14950
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão das legendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Revisão das legendas

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção escrita

Materiais necessários:

Cópias de fotografias que constarão no álbum. Tiras de papel Kraft (15cm por 60cm) duas tiras por dupla de trabalho. Textos produzidos na aula anterior. Cola bastão. Folhas tamanho A4 com formatação (suficiente para distribuir uma para cada dupla): link

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Turmas de alfabetização são bastante heterogêneas em relação ao domínio do sistema de escrita alfabética. Crianças não alfabéticas, em suas escritas espontâneas, podem produzir registros que ofereçam grande dificuldade para serem lidos por outros. Apenas com o monitoramento de um adulto, que pode solicitar explicações sobre o que elas escreveram, torna-se possível compreender esses textos.

Mesmo na escrita de textos breves, as crianças podem ter dificuldade para construir uma estrutura em que fiquem explícitos os elementos de composição de uma legenda, como dados espaciais, temporais e outros ligados à cena registrada na fotografia.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos nas mesmas duplas da aula anterior e compartilhe as tarefas do dia.
  • Projete ou deixe afixado na lousa as fotografias selecionadas para o álbum.
  • Distribua aos alunos cópias das legendas produzidas na aula anterior transcritas exatamente como foram produzidas em tiras grandes de papel kraft de modo a serem legíveis para todos.
  • Convide os alunos a lerem os textos das legendas com atenção procurando identificar problemas na escrita das palavras. Explique que, diferentemente do trabalho realizado na aula anterior anterior em que se esforçaram para que a legenda ficasse bem escrita, neste momento, vão trabalhar com aspectos relacionados à ortografia.
  • Circule pela classe lendo os textos para as duplas que possam ter dificuldade para recuperar o que escreveram ou tenham pouca fluência para ler.
  • Proponha que, com uma caneta hidrográfica de cor diferente, façam os ajustes que julgarem necessários para que o texto fique correto.
  • Auxilie os alunos nessa tarefa, formulando perguntas, dando orientações, consultando o dicionário para buscar a escrita correta de palavras.
  • Conforme os grupos forem finalizando a tarefa, estimule as crianças a ajudarem os colegas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Concluída a revisão em duplas, afixe as tiras de kraft com as legendas no quadro ou em um mural, faça a leitura em voz alta de uma das legendas, exibindo a foto correspondente.
  • Pergunte se localizam algum errinho que a dupla tenha deixado escapar. Faça o ajuste.
  • Explique que as editoras contam com profissionais - os revisores - que ajudam os escritores na tarefa de escrever com correção. Informe que você fará esse papel. Aponte os desvios que ainda permaneçam e corrija-os.
  • Proceda da mesma maneira com os demais textos.
  • Leia a primeira legenda em voz alta. Saliente aos alunos que a grafia das palavras segue uma norma. Essa norma também foi construída para facilitar a leitura. Lembre-os de como foi importante revisar a lista construída nas aulas anteriores, pois assim mesmo uma pessoa que não participou do processo de elaboração da lista conseguiu ler e compreender o que quisemos dizer por meio da escrita.
  • Apresente um dicionário e explique que, quando temos dúvidas, precisamos recorrer a ele para conhecermos a grafia convencional das palavras. Neste momento não é necessário que os alunos utilizem o dicionário, mas apresentá-lo como ferramenta dos momentos de revisão textual é fundamental.
  • Palavra por palavra, convide os alunos a pensarem sobre a relação grafema/fonema e utilize o dicionário nos casos irregulares (uso de /s/ ou /z/, uso de /x/ ou /ch/, entre outros)
  • Ao término da revisão da primeira legenda, copie a versão final corrigida na outra tira de papel kraft.Retome os procedimentos descritos acima até realizar a correção ortográfica de todas as legendas produzidas.
  • Após finalizar a revisão de todas as legendas forneça uma ficha (tamanho A4) na qual será colada a foto e sua respectiva legenda deverá ser copiada nas linhas abaixo dela.Um aluno deve copiar e o outro verificar se o colega não omitiu nenhuma letra ou sinal de pontuação. Formatação da página disponível aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua as páginas que compõem o álbum e devolva às duplas a tira de kraft com a legenda revisada.
  • Indique quem na dupla vai copiar o texto e quem vai observar se o texto está ficando perfeito. Explique que, se algum problema acontecer, podem solicitar outra cópia da folha.
  • Finalizada a cópia, disponibilize cola para que fixem a imagem na página.
  • Explique que ainda será necessário dedicar um tempo para finalização artística do álbum. Que tal criar uma capa bem bonita! Agende uma data para essa tarefa.
  • Informe também que, nesse dia, vão organizar os modos de circulação desse álbum: vão querer mostrar aos colegas de outras salas? Vão querer mostrá-lo a seus familiares? Ele só não pode ficar guardado em uma gaveta!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção escrita

Materiais necessários:

Cópias de fotografias que constarão no álbum. Tiras de papel Kraft (15cm por 60cm) duas tiras por dupla de trabalho. Textos produzidos na aula anterior. Cola bastão. Folhas tamanho A4 com formatação (suficiente para distribuir uma para cada dupla): link

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Turmas de alfabetização são bastante heterogêneas em relação ao domínio do sistema de escrita alfabética. Crianças não alfabéticas, em suas escritas espontâneas, podem produzir registros que ofereçam grande dificuldade para serem lidos por outros. Apenas com o monitoramento de um adulto, que pode solicitar explicações sobre o que elas escreveram, torna-se possível compreender esses textos.

Mesmo na escrita de textos breves, as crianças podem ter dificuldade para construir uma estrutura em que fiquem explícitos os elementos de composição de uma legenda, como dados espaciais, temporais e outros ligados à cena registrada na fotografia.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos nas mesmas duplas da aula anterior e compartilhe as tarefas do dia.
  • Projete ou deixe afixado na lousa as fotografias selecionadas para o álbum.
  • Distribua aos alunos cópias das legendas produzidas na aula anterior transcritas exatamente como foram produzidas em tiras grandes de papel kraft de modo a serem legíveis para todos.
  • Convide os alunos a lerem os textos das legendas com atenção procurando identificar problemas na escrita das palavras. Explique que, diferentemente do trabalho realizado na aula anterior anterior em que se esforçaram para que a legenda ficasse bem escrita, neste momento, vão trabalhar com aspectos relacionados à ortografia.
  • Circule pela classe lendo os textos para as duplas que possam ter dificuldade para recuperar o que escreveram ou tenham pouca fluência para ler.
  • Proponha que, com uma caneta hidrográfica de cor diferente, façam os ajustes que julgarem necessários para que o texto fique correto.
  • Auxilie os alunos nessa tarefa, formulando perguntas, dando orientações, consultando o dicionário para buscar a escrita correta de palavras.
  • Conforme os grupos forem finalizando a tarefa, estimule as crianças a ajudarem os colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Concluída a revisão em duplas, afixe as tiras de kraft com as legendas no quadro ou em um mural, faça a leitura em voz alta de uma das legendas, exibindo a foto correspondente.
  • Pergunte se localizam algum errinho que a dupla tenha deixado escapar. Faça o ajuste.
  • Explique que as editoras contam com profissionais - os revisores - que ajudam os escritores na tarefa de escrever com correção. Informe que você fará esse papel. Aponte os desvios que ainda permaneçam e corrija-os.
  • Proceda da mesma maneira com os demais textos.
  • Leia a primeira legenda em voz alta. Saliente aos alunos que a grafia das palavras segue uma norma. Essa norma também foi construída para facilitar a leitura. Lembre-os de como foi importante revisar a lista construída nas aulas anteriores, pois assim mesmo uma pessoa que não participou do processo de elaboração da lista conseguiu ler e compreender o que quisemos dizer por meio da escrita.
  • Apresente um dicionário e explique que, quando temos dúvidas, precisamos recorrer a ele para conhecermos a grafia convencional das palavras. Neste momento não é necessário que os alunos utilizem o dicionário, mas apresentá-lo como ferramenta dos momentos de revisão textual é fundamental.
  • Palavra por palavra, convide os alunos a pensarem sobre a relação grafema/fonema e utilize o dicionário nos casos irregulares (uso de /s/ ou /z/, uso de /x/ ou /ch/, entre outros)
  • Ao término da revisão da primeira legenda, copie a versão final corrigida na outra tira de papel kraft.Retome os procedimentos descritos acima até realizar a correção ortográfica de todas as legendas produzidas.
  • Após finalizar a revisão de todas as legendas forneça uma ficha (tamanho A4) na qual será colada a foto e sua respectiva legenda deverá ser copiada nas linhas abaixo dela.Um aluno deve copiar e o outro verificar se o colega não omitiu nenhuma letra ou sinal de pontuação. Formatação da página disponível aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua as páginas que compõem o álbum e devolva às duplas a tira de kraft com a legenda revisada.
  • Indique quem na dupla vai copiar o texto e quem vai observar se o texto está ficando perfeito. Explique que, se algum problema acontecer, podem solicitar outra cópia da folha.
  • Finalizada a cópia, disponibilize cola para que fixem a imagem na página.
  • Explique que ainda será necessário dedicar um tempo para finalização artística do álbum. Que tal criar uma capa bem bonita! Agende uma data para essa tarefa.
  • Informe também que, nesse dia, vão organizar os modos de circulação desse álbum: vão querer mostrar aos colegas de outras salas? Vão querer mostrá-lo a seus familiares? Ele só não pode ficar guardado em uma gaveta!

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano