicas e científicas? Quem poderia me dar um exemplo?

Eles devem perceber que sim, citando, por exemplo, que as informações relacionadas às origens dos camelos, de onde eles viveram no passado, assim, como a relação que eles têm com outros animais são explicações mais científicas.

  • Observem novamente os verbetes escritos que vocês têm em mãos. Veja que eles possuem imagens.E , nos verbetes orais que vimos também há imagens? Vocês acham que elas são utilizadas da mesma forma que nos verbetes impressos?

Os alunos devem afirmar que sim.A ideia é que eles percebam a imagem como parte regular do verbete, tanto escrito quanto oral, assumindo um papel importante, de outra linguagem, ajudando o leitor a compreender melhor as informações. Nesta perspectiva, questione:

  • No vídeo, onde os verbetes orais foram apresentados, foi possível ver exemplos reais,tais como: o peixe no fundo do mar, o jogo do futebol e a flor desabrochando.Por quê?

Os alunos devem afirmar que mostrando essas ações, fica mais fácil compreender as informações, pois é possível ver de fato como é futebol, o peixe e as flores. Nesse momento, destaque para que eles percebam que no verbete oral ,apresentado em forma de vídeo,são apresentadas uma quantidade maior de imagens, através das filmagens, aproximando o leitor mais ainda da realidade das informações. Chame atenção, por exemplo, para as imagens do verbete do futebol, demonstre que eles puderam ver o jogo em si acontecendo,ou seja, foi possível filmar as ações e divulgá-las no vídeo, divulgando informações através de exemplos mais próximos da realidade, o que torna o verbete mais interessante para o leitor.

  • Para apresentação do verbete oral, a linguagem utilizada foi a mesma que a dos verbetes impressos?

Eles devem concluir que foi uma linguagem técnica e formal. Chame atenção para o fato do verbete exigir postura mais séria/formal, com a intenção de demonstrar mais seriedade/cientificidade, características do próprio gênero. Afirme que na modalidade impressa, percebemos isso, através do uso de palavras mais técnicas e científicas, o que pede do leitor uma leitura mais formal.Porém, na modalidade oral, esses aspecto, além do uso também dessa linguagem mais técnica, pode ser demonstrado através dessa postura mais séria, pelo tom da voz.

  • Da maneira como essas informações foram passadas (pela oralidade), existiu interação com vocês, ou seja, no vídeo vocês tiveram possibilidade de conversar com a pessoa e/ou responder alguma pergunta, como estamos fazendo agora?

Eles devem perceber que não houve interação com o ouvinte, por se tratar de uma gravação.

  • A pessoa que estava apresentando as informações do verbete aparece no vídeo? Por quê?

Eles devem afirmar que não aparece a pessoa que falou o verbete, dando preferência para a exibição das imagens. Destaque que a pessoa não aparece pois o foco é para as informações que estão sendo transmitidas e a utilização das imagens para auxiliar nas explicações.

  • O texto do verbete oral era muito longo ou breve? Por quê?

A turma deve dizer que são textos breves,pois, assim como da modalidade escrita, são características desse gênero, apresentar informações mais objetivas, através de um texto mais breve.

  • Ao apresentar a modalidade do verbete oral, as explicações foram apresentadas rapidamente ou a voz foi utilizada de maneira pausada? Por quê?

A ideia é que eles percebam que a entonação é bastante formal, utilizando um timbre de voz mais sério e pausado, para que todos possam compreender, pois, trata-se de informações de um texto mais científico. Destaque ainda que o tom de voz mais formal é mantido durante toda a apresentação, sem expressar nenhum tipo de sentimento/sensação.

  • Observem os vídeos com os verbetes orais. O que significa esse pequeno texto que vem embaixo do vídeo? Por que foram disponibilizadas essas informações escritas?

Considere se eles afirmarem que trata-se das informações que foram ditas durante o vídeo.Eles devem concluir que essas informações ajudam ao leitor a saber mais ou menos o que será abordado no vídeo. Destaque que essas informações servem, também, como orientações, pois, a partir delas, quem estiver acessando os vídeos, podem deduzir se vão encontrar as informações que desejam no verbete oral. Assim, como servem para reforçar as explicações, dando outra possibilidade de obter as informações.

  • Já no vídeo, podemos ver legendas. Por que isso acontece?

A depender da turma, caso já tenha sido trabalhado, eles podem dizer que as legendas ajudam o ouvinte a compreender melhor as explicações e que são usadas para reforçar o que está sendo dito e para caso, quem esteja assistindo, tenha alguma dificuldade de ouvir determinada parte do vídeo, deixando mais claras as informações, garantindo que todos compreendam.

3. Para a próxima intervenção, acesse a página inicial e busque pelo verbete escrito do camelo e mostre-o para a turma e pergunte: (para acessar clique no link em materiais complementares),

  • Observem que na enciclopédia também foi possível acessar o verbete escrito.Então, vocês acham que é possível utilizarmos os verbete escritos para transformá-los em orais?

Eles devem concluir que sim, pois , do verbete escrito é possível selecionar informações para uma apresentação oral.Como no exemplo do camelo. Destaque que a depender do público que será apresentado e de como será, algumas informações podem ser selecionadas e adaptadas para serem divulgadas. Além disto, para os verbetes mais longo, como no do camelo e do leão, é interessante torná-los mais breves na apresentação oral, para que não fique cansativo para o ouvinte.

  • Em quais situações vocês acham que o verbete na modalidade oral pode ser usado?

Eles devem citar seminários, documentários, aulas explicativas, exposições, feiras do conhecimentos, entre outros que demandem utilização da linguagem oral e formal.

  • E em quais locais vocês acham que é possível realizar essas exposições?

A turma pode citar nas escolas, faculdades, reuniões de trabalhos, palestras entre outros.

4. Nesse momento, informe que em existem algumas situações onde os verbetes são usados oralmente, por exemplo, em exposições, seminários, em documentários, em aulas expositivas, dentre outras situações que demandem divulgação de textos da produção científica.Utilize o vídeo para exemplificar a situação comunicativa. Apresente-o a partir do Modelo de Apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=IWEQF2H-PYs&t=108s

  • O que vocês observaram nas apresentações? O que acharam importante?

A ideia é que eles percebam que os alunos não estavam lendo os verbetes, eles se apropriaram e se preparam para a apresentação.Além da organização e do cenário, com os trabalhos expostos, no caso, com as produções dos verbetes realizadas por eles.

  • Já sabemos que é possível produzir vídeos utilizando os verbetes orais e divulgá-los em sites, como da enciclopédia virtual. Mas, como vocês observaram, existe a possibilidade também de apresentar esses verbetes em seminários, palestras, aulas e feiras do conhecimento entre outros. Nestas situações, é possível a interação com o público? De que maneira?

A ideia é que eles percebam que nessas situações é possível , por exemplo, realizar perguntas sobre o tema que está sendo apresentado. O que difere do vídeo, que por ser uma gravação, não existe um canal simultâneo de interação. É importante destacar essa questão, para que eles percebam que, a depender da situação onde os verbetes orais estejam sendo usados, pode haver mudança de postura do locutor e do ouvinte.

Materiais complementares:

Futebol americano: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/browse/list/videos#/f/f/1

Peixe: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/browse/list/videos#/p/p/1

Flores: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/182658

Verbete do camelo: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/camelo-e-dromed%C3%A1rio/480887

Modelo de apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=IWEQF2H-PYs&t=108s

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Ao final, diga que a turma vai produzir um breve texto, em formato de tópicos, sobre o que eles analisaram sobre o verbete, assim, estabelecendo um tempo de 7 minutos. Questione:
  • Quais são os tipos de temas que podemos encontrar nos verbetes orais?

Eles devem dizer que diversos, ou seja, todos os tipos.

  • Qual é o tipo de linguagem do verbete oral?

Os alunos devem afirmar que é uma linguagem formal, com uso de termos técnicos e científicos.

  • Nos verbete orais, as imagens são utilizadas?

Eles devem afirmar que sim. Nos vídeos podem aparecer filmagens e uma quantidade maior de imagens. Comente que em situações de apresentações de verbetes orais, as imagens também são usadas e exploradas, sendo expostas em cartazes ou painéis.

  • Como são apresentados os verbetes orais? Nos verbetes orais podem aparecer também a modalidade escrita?

Eles podem dizer que os verbetes são apresentados na forma oral, podendo ter a presença de textos escritos, como as legendas, que auxiliam na compreensão das informações. Destaque que em apresentações de verbetes orais, é possível usar o verbete na modalidade escrita como apoio para a produção do oral e também como suporte para apresentar as informações, por exemplo, através de uma leitura dos verbetes.

  • Em quais situações eles podem ser apresentados?

Em seminários, palestras, aulas expositivas, em feiras do conhecimento, em documentários, em exposições orais ou em situações de divulgação de textos científicos.

2. Garanta que essas informações sejam sistematizadas, por isso, se a turma não se atentar a essas informações, apresente-as.

3. Registre as ideias deles no quadro, em forma de texto, e peça que eles registrem na atividade. Garanta que todos tenham realizado o registro.

4. Retorne, então, para as imagens dos animais, que foram apresentadas no início da aula e convide-os, nas aulas seguintes, a produzirem uma exposição de verbetes orais utilizando fotos e imagens dos animais da África, onde eles próprios irão fazer as apresentações dos verbetes orais. Explique que a exposição de verbetes orais é uma atividade muito bacana e interessante, e que nela será possível eles explorarem as imagens.Ou seja, conforme eles forem apresentando os verbetes oralmente, os convidados poderão observar as fotos e imagens dos animais, em diversas situações, tais como: caçando, se alimentando, interagindo com seus pares e outros membros entre outras.

5. Informe que na próxima aula, eles irão pensar, planejar e se organizar para essa produção, com o tema de verbetes orais dos animais da África.Inclusive, pensar em quais turmas poderão ser convidadas para a exposição.Oriente que eles pesquisem, recortem e tragam para a próxima aula fotos dos animais da África que eles já conheceram através da leitura e estudo dos verbetes na modalidade escrita. As fotos devem ser do leão, leopardo, girafa, rinoceronte e o camelo.

Materiais complementares:

Nossas descobertas sobre os verbetes orais - atividade aqui

Gabarito da atividade:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: computador com acesso à internet para acessar os links dos verbetes orais disponibilizados nos materiais complementares, projetor para apresentação dos slides, atividade sobre os verbetes orais, disponível aqui

Informações sobre o gênero: DIONÍSIO.;A. Conversas entre textos. In:Diversidade textual:os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.; C.F.; MENDONÇA.; M. CAVALCANTI.; M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de em perceber as regularidades nos gêneros orais e as suas condições de produção.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO.;B. EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO.; A. Conversas entre textos.In: Diversidade textual:os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.;C.F.;MENDONÇA.;M. CAVALCANTI.;M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • As atividades desse plano terão o foco na apresentação de exemplos de verbetes na modalidade oral e em sua análise, além de ampliar o repertório dos alunos para uma futura produção oral do gênero em estudo.
  • Leia o tema da aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações

1. Inicie apresentando o slide com os modelos de verbetes do leão, do leopardo, do rinoceronte e da girafa, que já foram trabalhados nas aulas anteriores dessa sequência. Os verbetes estão disponíveis nos materiais complementares. Peça que eles observem os verbetes impressos que eles já têm como atividades e questione:

  • Veja quantas informações vocês já aprenderam sobre esses animais, através dos verbetes! Quem pode ler os títulos dos verbetes?

2. Escolha um aluno e peça que ela faça a leitura. Ele irá ler os títulos: leão, leopardo, rinoceronte e girafa.

  • Lembrando do que já aprendemos sobre esses animais, através da leitura de seus verbetes, o que vocês acham que eles têm em comum?

Eles podem citar que todos são animais ferozes e/ou que vivem na selva e florestas, encontradas na África. Os alunos podem citar outras semelhanças, valide as que forem coerentes e, caso eles não citem a questão de serem todos da África, pergunte:

  • Vocês sabem onde vivem esses animais?

A ideia é que eles relembrem essa informação, afirmando que eles vivem na África, visto que eles já fizeram nas aulas anteriores a leitura dos textos. Caso eles não se atentem, faça uma intervenção mais direta:

  • Vocês sabiam que esses animais vivem na África?
  • Quem conhece outros animais que vivem na África? (Resposta pessoal)

Eles podem responder elefantes, jacarés, gnus, zebras entre outros.

3. Escute as ideias deles

4. Convide a turma a conhecer mais um verbete de um animal da África, no caso, o camelo.

  • Vamos, então, conhecer outro verbete de um animal muito interessante, que também vive na África: o camelo.

Materiais complementares:

Verbetes do leão, leopardo, rinoceronte e girafa aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Essa parte deve durar entre 10 e 15 minutos.

  • Apresente o verbete do camelo, disponível nos materiais complementares ou clique na imagem no slide.
  • Após, faça uma breve exploração sobre as informações divulgadas sobre o animal.Pergunte:
  • Onde vivem os camelos?

Eles devem dizer que os camelos vivem na Ásia e na África.

  • Quantos tipos de camelos existem atualmente?

Espera-se que os alunos digam que existem dois tipos de camelos.

  • Analisando as imagens, de que maneira esses animais se relacionam com o homem?

Eles devem dizer que os camelos servem tanto para transporte quanto para passeios turísticos.

  • O verbete do camelo foi apresentado do mesmo modo que os dos outros animais?

Espera-se que eles afirmem que, no verbete do camelo, eles não tiveram acesso ao texto impresso. Continue questionando:

  • Então, de que maneira vocês tiveram acesso às informações do camelo?

Eles devem dizer que escutaram as informações que foram ditas no vídeo.Traga para a turma a ideia desse gênero na modalidade oral, informe:

  • Vocês ouviram as informações sobre o camelo através de um verbete oral.O que vocês acharam dessa nova modalidade do verbete? Ficou mais fácil de compreendê-lo? Por quê?

Resposta pessoal.

  • Convide-os a conhecer outros exemplos, a fim de descobrirem um pouco mais sobre essa modalidade. Por conta do acervo desta modalidade ser ainda menor do que na modalidade escrita,os exemplos irão contemplar outra temática.Porém,torna-se pertinente trazê-los, pois eles servirão de modelos para as propostas futuras, como a produção desses textos orais.
  • Vamos conhecer outros exemplos de verbetes orais, inclusive, que abordam outros temas?

Materiais complementares:

Verbete do camelo: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/182650

Slide Plano Aula

Orientações:

Essa parte deve durar 10- 15 minutos.

  • Apresente os outros verbetes orais, como o do Futebol americano, Peixe e o das Flores, de maneira que eles possam apreciá-los e perceberem suas regularidades, como o tom da voz, as imagens, o texto escrito e outros recursos que podem aparecer, como a legenda. Acesse os links nos materiais complementares ou clique nas imagens:
  • Após as apresentações, questione sobre as regularidades que eles perceberam nos verbetes orais:
  • Agora, vamos pensar sobre os verbetes orais que vocês viram hoje,inclusive o do camelo!

Ao clicar no link da imagem nos slides, abrirá a página com o vídeo na enciclopédia. Neste momento, questione:

  • Onde foram publicados esses verbetes?

Eles devem concluir, através do nome que está em destaque, que foram publicados em uma enciclopédia virtual, chamada Brittanica Escola, pois, logo em cima do vídeo, vem o nome da enciclopédia. Retorne à página inicial e destaque a parte onde tem o nome Videoteca. Comente com eles que esses verbetes podem ser encontrados nesta área do site ou até mesmo junto com a modalidade do verbete escrito.

  • Por que vocês acham que a enciclopédia disponibiliza essas informações mais científicas em formato de vídeo? O que vocês acharam dessa modalidade de apresentar o verbete oral, usando vídeos?

Essa pergunta deve levá-los a refletir sobre a característica mais dinâmica de obter informações, através de vídeos ou áudios, apoiando-se na linguagem oral.Considere se eles afirmarem que o vídeo chama mais atenção do leitor e desperta mais a curiosidade. Ou até, porque é mais fácil de ter acesso a essas informações.É provável que eles digam que usando os vídeos, ficou mais fácil. Destaque que a enciclopédia buscou o recurso da tecnologia para destacar essas informações, com o objetivo de atrair o leitor e possivelmente, incentivá-lo a ler mais sobre o animal.

  • Para vocês, quem produziu esses verbetes?

Assim como os verbetes escritos, espera-se que as crianças percebam que eles são produzidos por especialistas e cientistas.

  • Foi possível encontrar informações específicas e científicas? Quem poderia me dar um exemplo?

Eles devem perceber que sim, citando, por exemplo, que as informações relacionadas às origens dos camelos, de onde eles viveram no passado, assim, como a relação que eles têm com outros animais são explicações mais científicas.

  • Observem novamente os verbetes escritos que vocês têm em mãos. Veja que eles possuem imagens.E , nos verbetes orais que vimos também há imagens? Vocês acham que elas são utilizadas da mesma forma que nos verbetes impressos?

Os alunos devem afirmar que sim.A ideia é que eles percebam a imagem como parte regular do verbete, tanto escrito quanto oral, assumindo um papel importante, de outra linguagem, ajudando o leitor a compreender melhor as informações. Nesta perspectiva, questione:

  • No vídeo, onde os verbetes orais foram apresentados, foi possível ver exemplos reais,tais como: o peixe no fundo do mar, o jogo do futebol e a flor desabrochando.Por quê?

Os alunos devem afirmar que mostrando essas ações, fica mais fácil compreender as informações, pois é possível ver de fato como é futebol, o peixe e as flores. Nesse momento, destaque para que eles percebam que no verbete oral ,apresentado em forma de vídeo,são apresentadas uma quantidade maior de imagens, através das filmagens, aproximando o leitor mais ainda da realidade das informações. Chame atenção, por exemplo, para as imagens do verbete do futebol, demonstre que eles puderam ver o jogo em si acontecendo,ou seja, foi possível filmar as ações e divulgá-las no vídeo, divulgando informações através de exemplos mais próximos da realidade, o que torna o verbete mais interessante para o leitor.

  • Para apresentação do verbete oral, a linguagem utilizada foi a mesma que a dos verbetes impressos?

Eles devem concluir que foi uma linguagem técnica e formal. Chame atenção para o fato do verbete exigir postura mais séria/formal, com a intenção de demonstrar mais seriedade/cientificidade, características do próprio gênero. Afirme que na modalidade impressa, percebemos isso, através do uso de palavras mais técnicas e científicas, o que pede do leitor uma leitura mais formal.Porém, na modalidade oral, esses aspecto, além do uso também dessa linguagem mais técnica, pode ser demonstrado através dessa postura mais séria, pelo tom da voz.

  • Da maneira como essas informações foram passadas (pela oralidade), existiu interação com vocês, ou seja, no vídeo vocês tiveram possibilidade de conversar com a pessoa e/ou responder alguma pergunta, como estamos fazendo agora?

Eles devem perceber que não houve interação com o ouvinte, por se tratar de uma gravação.

  • A pessoa que estava apresentando as informações do verbete aparece no vídeo? Por quê?

Eles devem afirmar que não aparece a pessoa que falou o verbete, dando preferência para a exibição das imagens. Destaque que a pessoa não aparece pois o foco é para as informações que estão sendo transmitidas e a utilização das imagens para auxiliar nas explicações.

  • O texto do verbete oral era muito longo ou breve? Por quê?

A turma deve dizer que são textos breves,pois, assim como da modalidade escrita, são características desse gênero, apresentar informações mais objetivas, através de um texto mais breve.

  • Ao apresentar a modalidade do verbete oral, as explicações foram apresentadas rapidamente ou a voz foi utilizada de maneira pausada? Por quê?

A ideia é que eles percebam que a entonação é bastante formal, utilizando um timbre de voz mais sério e pausado, para que todos possam compreender, pois, trata-se de informações de um texto mais científico. Destaque ainda que o tom de voz mais formal é mantido durante toda a apresentação, sem expressar nenhum tipo de sentimento/sensação.

  • Observem os vídeos com os verbetes orais. O que significa esse pequeno texto que vem embaixo do vídeo? Por que foram disponibilizadas essas informações escritas?

Considere se eles afirmarem que trata-se das informações que foram ditas durante o vídeo.Eles devem concluir que essas informações ajudam ao leitor a saber mais ou menos o que será abordado no vídeo. Destaque que essas informações servem, também, como orientações, pois, a partir delas, quem estiver acessando os vídeos, podem deduzir se vão encontrar as informações que desejam no verbete oral. Assim, como servem para reforçar as explicações, dando outra possibilidade de obter as informações.

  • Já no vídeo, podemos ver legendas. Por que isso acontece?

A depender da turma, caso já tenha sido trabalhado, eles podem dizer que as legendas ajudam o ouvinte a compreender melhor as explicações e que são usadas para reforçar o que está sendo dito e para caso, quem esteja assistindo, tenha alguma dificuldade de ouvir determinada parte do vídeo, deixando mais claras as informações, garantindo que todos compreendam.

3. Para a próxima intervenção, acesse a página inicial e busque pelo verbete escrito do camelo e mostre-o para a turma e pergunte: (para acessar clique no link em materiais complementares),

  • Observem que na enciclopédia também foi possível acessar o verbete escrito.Então, vocês acham que é possível utilizarmos os verbete escritos para transformá-los em orais?

Eles devem concluir que sim, pois , do verbete escrito é possível selecionar informações para uma apresentação oral.Como no exemplo do camelo. Destaque que a depender do público que será apresentado e de como será, algumas informações podem ser selecionadas e adaptadas para serem divulgadas. Além disto, para os verbetes mais longo, como no do camelo e do leão, é interessante torná-los mais breves na apresentação oral, para que não fique cansativo para o ouvinte.

  • Em quais situações vocês acham que o verbete na modalidade oral pode ser usado?

Eles devem citar seminários, documentários, aulas explicativas, exposições, feiras do conhecimentos, entre outros que demandem utilização da linguagem oral e formal.

  • E em quais locais vocês acham que é possível realizar essas exposições?

A turma pode citar nas escolas, faculdades, reuniões de trabalhos, palestras entre outros.

4. Nesse momento, informe que em existem algumas situações onde os verbetes são usados oralmente, por exemplo, em exposições, seminários, em documentários, em aulas expositivas, dentre outras situações que demandem divulgação de textos da produção científica.Utilize o vídeo para exemplificar a situação comunicativa. Apresente-o a partir do Modelo de Apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=IWEQF2H-PYs&t=108s

  • O que vocês observaram nas apresentações? O que acharam importante?

A ideia é que eles percebam que os alunos não estavam lendo os verbetes, eles se apropriaram e se preparam para a apresentação.Além da organização e do cenário, com os trabalhos expostos, no caso, com as produções dos verbetes realizadas por eles.

  • Já sabemos que é possível produzir vídeos utilizando os verbetes orais e divulgá-los em sites, como da enciclopédia virtual. Mas, como vocês observaram, existe a possibilidade também de apresentar esses verbetes em seminários, palestras, aulas e feiras do conhecimento entre outros. Nestas situações, é possível a interação com o público? De que maneira?

A ideia é que eles percebam que nessas situações é possível , por exemplo, realizar perguntas sobre o tema que está sendo apresentado. O que difere do vídeo, que por ser uma gravação, não existe um canal simultâneo de interação. É importante destacar essa questão, para que eles percebam que, a depender da situação onde os verbetes orais estejam sendo usados, pode haver mudança de postura do locutor e do ouvinte.

Materiais complementares:

Futebol americano: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/browse/list/videos#/f/f/1

Peixe: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/browse/list/videos#/p/p/1

Flores: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/182658

Verbete do camelo: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/camelo-e-dromed%C3%A1rio/480887

Modelo de apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=IWEQF2H-PYs&t=108s

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Ao final, diga que a turma vai produzir um breve texto, em formato de tópicos, sobre o que eles analisaram sobre o verbete, assim, estabelecendo um tempo de 7 minutos. Questione:
  • Quais são os tipos de temas que podemos encontrar nos verbetes orais?

Eles devem dizer que diversos, ou seja, todos os tipos.

  • Qual é o tipo de linguagem do verbete oral?

Os alunos devem afirmar que é uma linguagem formal, com uso de termos técnicos e científicos.

  • Nos verbete orais, as imagens são utilizadas?

Eles devem afirmar que sim. Nos vídeos podem aparecer filmagens e uma quantidade maior de imagens. Comente que em situações de apresentações de verbetes orais, as imagens também são usadas e exploradas, sendo expostas em cartazes ou painéis.

  • Como são apresentados os verbetes orais? Nos verbetes orais podem aparecer também a modalidade escrita?

Eles podem dizer que os verbetes são apresentados na forma oral, podendo ter a presença de textos escritos, como as legendas, que auxiliam na compreensão das informações. Destaque que em apresentações de verbetes orais, é possível usar o verbete na modalidade escrita como apoio para a produção do oral e também como suporte para apresentar as informações, por exemplo, através de uma leitura dos verbetes.

  • Em quais situações eles podem ser apresentados?

Em seminários, palestras, aulas expositivas, em feiras do conhecimento, em documentários, em exposições orais ou em situações de divulgação de textos científicos.

2. Garanta que essas informações sejam sistematizadas, por isso, se a turma não se atentar a essas informações, apresente-as.

3. Registre as ideias deles no quadro, em forma de texto, e peça que eles registrem na atividade. Garanta que todos tenham realizado o registro.

4. Retorne, então, para as imagens dos animais, que foram apresentadas no início da aula e convide-os, nas aulas seguintes, a produzirem uma exposição de verbetes orais utilizando fotos e imagens dos animais da África, onde eles próprios irão fazer as apresentações dos verbetes orais. Explique que a exposição de verbetes orais é uma atividade muito bacana e interessante, e que nela será possível eles explorarem as imagens.Ou seja, conforme eles forem apresentando os verbetes oralmente, os convidados poderão observar as fotos e imagens dos animais, em diversas situações, tais como: caçando, se alimentando, interagindo com seus pares e outros membros entre outras.

5. Informe que na próxima aula, eles irão pensar, planejar e se organizar para essa produção, com o tema de verbetes orais dos animais da África.Inclusive, pensar em quais turmas poderão ser convidadas para a exposição.Oriente que eles pesquisem, recortem e tragam para a próxima aula fotos dos animais da África que eles já conheceram através da leitura e estudo dos verbetes na modalidade escrita. As fotos devem ser do leão, leopardo, girafa, rinoceronte e o camelo.

Materiais complementares:

Nossas descobertas sobre os verbetes orais - atividade aqui

Gabarito da atividade:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano