14945
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Refletir sobre o sistema de escrita alfabética por meio de legendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Refletir sobre o sistema de escrita alfabética por meio de legendas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou outro canal de comunicação que permita o compartilhamento de tela. Siga as orientações do plano.

Desenvolvimento
Acesse a notícia disponível aqui e siga as orientações do plano com relação às intervenções a serem feitas. Durante o encontro, compartilhe sua tela na parte do texto em que a segunda fotografia é apresentada, proponha o desafio do slide 4 e faça as intervenções sugeridas.

Compartilhe a tela com o slide 5 e siga as orientações dessa etapa do plano. Compartilhe o arquivo contendo as duas imagens a serem legendadas e as legendas já lidas (disponível aqui), realize as intervenções sugeridas no plano e promova a escrita coletiva das legendas.

Fechamento
Compartilhe na tela o slide 7 e siga as orientações do plano.

Convite às famílias
Você pode convidar as crianças para brincarem de descobrir as legendas de revistas e jornais, impressas (caso você as tenha) ou digitais. Selecione e imprima algumas imagens para realizar a brincadeira ou mostre-as pelo celular ou computador. Um participante por vez mostra somente a legenda e os demais terão 3 chances para adivinhá-la; quem descobrir ou chegar mais próximo será o novo desafiante.

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO1_04SQA05

(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

(EF12LP14) Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas