Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura
Materiais necessários:
Computador, tela e projetor multimídia. Caso não disponha dos equipamentos, use os materiais disponíveis em material complementar.
As fotografias devem ser em número suficiente para montar quartetos que tenham imagens distintas uns dos outros. Cópias das legendas que constam nos materiais complementares devem ser guardadas em envelopes. Esses envelopes devem ser organizados de modo que cada quarteto receba, além das legendas correspondentes às fotografias analisadas por seus integrantes, duas que não dizem respeito àquelas imagens.
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: Influenciadas pela leitura de imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender que a legenda complementa a foto com uma série de informações que não estão inscritas na cena.
No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Proponha aos alunos, organizados em quartetos, observarem as fotografias que serão distribuídas dentro dos envelopes. Haverá quatro fotos em cada envelope.
- Leia as instruções e enfatize o que as crianças devem observar nas fotografias: “Quem são as pessoas que aparecem na foto? Qual a idade e a aparência delas? Como estão vestidas? Há objetos nas fotos? O que são e para que servem? Há animais nessas imagens? Quais? O que estava acontecendo no momento em que a foto foi tirada? Onde a foto foi tirada? Como é esse lugar?”
- Incentive os alunos a trabalhar juntos e a captar o máximo de informação com base na leitura da imagem.
Materiais complementares
Você encontrará as fotos no site da Folha de S. Paulo, no qual foi publicada a série de imagens: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32682-quintais-pantanal#foto-482477
Desenvolvimento
Orientações:
- Anuncie que você vai ler uma reportagem e indique que esse texto traz muitas pistas sobre as imagens observadas anteriormente. Prepare a turma para a leitura: peça silêncio e atenção.
- Leia as instruções que constam no slide.
Material complementar:
Reportagem para impressão:
Série ´Quintais’ mostra como vivem as crianças da região do Pantanal, publicada na Folha de S. Paulo. Escrita por MARLENE PERET. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/02/1592087-serie-quintais-mostra-como-vivem-as-criancas-na-regiao-do-pantanal.shtml Acesso em 04 de janeir ode 2019
Desenvolvimento
Orientações:
- Contextualize a reportagem, lendo a apresentação que consta do slide.
- Leia a reportagem em voz alta, com fluência e expressividade. Dê ênfase, durante a leitura, às informações mais importantes para que os alunos possam fazer descobertas sobre as fotografias observadas.
Material complementar:
Reportagem para impressão:
Série ´Quintais’ mostra como vivem as crianças da região do Pantanal, publicada na Folha de S. Paulo. Escrita por MARLENE PERET. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/02/1592087-serie-quintais-mostra-como-vivem-as-criancas-na-regiao-do-pantanal.shtml Acesso em 04 de janeir ode 2019