14943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Relação entre fotos e texto lido

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Relação entre fotos e texto lido

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários:

Computador, tela e projetor multimídia. Caso não disponha dos equipamentos, use os materiais disponíveis em material complementar.

As fotografias devem ser em número suficiente para montar quartetos que tenham imagens distintas uns dos outros. Cópias das legendas que constam nos materiais complementares devem ser guardadas em envelopes. Esses envelopes devem ser organizados de modo que cada quarteto receba, além das legendas correspondentes às fotografias analisadas por seus integrantes, duas que não dizem respeito àquelas imagens.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Influenciadas pela leitura de imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender que a legenda complementa a foto com uma série de informações que não estão inscritas na cena.

No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize o ambiente para que as crianças trabalhem em quartetos.
  • Anuncie que a atividade de hoje necessita que cada criança se transforme num detetive, com olho vivo nas imagens e atentas ao texto que você lerá para eles.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos, organizados em quartetos, observarem as fotografias que serão distribuídas dentro dos envelopes. Haverá quatro fotos em cada envelope.
  • Leia as instruções e enfatize o que as crianças devem observar nas fotografias: “Quem são as pessoas que aparecem na foto? Qual a idade e a aparência delas? Como estão vestidas? Há objetos nas fotos? O que são e para que servem? Há animais nessas imagens? Quais? O que estava acontecendo no momento em que a foto foi tirada? Onde a foto foi tirada? Como é esse lugar?”
  • Incentive os alunos a trabalhar juntos e a captar o máximo de informação com base na leitura da imagem.

Materiais complementares

Você encontrará as fotos no site da Folha de S. Paulo, no qual foi publicada a série de imagens: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32682-quintais-pantanal#foto-482477

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Quando os quartetos já tiverem concluído a observação, leia a instrução: “Vamos comparar nossas fotografias? Observem o que há de semelhante e diferente em cada uma das fotos do grupo”. Diga para prestarem atenção na paisagem, nas pessoas, nos animais etc.
  • Se as crianças estiverem manuseando as fotografias, reserve um breve momento para que comparem as imagens. É provável que algumas reconheçam os meninos, identifiquem os animais (cavalos e bois), percebam semelhanças na paisagem e no espaço físico das cenas retratadas etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Anuncie que você vai ler uma reportagem e indique que esse texto traz muitas pistas sobre as imagens observadas anteriormente. Prepare a turma para a leitura: peça silêncio e atenção.
  • Leia as instruções que constam no slide.

Material complementar:

Reportagem para impressão:

Série ´Quintais’ mostra como vivem as crianças da região do Pantanal, publicada na Folha de S. Paulo. Escrita por MARLENE PERET. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/02/1592087-serie-quintais-mostra-como-vivem-as-criancas-na-regiao-do-pantanal.shtml Acesso em 04 de janeir ode 2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Contextualize a reportagem, lendo a apresentação que consta do slide.
  • Leia a reportagem em voz alta, com fluência e expressividade. Dê ênfase, durante a leitura, às informações mais importantes para que os alunos possam fazer descobertas sobre as fotografias observadas.

Material complementar:

Reportagem para impressão:

Série ´Quintais’ mostra como vivem as crianças da região do Pantanal, publicada na Folha de S. Paulo. Escrita por MARLENE PERET. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/02/1592087-serie-quintais-mostra-como-vivem-as-criancas-na-regiao-do-pantanal.shtml Acesso em 04 de janeir ode 2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois da leitura, as crianças serão desafiadas a encontrar as legendas correspondentes às fotografias que receberam (você pode imprimi-las direto do site: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32682-quintais-pantanal#foto-482477). É esperado que já tenham descoberto várias das pistas para realizar essa atividade. Essas informações são fundamentais para que tentem ler as legendas.
  • Distribua os envelopes contendo seis legendas, quatro delas devem corresponder às imagens do quarteto e outras duas não. Leia as instruções para a turma.
  • As crianças devem encontrar as legendas correspondentes a cada uma das fotografias. Incentive os alunos a cooperar uns com os outros. Acompanhe os grupos na leitura e seleção das legendas. Nos envelopes, há legendas que não dizem respeito à fotografia e tampouco dizem respeito à reportagem lida. Se perceber que há crianças com dificuldades para decodificar ou identificar a legenda, leia em voz alta para elas.

Materiais complementares:

Legendas das imagens: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32682-quintais-pantanal#foto-482477

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula projetando o álbum de fotografias noticioso digital da Série Quintais: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32682-quintais-pantanal#foto-482477. Compartilhe com as crianças que se travta de uma série noticiosa publicada no jornal Folha de S. Paulo. Projete somente as oito fotografias que fazem parte da atividade (no álbum há 14 fotos). Leia as legendas que se encontram no canto superior à direita. Solicite às crianças conferirem se a legenda escolhida por elas corresponde à imagem, como no álbum projetado.
  • Caso não tenha esse equipamento, proponha que cada criança cole a foto e a legenda correspondente no mural da sala, fazendo uma correção coletiva. Mantenha as fotografias e as legendas expostas no mural da sala.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários:

Computador, tela e projetor multimídia. Caso não disponha dos equipamentos, use os materiais disponíveis em material complementar.

As fotografias devem ser em número suficiente para montar quartetos que tenham imagens distintas uns dos outros. Cópias das legendas que constam nos materiais complementares devem ser guardadas em envelopes. Esses envelopes devem ser organizados de modo que cada quarteto receba, além das legendas correspondentes às fotografias analisadas por seus integrantes, duas que não dizem respeito àquelas imagens.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Influenciadas pela leitura de imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender que a legenda complementa a foto com uma série de informações que não estão inscritas na cena.

No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize o ambiente para que as crianças trabalhem em quartetos.
  • Anuncie que a atividade de hoje necessita que cada criança se transforme num detetive, com olho vivo nas imagens e atentas ao texto que você lerá para eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos, organizados em quartetos, observarem as fotografias que serão distribuídas dentro dos envelopes. Haverá quatro fotos em cada envelope.
  • Leia as instruções e enfatize o que as crianças devem observar nas fotografias: “Quem são as pessoas que aparecem na foto? Qual a idade e a aparência delas? Como estão vestidas? Há objetos nas fotos? O que são e para que servem? Há animais nessas imagens? Quais? O que estava acontecendo no momento em que a foto foi tirada? Onde a foto foi tirada? Como é esse lugar?”
  • Incentive os alunos a trabalhar juntos e a captar o máximo de informação com base na leitura da imagem.

Materiais complementares

Você encontrará as fotos no site da Folha de S. Paulo, no qual foi publicada a série de imagens: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32682-quintais-pantanal#foto-482477

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Quando os quartetos já tiverem concluído a observação, leia a instrução: “Vamos comparar nossas fotografias? Observem o que há de semelhante e diferente em cada uma das fotos do grupo”. Diga para prestarem atenção na paisagem, nas pessoas, nos animais etc.
  • Se as crianças estiverem manuseando as fotografias, reserve um breve momento para que comparem as imagens. É provável que algumas reconheçam os meninos, identifiquem os animais (cavalos e bois), percebam semelhanças na paisagem e no espaço físico das cenas retratadas etc.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Anuncie que você vai ler uma reportagem e indique que esse texto traz muitas pistas sobre as imagens observadas anteriormente. Prepare a turma para a leitura: peça silêncio e atenção.
  • Leia as instruções que constam no slide.

Material complementar:

Reportagem para impressão:

Série ´Quintais’ mostra como vivem as crianças da região do Pantanal, publicada na Folha de S. Paulo. Escrita por MARLENE PERET. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/02/1592087-serie-quintais-mostra-como-vivem-as-criancas-na-regiao-do-pantanal.shtml Acesso em 04 de janeir ode 2019

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Contextualize a reportagem, lendo a apresentação que consta do slide.
  • Leia a reportagem em voz alta, com fluência e expressividade. Dê ênfase, durante a leitura, às informações mais importantes para que os alunos possam fazer descobertas sobre as fotografias observadas.

Material complementar:

Reportagem para impressão:

Série ´Quintais’ mostra como vivem as crianças da região do Pantanal, publicada na Folha de S. Paulo. Escrita por MARLENE PERET. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/02/1592087-serie-quintais-mostra-como-vivem-as-criancas-na-regiao-do-pantanal.shtml Acesso em 04 de janeir ode 2019

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois da leitura, as crianças serão desafiadas a encontrar as legendas correspondentes às fotografias que receberam (você pode imprimi-las direto do site: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32682-quintais-pantanal#foto-482477). É esperado que já tenham descoberto várias das pistas para realizar essa atividade. Essas informações são fundamentais para que tentem ler as legendas.
  • Distribua os envelopes contendo seis legendas, quatro delas devem corresponder às imagens do quarteto e outras duas não. Leia as instruções para a turma.
  • As crianças devem encontrar as legendas correspondentes a cada uma das fotografias. Incentive os alunos a cooperar uns com os outros. Acompanhe os grupos na leitura e seleção das legendas. Nos envelopes, há legendas que não dizem respeito à fotografia e tampouco dizem respeito à reportagem lida. Se perceber que há crianças com dificuldades para decodificar ou identificar a legenda, leia em voz alta para elas.

Materiais complementares:

Legendas das imagens: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32682-quintais-pantanal#foto-482477

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula projetando o álbum de fotografias noticioso digital da Série Quintais: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32682-quintais-pantanal#foto-482477. Compartilhe com as crianças que se travta de uma série noticiosa publicada no jornal Folha de S. Paulo. Projete somente as oito fotografias que fazem parte da atividade (no álbum há 14 fotos). Leia as legendas que se encontram no canto superior à direita. Solicite às crianças conferirem se a legenda escolhida por elas corresponde à imagem, como no álbum projetado.
  • Caso não tenha esse equipamento, proponha que cada criança cole a foto e a legenda correspondente no mural da sala, fazendo uma correção coletiva. Mantenha as fotografias e as legendas expostas no mural da sala.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano