14949
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Criando legendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Criando legendas

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção de texto

Materiais necessários:

  • Cópias de fotografias que constarão no álbum.
  • Cartaz com o registro do planejamento da legenda.
  • Folha pautada.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Turmas de alfabetização são bastante heterogêneas em relação ao domínio do sistema de escrita alfabética. Crianças não alfabéticas, em suas escritas espontâneas, podem produzir registros que ofereçam grande dificuldade para serem lidos por outros. Apenas com o monitoramento de um adulto, que pode solicitar explicações sobre o que elas escreveram, torna-se possível compreender esses textos.

Mesmo na escrita de textos breves, as crianças podem ter dificuldade para construir uma estrutura em que fiquem explícitos os elementos de composição de uma legenda, como dados espaciais, temporais e outros ligados à cena registrada na fotografia.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Distribua uma fotografia e uma folha pautada para cada dupla.
  • Peça aos alunos localizarem no caderno onde copiaram as informações selecionadas na aula anterior. Outra opção é retomar o quadro com o registro do planejamento de texto de cada dupla. Se for preciso, leia com as crianças as propostas para as legendas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Indique em cada dupla qual será a criança responsável por escrever. A outra deve colaborar, ditando o texto e ajudando a ajustá-lo.
  • Acompanhe as duplas nesse momento. Se necessário, peça para que leiam seus textos em voz alta, questione, retome o que planejaram.
  • Após a produção, escolha algumas duplas para lerem em voz alta as legendas produzidas.
  • Problematize: O que vocês acharam dessa legenda? Quando as pessoas forem observar a imagem e ler essa legenda, conseguirão compreender a cena retratada?
  • Analise a concisão dos textos e sua coerência com a informação contida na imagem. Incentive-os a dar sugestões para melhorar o texto. Registre as dicas da turma no quadro. Essas duplas serão beneficiadas por essas indicações, que devem ser construtivas e respeitosas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite a todos que releiam suas produções e vejam se não esqueceram de algo importante. Depois dessa revisão breve, recolha os textos. Posteriormente, comente e revise os textos junto com a turma antes de escrevê-los definitivamente no álbum.
  • Nessa etapa do trabalho, o foco são os aspectos discursivos, isto é, os elementos que caracterizam o gênero "legenda".
  • Caso decida com as crianças que o álbum vai circular fora do ambiente escolar, explique que os escritores, em geral, contam com a ajuda de revisores. A tarefa desses profissionais é identificar possíveis erros que tenham escapado. Combine que você representará o papel do revisor e vai ajudá-los a fazer os ajustes necessários para as legendas ficarem corretas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção de texto

Materiais necessários:

  • Cópias de fotografias que constarão no álbum.
  • Cartaz com o registro do planejamento da legenda.
  • Folha pautada.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Turmas de alfabetização são bastante heterogêneas em relação ao domínio do sistema de escrita alfabética. Crianças não alfabéticas, em suas escritas espontâneas, podem produzir registros que ofereçam grande dificuldade para serem lidos por outros. Apenas com o monitoramento de um adulto, que pode solicitar explicações sobre o que elas escreveram, torna-se possível compreender esses textos.

Mesmo na escrita de textos breves, as crianças podem ter dificuldade para construir uma estrutura em que fiquem explícitos os elementos de composição de uma legenda, como dados espaciais, temporais e outros ligados à cena registrada na fotografia.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Distribua uma fotografia e uma folha pautada para cada dupla.
  • Peça aos alunos localizarem no caderno onde copiaram as informações selecionadas na aula anterior. Outra opção é retomar o quadro com o registro do planejamento de texto de cada dupla. Se for preciso, leia com as crianças as propostas para as legendas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Indique em cada dupla qual será a criança responsável por escrever. A outra deve colaborar, ditando o texto e ajudando a ajustá-lo.
  • Acompanhe as duplas nesse momento. Se necessário, peça para que leiam seus textos em voz alta, questione, retome o que planejaram.
  • Após a produção, escolha algumas duplas para lerem em voz alta as legendas produzidas.
  • Problematize: O que vocês acharam dessa legenda? Quando as pessoas forem observar a imagem e ler essa legenda, conseguirão compreender a cena retratada?
  • Analise a concisão dos textos e sua coerência com a informação contida na imagem. Incentive-os a dar sugestões para melhorar o texto. Registre as dicas da turma no quadro. Essas duplas serão beneficiadas por essas indicações, que devem ser construtivas e respeitosas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite a todos que releiam suas produções e vejam se não esqueceram de algo importante. Depois dessa revisão breve, recolha os textos. Posteriormente, comente e revise os textos junto com a turma antes de escrevê-los definitivamente no álbum.
  • Nessa etapa do trabalho, o foco são os aspectos discursivos, isto é, os elementos que caracterizam o gênero "legenda".
  • Caso decida com as crianças que o álbum vai circular fora do ambiente escolar, explique que os escritores, em geral, contam com a ajuda de revisores. A tarefa desses profissionais é identificar possíveis erros que tenham escapado. Combine que você representará o papel do revisor e vai ajudá-los a fazer os ajustes necessários para as legendas ficarem corretas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano