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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Espaço, tempo e outras informações nas legendas das fotos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Espaço, tempo e outras informações nas legendas das fotos

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Computador, tela, projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Influenciado pela imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender o fato da legenda complementar a imagem com uma série de informações que não estão inscritas na cena

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia as instruções registradas no slide em voz alta. O objetivo é retomar, oralmente, o que as crianças já aprenderam sobre as legendas. Diga que elas podem olhar as anotações feitas nas aulas anteriores.
  • Enfatize que as legendas são textos que aparecem junto às fotografias em jornais, revistas, livros e outros materiais escritos. Lembre também que elas ajudam a complementar informações oferecidas pelas imagens.
  • Anuncie que, nesta aula, as crianças irão aprender um pouco mais sobre as legendas. Pergunte aos alunos quais novos conhecimentos são necessários para produzirem legendas para as fotos que vão compor o álbum de brincadeiras realizadas na escola. Incentive-as a levantar hipóteses que podem ser registradas e, ao final da aula, retomadas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua as cópias do arquivo disponível nos materiais complementares para as crianças. Se estiver com o equipamento, projete o slide. Leia as informações do slide (ou da primeira página do anexo). Essas informações colaboram para contextualizar a proposta de análise da composição das legendas. Depois, as crianças serão convidadas a observar uma foto jornalística e ler a legenda para indicar os elementos que compõem esse gênero. Elas deverão distinguir as informações que remetem à imagem daquelas que a complementam.
  • Convide as crianças a observarem a imagem da capa do livro de Gabriela Romeu. Explore as ilustrações e o título. Informe a elas que o mapa do Brasil indica o Ceará, onde fica o sertão do Cariri. Geralmente, as crianças têm grande curiosidade sobre mapas, então, forneça as explicações que elas solicitarem.
  • Chame a atenção delas para o título do livro - Terra de Cabinha. A autora Gabriela Romeu é uma jornalista que desenvolveu uma pesquisa sobre a infância das crianças brasileiras em diferentes cantos do país.
  • Pergunte: Na opinião de vocês, por que ela deu esse título para o livro? É importante as crianças apresentarem algumas sugestões. Registre as hipóteses delas.

Materiais complementares

Imagem da capa disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Antes de ler a nota em voz alta, explore um pouco mais o título do livro. Diga para eles que a autora, Gabriela Romeu, em uma entrevista, contou que, no Cariri, criança é chamada de Cabinha.
  • Aponte no slide ou escreva no quadro a palavra “CABINHA”. A ideia é que observem as letras que compõem a palavra, portanto, use letras maiúsculas. Proponha a leitura coletiva.
  • Explique que cabinha é o mesmo que cabrinha, filhote de cabra. Na sequência, aponte ou grafe logo abaixo a palavra CABRINHA. Peça para as crianças compararem a escrita de uma e outra. Pergunte o que mudou.
  • As crianças devem concluir que há uma letra a mais na palavra CABRINHA, a letra R. Mostre como a palavra muda quando acrescentamos apenas uma letra. Explique que, nesse caso, só muda a pronúncia, pois cabinha é um modo típico da região para dizer cabrinha. O significado, portanto, é o mesmo. Comente que há regiões do país em que as pessoas não pronunciam a letra R em algumas palavras, como em NEGO para NEGRO, CABITO para CABRITO e assim por diante.
  • Retome a pergunta sobre o porquê do título. Lembre os alunos que o tema do livro é a infância e as brincadeiras das crianças do sertão do Cariri, no Ceará. Incentive-os a perceber que a autora empregou um jeito de dizer típico da região do Cariri para compor o título do livro. Coletivamente, conclua que Terra de Cabinha quer dizer Terra de Criança.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha que escutem com atenção o texto a ser lido para todos. Informe às crianças que se trata da nota do lançamento do livro de Gabriela Romeu, Terra de Cabinha, no Guia da Folha, encarte cultural do jornal Folha de São Paulo. Explique que esse guia traz dicas de onde passear, o que ver no cinema e teatro etc. Você encontra o texto e a imagem aqui: https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2016/08/livro-aborda-a-infancia-de-meninos-e-meninas-do-sertao-do-ceara.shtml. Caso não tenha projetor, imprima cópias do texto e da imagem e distribua para a turma.
  • Aponte o título da nota e peça para que acompanhem a leitura. Observe se as crianças estão focalizando visualmente o título. Faça a leitura integral do texto.
  • Incentive os alunos a perceberem que a nota traz um dado já conhecido deles: o livro conta sobre a vida das crianças no sertão do Cariri, que fica lá no Ceará. Depois, pergunte: Quais as brincadeiras e os brinquedos das crianças que vivem por lá? Essa é uma informação bem pontual que se encontra no último parágrafo. Se for preciso, leia novamente o último parágrafo em voz alta e incentive as crianças a responder. O objetivo não é explorar integralmente o texto, tampouco focalizar a função e características do gênero “nota”.
  • Peça para as crianças localizarem a fotografia e proponha que observem a imagem. Explore as perguntas: “Quem é a pessoa retratada? Como ele está vestido? Onde ele está? O que será que está fazendo?” Anote no quadro as respostas dos alunos para cada uma das questões.

Materiais complementares:

“Livro aborda a infância de meninos e meninas do sertão do Ceará”, escrito por Gabriela Valdanha na Folha de S. Paulo. Disponível em https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2016/08/livro-aborda-a-infancia-de-meninos-e-meninas-do-sertao-do-ceara.shtml Acesso em 04 de janeiro de 2019

Consigna da atividade disponível aqui

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a instrução do slide ou escreva as opções de legenda no quadro. Nessa atividade, as crianças terão que descobrir qual das três legendas é a mais adequada para acompanhar a fotografia que acabaram de explorar. Para tanto, precisam relacionar informações retiradas da leitura da nota com as da fotografia. Lembre que as funções da legenda são esclarecer, orientar, situar, localizar e nomear. Nesse caso, o menino fantasiado para o Reisado, festejo típico do Ceará. Você encontra a imagem aqui: https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2016/08/livro-aborda-a-infancia-de-meninos-e-meninas-do-sertao-do-ceara.shtml. Se necessário, imprima cópias e distribua para a turma.
  • Proponha às crianças ler a primeira legenda e dê tempo para que tentem fazer isso autonomamente. Acompanhe-as, observando se tentam decodificar as palavras. Em seguida, leia em voz alta essa legenda, apontando cada palavra. Pergunte o que acharam da legenda e se ela traz alguma informação para além do que eles já perceberam só olhando a imagem.
  • Explore a escrita das palavras. Incentive que procurem nas outras legendas as palavras GAROTO e FANTASIADO. Peça que apontem no slide onde estão essas palavras ou, para quem estiver utilizando papel, que as circulem.
  • Em seguida, convide-os a ler a segunda legenda. Lembre-os de que eles já conhecem duas palavras que fazem parte dela. Acompanhe-os na tarefa de decodificação. Se notar que alguma criança conseguiu ler integralmente a segunda legenda, chame-a no quadro e peça para ler em voz alta. Caso contrário, leia você em voz alta, apontando para cada palavra.
  • Novamente, desafie-os a procurar palavras que se repetem nas legendas. É esperado que apontem ou circulem NO e CARIRI. Pergunte qual informação nova a legenda traz. A resposta deve ser o local onde o garoto fantasiado está. Continue: “Alguém sabe onde fica o Cariri?” Essa informação pode ser obtida apenas observando a fotografia?
  • Proponha a leitura da terceira legenda. Acompanhe-os na tarefa de decodificação. Repita o mesmo procedimento empregado na leitura das legendas 1 e 2. Explore as informações que a legenda oferece com as crianças: quem, como ele está vestido, o que está fazendo, onde está.
  • Recupere a pergunta: “Qual dessas legendas estava acompanhando a fotografia?” As crianças devem concluir que a terceira é a mais adequada, porque apresenta informações novas e complementares às que obtemos apenas observando a fotografia.

Materiais complementares:

“Livro aborda a infância de meninos e meninas do sertão do Ceará”, escrito por Gabriela Valdanha na Folha de S. Paulo. Disponível em https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2016/08/livro-aborda-a-infancia-de-meninos-e-meninas-do-sertao-do-ceara.shtml Acesso em 04 de janeiro de 2019

Consigna da atividade disponível aqui

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Slide Plano Aula

Tempo estimado: 5 minutos

Orientações:

  • Leia a problematização final. Se você está utilizando a ficha impressa, proponha que os alunos copiem a legenda logo abaixo da fotografia.
  • Retome a função das legendas e suas características: são textos curtos, que acompanham as fotografias e servem para esclarecer, orientar, situar, localizar, nomear algo que está na imagem. Explore a legenda, indicando os elementos que devem compor esse texto: o quê, quem, onde, quando. Use o lápis de cor para marcar esses elementos.
  • Proponha novamente a reflexão sobre o que podemos saber somente observando a fotografia e, depois, quando lemos também a legenda!
  • Ao final, amplie a definição de legenda que começou a ser construída, de modo coletivo, no início do Módulo. A cada nova atividade, as crianças não só ampliam seus conhecimentos sobre esse gênero, como também aprendem como esses textos funcionam nos suportes em que circulam e nas situações de uso da escrita.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Computador, tela, projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Influenciado pela imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender o fato da legenda complementar a imagem com uma série de informações que não estão inscritas na cena

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia as instruções registradas no slide em voz alta. O objetivo é retomar, oralmente, o que as crianças já aprenderam sobre as legendas. Diga que elas podem olhar as anotações feitas nas aulas anteriores.
  • Enfatize que as legendas são textos que aparecem junto às fotografias em jornais, revistas, livros e outros materiais escritos. Lembre também que elas ajudam a complementar informações oferecidas pelas imagens.
  • Anuncie que, nesta aula, as crianças irão aprender um pouco mais sobre as legendas. Pergunte aos alunos quais novos conhecimentos são necessários para produzirem legendas para as fotos que vão compor o álbum de brincadeiras realizadas na escola. Incentive-as a levantar hipóteses que podem ser registradas e, ao final da aula, retomadas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua as cópias do arquivo disponível nos materiais complementares para as crianças. Se estiver com o equipamento, projete o slide. Leia as informações do slide (ou da primeira página do anexo). Essas informações colaboram para contextualizar a proposta de análise da composição das legendas. Depois, as crianças serão convidadas a observar uma foto jornalística e ler a legenda para indicar os elementos que compõem esse gênero. Elas deverão distinguir as informações que remetem à imagem daquelas que a complementam.
  • Convide as crianças a observarem a imagem da capa do livro de Gabriela Romeu. Explore as ilustrações e o título. Informe a elas que o mapa do Brasil indica o Ceará, onde fica o sertão do Cariri. Geralmente, as crianças têm grande curiosidade sobre mapas, então, forneça as explicações que elas solicitarem.
  • Chame a atenção delas para o título do livro - Terra de Cabinha. A autora Gabriela Romeu é uma jornalista que desenvolveu uma pesquisa sobre a infância das crianças brasileiras em diferentes cantos do país.
  • Pergunte: Na opinião de vocês, por que ela deu esse título para o livro? É importante as crianças apresentarem algumas sugestões. Registre as hipóteses delas.

Materiais complementares

Imagem da capa disponível aqui

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Antes de ler a nota em voz alta, explore um pouco mais o título do livro. Diga para eles que a autora, Gabriela Romeu, em uma entrevista, contou que, no Cariri, criança é chamada de Cabinha.
  • Aponte no slide ou escreva no quadro a palavra “CABINHA”. A ideia é que observem as letras que compõem a palavra, portanto, use letras maiúsculas. Proponha a leitura coletiva.
  • Explique que cabinha é o mesmo que cabrinha, filhote de cabra. Na sequência, aponte ou grafe logo abaixo a palavra CABRINHA. Peça para as crianças compararem a escrita de uma e outra. Pergunte o que mudou.
  • As crianças devem concluir que há uma letra a mais na palavra CABRINHA, a letra R. Mostre como a palavra muda quando acrescentamos apenas uma letra. Explique que, nesse caso, só muda a pronúncia, pois cabinha é um modo típico da região para dizer cabrinha. O significado, portanto, é o mesmo. Comente que há regiões do país em que as pessoas não pronunciam a letra R em algumas palavras, como em NEGO para NEGRO, CABITO para CABRITO e assim por diante.
  • Retome a pergunta sobre o porquê do título. Lembre os alunos que o tema do livro é a infância e as brincadeiras das crianças do sertão do Cariri, no Ceará. Incentive-os a perceber que a autora empregou um jeito de dizer típico da região do Cariri para compor o título do livro. Coletivamente, conclua que Terra de Cabinha quer dizer Terra de Criança.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha que escutem com atenção o texto a ser lido para todos. Informe às crianças que se trata da nota do lançamento do livro de Gabriela Romeu, Terra de Cabinha, no Guia da Folha, encarte cultural do jornal Folha de São Paulo. Explique que esse guia traz dicas de onde passear, o que ver no cinema e teatro etc. Você encontra o texto e a imagem aqui: https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2016/08/livro-aborda-a-infancia-de-meninos-e-meninas-do-sertao-do-ceara.shtml. Caso não tenha projetor, imprima cópias do texto e da imagem e distribua para a turma.
  • Aponte o título da nota e peça para que acompanhem a leitura. Observe se as crianças estão focalizando visualmente o título. Faça a leitura integral do texto.
  • Incentive os alunos a perceberem que a nota traz um dado já conhecido deles: o livro conta sobre a vida das crianças no sertão do Cariri, que fica lá no Ceará. Depois, pergunte: Quais as brincadeiras e os brinquedos das crianças que vivem por lá? Essa é uma informação bem pontual que se encontra no último parágrafo. Se for preciso, leia novamente o último parágrafo em voz alta e incentive as crianças a responder. O objetivo não é explorar integralmente o texto, tampouco focalizar a função e características do gênero “nota”.
  • Peça para as crianças localizarem a fotografia e proponha que observem a imagem. Explore as perguntas: “Quem é a pessoa retratada? Como ele está vestido? Onde ele está? O que será que está fazendo?” Anote no quadro as respostas dos alunos para cada uma das questões.

Materiais complementares:

“Livro aborda a infância de meninos e meninas do sertão do Ceará”, escrito por Gabriela Valdanha na Folha de S. Paulo. Disponível em https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2016/08/livro-aborda-a-infancia-de-meninos-e-meninas-do-sertao-do-ceara.shtml Acesso em 04 de janeiro de 2019

Consigna da atividade disponível aqui

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Orientações:

  • Leia a instrução do slide ou escreva as opções de legenda no quadro. Nessa atividade, as crianças terão que descobrir qual das três legendas é a mais adequada para acompanhar a fotografia que acabaram de explorar. Para tanto, precisam relacionar informações retiradas da leitura da nota com as da fotografia. Lembre que as funções da legenda são esclarecer, orientar, situar, localizar e nomear. Nesse caso, o menino fantasiado para o Reisado, festejo típico do Ceará. Você encontra a imagem aqui: https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2016/08/livro-aborda-a-infancia-de-meninos-e-meninas-do-sertao-do-ceara.shtml. Se necessário, imprima cópias e distribua para a turma.
  • Proponha às crianças ler a primeira legenda e dê tempo para que tentem fazer isso autonomamente. Acompanhe-as, observando se tentam decodificar as palavras. Em seguida, leia em voz alta essa legenda, apontando cada palavra. Pergunte o que acharam da legenda e se ela traz alguma informação para além do que eles já perceberam só olhando a imagem.
  • Explore a escrita das palavras. Incentive que procurem nas outras legendas as palavras GAROTO e FANTASIADO. Peça que apontem no slide onde estão essas palavras ou, para quem estiver utilizando papel, que as circulem.
  • Em seguida, convide-os a ler a segunda legenda. Lembre-os de que eles já conhecem duas palavras que fazem parte dela. Acompanhe-os na tarefa de decodificação. Se notar que alguma criança conseguiu ler integralmente a segunda legenda, chame-a no quadro e peça para ler em voz alta. Caso contrário, leia você em voz alta, apontando para cada palavra.
  • Novamente, desafie-os a procurar palavras que se repetem nas legendas. É esperado que apontem ou circulem NO e CARIRI. Pergunte qual informação nova a legenda traz. A resposta deve ser o local onde o garoto fantasiado está. Continue: “Alguém sabe onde fica o Cariri?” Essa informação pode ser obtida apenas observando a fotografia?
  • Proponha a leitura da terceira legenda. Acompanhe-os na tarefa de decodificação. Repita o mesmo procedimento empregado na leitura das legendas 1 e 2. Explore as informações que a legenda oferece com as crianças: quem, como ele está vestido, o que está fazendo, onde está.
  • Recupere a pergunta: “Qual dessas legendas estava acompanhando a fotografia?” As crianças devem concluir que a terceira é a mais adequada, porque apresenta informações novas e complementares às que obtemos apenas observando a fotografia.

Materiais complementares:

“Livro aborda a infância de meninos e meninas do sertão do Ceará”, escrito por Gabriela Valdanha na Folha de S. Paulo. Disponível em https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2016/08/livro-aborda-a-infancia-de-meninos-e-meninas-do-sertao-do-ceara.shtml Acesso em 04 de janeiro de 2019

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Tempo estimado: 5 minutos

Orientações:

  • Leia a problematização final. Se você está utilizando a ficha impressa, proponha que os alunos copiem a legenda logo abaixo da fotografia.
  • Retome a função das legendas e suas características: são textos curtos, que acompanham as fotografias e servem para esclarecer, orientar, situar, localizar, nomear algo que está na imagem. Explore a legenda, indicando os elementos que devem compor esse texto: o quê, quem, onde, quando. Use o lápis de cor para marcar esses elementos.
  • Proponha novamente a reflexão sobre o que podemos saber somente observando a fotografia e, depois, quando lemos também a legenda!
  • Ao final, amplie a definição de legenda que começou a ser construída, de modo coletivo, no início do Módulo. A cada nova atividade, as crianças não só ampliam seus conhecimentos sobre esse gênero, como também aprendem como esses textos funcionam nos suportes em que circulam e nas situações de uso da escrita.
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