14945
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Refletir sobre o sistema de escrita alfabética por meio de legendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Refletir sobre o sistema de escrita alfabética por meio de legendas

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Computador e projetor. Folhas avulsas pautadas. Impressões coloridas dos materiais complementares.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura e da escrita. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem. No caso da escrita, propor momentos de escrita em duplas - alunos com diferentes níveis de aprendizagem do SEA - auxilia os alunos a refletirem acerca do sistema de escrita alfabética e de elementos próprios do gênero abordado.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize o ambiente em um ou dois semicírculos voltados para o quadro.
  • Recupere, oralmente, a função das legendas e suas características: são textos curtos, que acompanham as fotografias e servem para esclarecer, orientar, situar, localizar, nomear algo que está na imagem.
  • Informe que, nesta aula, vão analisar mais outras fotografias veiculadas em uma notícia e trabalhar a escrita de legendas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Caso esteja usando um projetor multimídia conectado à intenet, clique no link e exiba a página indicada: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/criancas-preferem-brincadeiras-ao-ar-livre-a-games-mostra-estudo-da-unb.ghtml
  • Caso não tenha acesso à internet, exiba o slide acima ou um cartaz com o título da notícia “Crianças preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games, mostra estudo da UnB”; a linha fina “Estudo mostra que 70% dos pequenos disseram preferir atividades como pique-esconde. Apenas 11,4% indicaram que eletrônicos são favoritos.”; a foto e a legenda “Criança brinca em parquinho”
  • Explique aos alunos que se trata de uma notícia veiculada no G1, um portal de notícias da internet. Caso esteja em ambiente digital, observe a presença de elementos como: ícones de redes sociais, caixa de busca, logotipos. Além disso, chame atenção para a região na qual a notícia circulou - “Distrito Federal”, informação disponível na barra vermelha no topo da página.
  • Leia para a turma, o título, a linha fina e a legenda e comente, brevemente o conteúdo da notícia.
  • Proponha a algum dos alunos reler a legenda da primeira foto, que mostra uma criança brincando no parquinho. Explore elementos da fotografia que permitam que os alunos contextualizem as informações da legenda: espaço, equipamento de lazer disponível, quem está na foto, que atividade está realizando.
  • A respeito da segunda imagem, em que um menino aparece jogando videogame, pergunte: “O que o garoto da imagem está fazendo? Acolha a descrição das crianças.” Releia para eles o título da notícia: “Crianças preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games, mostra estudo da UnB”. Pergunte: esse garoto parece ser uma dessas crianças que preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games? É provável que algumas crianças respondam negativamente, mas pode ser que algumas sustentem que brincar com games de vez em quando não significa que as crianças não gostem de brincar ao 'ao ar livre'.

Material complementar

“Crianças preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games, mostra estudo da UnB”, publicada no G1. Disponível em https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/criancas-preferem-brincadeiras-ao-ar-livre-a-games-mostra-estudo-da-unb.ghtml Acesso em 04 de janeiro de 2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a proposta para as crianças e desafie-os a escreverem a legenda para a segunda foto em seu caderno.
  • Certamente, não terão dificuldades em escrevê-la, pois a tarefa exige uma espécie de decalque da legenda da primeira foto. Poderiam manter a palavra “criança” ou substituí-la por “menino”; preservar “brinca” ou substituir por “joga”. É bem provável, que queiram substituir “em parquinho” que é o lugar em que a primeira criança brinca, por game, jogo da internet.
  • Pergunte se “Criança brinca no quarto” seria uma boa legenda para essa fotografia que foi publicada na notícia do G1? Verifique se algum deles percebem que não apareceria no texto da legenda nenhuma palavra relacionada ao assunto da notícia que é a preferência da crianças por brincadeiras 'ao ar livre' a games.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide as crianças a pensarem que relação essa legenda tem com a foto.
  • Veja se percebem que “ELETRÔNICOS” refere-se ao game que o menino está jogando, que ele está brincando com um jogo eletrônico, que essa pode ser a brincadeira favorita dele, que o menino pode ser uma daquelas crianças que não gostam de brincar ‘ao ar livre’ etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Aproveitando a proximidade, proponha que, em duplas, as crianças escrevam a legenda para as duas últimas fotografias da reportagem, imaginando que elas são o repórteres do G1. Imprima as imagens disponíveis em https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/criancas-preferem-brincadeiras-ao-ar-livre-a-games-mostra-estudo-da-unb.ghtml
  • Entregue a folha com as duas imagens para cada e oriente qual aluno fará a escrita e qual será responsável por ditar as palavras.
  • Mantenha exposta as duas legendas já analisadas para que a turma possa consultar ao escrever: como se escreve “criança” e “parquinho”?
  • Circule entre as duplas fornecendo a ajuda necessária.
  • É bem provável que o texto produzido pelas crianças seja bem parecido com o da primeira legenda. Essa foi também a opção do portal. Repare que, nessa matéria jornalística, o que é notícia é o resultado surpreendente da pesquisa. As imagens funcionam como uma ilustração. Uma legenda pode ser mais sintética ou mais complexa em função de sua função no texto em que está inserida.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Convide seus alunos a lerem as legendas publicadas no portal.
  • Pergunte: quais foram as diferenças e semelhanças entre as legendas escritas por eles e as escritas pelos jornalistas?
  • Chame atenção para o uso de palavras diferentes, mas com sentidos parecidos às usadas pelos jornalistas.
  • Termine perguntando: e se eles fossem entrevistados pelos pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB)? Teriam respondido brincadeira ‘ao ar livre” ou game?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Computador e projetor. Folhas avulsas pautadas. Impressões coloridas dos materiais complementares.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura e da escrita. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem. No caso da escrita, propor momentos de escrita em duplas - alunos com diferentes níveis de aprendizagem do SEA - auxilia os alunos a refletirem acerca do sistema de escrita alfabética e de elementos próprios do gênero abordado.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize o ambiente em um ou dois semicírculos voltados para o quadro.
  • Recupere, oralmente, a função das legendas e suas características: são textos curtos, que acompanham as fotografias e servem para esclarecer, orientar, situar, localizar, nomear algo que está na imagem.
  • Informe que, nesta aula, vão analisar mais outras fotografias veiculadas em uma notícia e trabalhar a escrita de legendas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Caso esteja usando um projetor multimídia conectado à intenet, clique no link e exiba a página indicada: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/criancas-preferem-brincadeiras-ao-ar-livre-a-games-mostra-estudo-da-unb.ghtml
  • Caso não tenha acesso à internet, exiba o slide acima ou um cartaz com o título da notícia “Crianças preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games, mostra estudo da UnB”; a linha fina “Estudo mostra que 70% dos pequenos disseram preferir atividades como pique-esconde. Apenas 11,4% indicaram que eletrônicos são favoritos.”; a foto e a legenda “Criança brinca em parquinho”
  • Explique aos alunos que se trata de uma notícia veiculada no G1, um portal de notícias da internet. Caso esteja em ambiente digital, observe a presença de elementos como: ícones de redes sociais, caixa de busca, logotipos. Além disso, chame atenção para a região na qual a notícia circulou - “Distrito Federal”, informação disponível na barra vermelha no topo da página.
  • Leia para a turma, o título, a linha fina e a legenda e comente, brevemente o conteúdo da notícia.
  • Proponha a algum dos alunos reler a legenda da primeira foto, que mostra uma criança brincando no parquinho. Explore elementos da fotografia que permitam que os alunos contextualizem as informações da legenda: espaço, equipamento de lazer disponível, quem está na foto, que atividade está realizando.
  • A respeito da segunda imagem, em que um menino aparece jogando videogame, pergunte: “O que o garoto da imagem está fazendo? Acolha a descrição das crianças.” Releia para eles o título da notícia: “Crianças preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games, mostra estudo da UnB”. Pergunte: esse garoto parece ser uma dessas crianças que preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games? É provável que algumas crianças respondam negativamente, mas pode ser que algumas sustentem que brincar com games de vez em quando não significa que as crianças não gostem de brincar ao 'ao ar livre'.

Material complementar

“Crianças preferem brincadeiras 'ao ar livre' a games, mostra estudo da UnB”, publicada no G1. Disponível em https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/criancas-preferem-brincadeiras-ao-ar-livre-a-games-mostra-estudo-da-unb.ghtml Acesso em 04 de janeiro de 2019

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a proposta para as crianças e desafie-os a escreverem a legenda para a segunda foto em seu caderno.
  • Certamente, não terão dificuldades em escrevê-la, pois a tarefa exige uma espécie de decalque da legenda da primeira foto. Poderiam manter a palavra “criança” ou substituí-la por “menino”; preservar “brinca” ou substituir por “joga”. É bem provável, que queiram substituir “em parquinho” que é o lugar em que a primeira criança brinca, por game, jogo da internet.
  • Pergunte se “Criança brinca no quarto” seria uma boa legenda para essa fotografia que foi publicada na notícia do G1? Verifique se algum deles percebem que não apareceria no texto da legenda nenhuma palavra relacionada ao assunto da notícia que é a preferência da crianças por brincadeiras 'ao ar livre' a games.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide as crianças a pensarem que relação essa legenda tem com a foto.
  • Veja se percebem que “ELETRÔNICOS” refere-se ao game que o menino está jogando, que ele está brincando com um jogo eletrônico, que essa pode ser a brincadeira favorita dele, que o menino pode ser uma daquelas crianças que não gostam de brincar ‘ao ar livre’ etc.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Aproveitando a proximidade, proponha que, em duplas, as crianças escrevam a legenda para as duas últimas fotografias da reportagem, imaginando que elas são o repórteres do G1. Imprima as imagens disponíveis em https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/criancas-preferem-brincadeiras-ao-ar-livre-a-games-mostra-estudo-da-unb.ghtml
  • Entregue a folha com as duas imagens para cada e oriente qual aluno fará a escrita e qual será responsável por ditar as palavras.
  • Mantenha exposta as duas legendas já analisadas para que a turma possa consultar ao escrever: como se escreve “criança” e “parquinho”?
  • Circule entre as duplas fornecendo a ajuda necessária.
  • É bem provável que o texto produzido pelas crianças seja bem parecido com o da primeira legenda. Essa foi também a opção do portal. Repare que, nessa matéria jornalística, o que é notícia é o resultado surpreendente da pesquisa. As imagens funcionam como uma ilustração. Uma legenda pode ser mais sintética ou mais complexa em função de sua função no texto em que está inserida.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Convide seus alunos a lerem as legendas publicadas no portal.
  • Pergunte: quais foram as diferenças e semelhanças entre as legendas escritas por eles e as escritas pelos jornalistas?
  • Chame atenção para o uso de palavras diferentes, mas com sentidos parecidos às usadas pelos jornalistas.
  • Termine perguntando: e se eles fossem entrevistados pelos pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB)? Teriam respondido brincadeira ‘ao ar livre” ou game?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano