Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção de texto
Materiais necessários:
- Cópias de fotografias que constarão no álbum.
- Cartaz com o registro do planejamento da legenda.
- Folha pautada.
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: Turmas de alfabetização são bastante heterogêneas em relação ao domínio do sistema de escrita alfabética. Crianças não alfabéticas, em suas escritas espontâneas, podem produzir registros que ofereçam grande dificuldade para serem lidos por outros. Apenas com o monitoramento de um adulto, que pode solicitar explicações sobre o que elas escreveram, torna-se possível compreender esses textos.
Mesmo na escrita de textos breves, as crianças podem ter dificuldade para construir uma estrutura em que fiquem explícitos os elementos de composição de uma legenda, como dados espaciais, temporais e outros ligados à cena registrada na fotografia.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas. Distribua uma fotografia e uma folha pautada para cada dupla.
- Peça aos alunos localizarem no caderno onde copiaram as informações selecionadas na aula anterior. Outra opção é retomar o quadro com o registro do planejamento de texto de cada dupla. Se for preciso, leia com as crianças as propostas para as legendas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Indique em cada dupla qual será a criança responsável por escrever. A outra deve colaborar, ditando o texto e ajudando a ajustá-lo.
- Acompanhe as duplas nesse momento. Se necessário, peça para que leiam seus textos em voz alta, questione, retome o que planejaram.
- Após a produção, escolha algumas duplas para lerem em voz alta as legendas produzidas.
- Problematize: O que vocês acharam dessa legenda? Quando as pessoas forem observar a imagem e ler essa legenda, conseguirão compreender a cena retratada?
- Analise a concisão dos textos e sua coerência com a informação contida na imagem. Incentive-os a dar sugestões para melhorar o texto. Registre as dicas da turma no quadro. Essas duplas serão beneficiadas por essas indicações, que devem ser construtivas e respeitosas.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite a todos que releiam suas produções e vejam se não esqueceram de algo importante. Depois dessa revisão breve, recolha os textos. Posteriormente, comente e revise os textos junto com a turma antes de escrevê-los definitivamente no álbum.
- Nessa etapa do trabalho, o foco são os aspectos discursivos, isto é, os elementos que caracterizam o gênero "legenda".
- Caso decida com as crianças que o álbum vai circular fora do ambiente escolar, explique que os escritores, em geral, contam com a ajuda de revisores. A tarefa desses profissionais é identificar possíveis erros que tenham escapado. Combine que você representará o papel do revisor e vai ajudá-los a fazer os ajustes necessários para as legendas ficarem corretas.