Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Computador e projetor. Folhas avulsas pautadas. Impressões coloridas dos materiais complementares.
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura e da escrita. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem. No caso da escrita, propor momentos de escrita em duplas - alunos com diferentes níveis de aprendizagem do SEA - auxilia os alunos a refletirem acerca do sistema de escrita alfabética e de elementos próprios do gênero abordado.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Caso esteja usando um projetor multimídia conectado à intenet, clique no link e exiba a página indicada: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/criancas-preferem-brincadeiras-ao-ar-livre-a-games-mostra-estudo-da-unb.ghtml
- Caso não tenha acesso à internet, exiba o slide acima ou um cartaz com o título da notícia “Crianças preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games, mostra estudo da UnB”; a linha fina “Estudo mostra que 70% dos pequenos disseram preferir atividades como pique-esconde. Apenas 11,4% indicaram que eletrônicos são favoritos.”; a foto e a legenda “Criança brinca em parquinho”
- Explique aos alunos que se trata de uma notícia veiculada no G1, um portal de notícias da internet. Caso esteja em ambiente digital, observe a presença de elementos como: ícones de redes sociais, caixa de busca, logotipos. Além disso, chame atenção para a região na qual a notícia circulou - “Distrito Federal”, informação disponível na barra vermelha no topo da página.
- Leia para a turma, o título, a linha fina e a legenda e comente, brevemente o conteúdo da notícia.
- Proponha a algum dos alunos reler a legenda da primeira foto, que mostra uma criança brincando no parquinho. Explore elementos da fotografia que permitam que os alunos contextualizem as informações da legenda: espaço, equipamento de lazer disponível, quem está na foto, que atividade está realizando.
- A respeito da segunda imagem, em que um menino aparece jogando videogame, pergunte: “O que o garoto da imagem está fazendo? Acolha a descrição das crianças.” Releia para eles o título da notícia: “Crianças preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games, mostra estudo da UnB”. Pergunte: esse garoto parece ser uma dessas crianças que preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games? É provável que algumas crianças respondam negativamente, mas pode ser que algumas sustentem que brincar com games de vez em quando não significa que as crianças não gostem de brincar ao 'ao ar livre'.
Material complementar
“Crianças preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games, mostra estudo da UnB”, publicada no G1. Disponível em https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/criancas-preferem-brincadeiras-ao-ar-livre-a-games-mostra-estudo-da-unb.ghtml Acesso em 04 de janeiro de 2019