14946
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Memorização gráfica de palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Memorização gráfica de palavras

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Caderno e lápis
  • Computador e projetor

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: O primeiro ano envolve a aprendizagem tanto das convenções da língua escrita bem como do uso adequado do caderno e de outros instrumentos típicos da organização escolar. Essa característica demanda que sejam observados, com atenção, os procedimentos relacionados ao ensino da cópia de modo que ocorram, ao longo do desenvolvimento da aula, de maneira organizada e sequencial.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas e assegure que a atenção dos alunos esteja voltada para a tela de projeção.
  • Retome com os alunos a página do “Mapa do brincar”, disponível em https://mapadobrincar.folha.com.br/

Clique em “brincadeiras” para que todos consigam visualizar as categorias disponíveis.

  • Informe que hoje irão conhecer uma das brincadeiras CANTADAS disponíveis no portal.
  • Caso não disponha de equipamento de multimídia conectado à internet em sala de aula, imprima os textos e os leve para sala de aula para compartilhar com a turma.

Materiais complementares:

Mapa do Brincar, disponível em https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/. Acesso em 03 de janeiro de 2019

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

2. Finalizada a leitura, pergunte se alguma criança quer fazer alguma pergunta ou algum comentário sobre o assunto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Na sequência, compartilhe com os alunos que eles vão conversar sobre uma brincadeira muito comum na região Sudeste do país, chamada “Panelinha”. Caso você tenha acesso à internet em sala de aula, você pode navegar pelo site com as crianças, clicando, primeiramente, no ícone “Variações por região” e, em seguida, em “Sudeste”.
  • Converse com eles sobre as informações gerais a respeito da brincadeira: nome, local de origem (Curvelo/MG), jeito de brincar de letra da música. Você encontra o texto do jeito de brincar aqui: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/137-panelinha
  • Pergunte se todos entenderam como se brinca de “Panelinha” e esclareça as dúvidas.

FONTE: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/137-panelinha

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Como no portal a letra da música não está em caixa-alta, sugerimos que você exiba o slide acima ou distribua uma cópia com a letra para as crianças.
  • Leia a letra da brincadeira cantada “PANELINHA”, marcando o ritmo pela finalização dos quatro primeiros versos que terminam com sílabas tônicas finalizadas em “A”: FON- / PANE/ FA(R) [É assim que se pronuncia na brincadeira] / . Observe que o último verso destoa dos demais, apresentando um ritmo diferente. Enquanto os quatro primeiros versos têm a função de preparar a brincadeira, esse marca o início do jogo: quem der risada ou falar, sai. O texto é uma parlenda: tem ritmo, mas não melodia.

Repita algumas vezes para que as crianças memorizem e incentive a turma a acompanhá-la.

  • Informe que vão conhecer um pouco mais a letra da música, mas que depois vão brincar de “Panelinha”.
  • Analise a estrutura gráfica da parlenda, perguntando às crianças:
  • Quantas linhas (ou versos) foram necessárias para escrever essa parlenda?
  • Quantas palavras estão escritas em cada linha?
  • Há espaços entre uma palavra e outra? (Solicitar que uma criança aponte o espaço em branco que há entre elas)
  • Que outros sinais há nessa parlenda além das letras: Há o emprego da vírgula que está separando palavras muito similares ( FON-FIN, FON-FÁ e também PANELINHA, PANELÁ ). Há também o ponto no final no último verso. Pode ser que notem o “tracinho” - hífen - que une as partes de FON-FIN, FON-FÁ. Pode ser ainda que observem o acento agudo em FON-FÁ / PANE / .
  • Mais do que explorar a estrutura composicional da parlenda ou as rimas, o objetivo é fazer com que as crianças observem esses elementos linguísticos destacados e usam essas referências no momento em que forem copiar a parlenda.

Materiais complementares:

Panenilha, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/137-panelinha Acesso em 03 de janeiro de 2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Anuncie aos alunos que irão copiar no caderno a letra da brincadeira cantada.
  • Leia para eles as dicas para fazer uma boa cópia, produzidas na aula anterior.
  • Explique que o procedimento de cópia será feito linha por linha (ou verso por verso).
  • Peça que a turma recite o primeiro verso, enquanto pronunciam as palavras, aponte cada uma delas no slide.
  • Reserve um tempo para que copiem.
  • Proceda da mesma maneira em relação aos demais versos.
  • Ao término da cópia, solicite que os alunos troquem os cadernos: cada aluno deve revisar a cópia feita pelo colega e verificar se ele se esqueceu de algo: meu colega escreveu a parlenda usando 5 linhas? Separou as palavras? Esqueceu de escrever alguma coisa?

Não se espera que as cópias fiquem perfeitas, mas fazer da cópia uma situação de aprendizagem.

  • Pergunte se querem acrescentar, no cartaz, mais alguma dica para uma cópia perfeita.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, realize mais algumas rodadas da brincadeira PANELINHA.
  • Pergunte a eles o que acharam da brincadeira.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Caderno e lápis
  • Computador e projetor

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: O primeiro ano envolve a aprendizagem tanto das convenções da língua escrita bem como do uso adequado do caderno e de outros instrumentos típicos da organização escolar. Essa característica demanda que sejam observados, com atenção, os procedimentos relacionados ao ensino da cópia de modo que ocorram, ao longo do desenvolvimento da aula, de maneira organizada e sequencial.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas e assegure que a atenção dos alunos esteja voltada para a tela de projeção.
  • Retome com os alunos a página do “Mapa do brincar”, disponível em https://mapadobrincar.folha.com.br/

Clique em “brincadeiras” para que todos consigam visualizar as categorias disponíveis.

  • Informe que hoje irão conhecer uma das brincadeiras CANTADAS disponíveis no portal.
  • Caso não disponha de equipamento de multimídia conectado à internet em sala de aula, imprima os textos e os leve para sala de aula para compartilhar com a turma.

Materiais complementares:

Mapa do Brincar, disponível em https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/. Acesso em 03 de janeiro de 2019

Slide Plano Aula

Orientações:

2. Finalizada a leitura, pergunte se alguma criança quer fazer alguma pergunta ou algum comentário sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Na sequência, compartilhe com os alunos que eles vão conversar sobre uma brincadeira muito comum na região Sudeste do país, chamada “Panelinha”. Caso você tenha acesso à internet em sala de aula, você pode navegar pelo site com as crianças, clicando, primeiramente, no ícone “Variações por região” e, em seguida, em “Sudeste”.
  • Converse com eles sobre as informações gerais a respeito da brincadeira: nome, local de origem (Curvelo/MG), jeito de brincar de letra da música. Você encontra o texto do jeito de brincar aqui: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/137-panelinha
  • Pergunte se todos entenderam como se brinca de “Panelinha” e esclareça as dúvidas.

FONTE: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/137-panelinha

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Como no portal a letra da música não está em caixa-alta, sugerimos que você exiba o slide acima ou distribua uma cópia com a letra para as crianças.
  • Leia a letra da brincadeira cantada “PANELINHA”, marcando o ritmo pela finalização dos quatro primeiros versos que terminam com sílabas tônicas finalizadas em “A”: FON- / PANE/ FA(R) [É assim que se pronuncia na brincadeira] / . Observe que o último verso destoa dos demais, apresentando um ritmo diferente. Enquanto os quatro primeiros versos têm a função de preparar a brincadeira, esse marca o início do jogo: quem der risada ou falar, sai. O texto é uma parlenda: tem ritmo, mas não melodia.

Repita algumas vezes para que as crianças memorizem e incentive a turma a acompanhá-la.

  • Informe que vão conhecer um pouco mais a letra da música, mas que depois vão brincar de “Panelinha”.
  • Analise a estrutura gráfica da parlenda, perguntando às crianças:
  • Quantas linhas (ou versos) foram necessárias para escrever essa parlenda?
  • Quantas palavras estão escritas em cada linha?
  • Há espaços entre uma palavra e outra? (Solicitar que uma criança aponte o espaço em branco que há entre elas)
  • Que outros sinais há nessa parlenda além das letras: Há o emprego da vírgula que está separando palavras muito similares ( FON-FIN, FON-FÁ e também PANELINHA, PANELÁ ). Há também o ponto no final no último verso. Pode ser que notem o “tracinho” - hífen - que une as partes de FON-FIN, FON-FÁ. Pode ser ainda que observem o acento agudo em FON-FÁ / PANE / .
  • Mais do que explorar a estrutura composicional da parlenda ou as rimas, o objetivo é fazer com que as crianças observem esses elementos linguísticos destacados e usam essas referências no momento em que forem copiar a parlenda.

Materiais complementares:

Panenilha, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/137-panelinha Acesso em 03 de janeiro de 2019

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Anuncie aos alunos que irão copiar no caderno a letra da brincadeira cantada.
  • Leia para eles as dicas para fazer uma boa cópia, produzidas na aula anterior.
  • Explique que o procedimento de cópia será feito linha por linha (ou verso por verso).
  • Peça que a turma recite o primeiro verso, enquanto pronunciam as palavras, aponte cada uma delas no slide.
  • Reserve um tempo para que copiem.
  • Proceda da mesma maneira em relação aos demais versos.
  • Ao término da cópia, solicite que os alunos troquem os cadernos: cada aluno deve revisar a cópia feita pelo colega e verificar se ele se esqueceu de algo: meu colega escreveu a parlenda usando 5 linhas? Separou as palavras? Esqueceu de escrever alguma coisa?

Não se espera que as cópias fiquem perfeitas, mas fazer da cópia uma situação de aprendizagem.

  • Pergunte se querem acrescentar, no cartaz, mais alguma dica para uma cópia perfeita.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, realize mais algumas rodadas da brincadeira PANELINHA.
  • Pergunte a eles o que acharam da brincadeira.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano