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Plano de aula - Descrição de fotos por legendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Descrição de fotos por legendas

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de abertura

Materiais necessários:

Infelizmente, boa parte dos suplementos infantis dos grandes jornais foi descontinuada. Caso os jornais de seu estado ou município mantenham esses suplementos, reúna alguns exemplares. Se possível, reúna exemplares do Jornal Joca, um jornal dirigido a crianças e jovens, de revistas de informação voltadas ao público infanto-juvenil (Ciência Hoje para Crianças, Mundo Estranho etc.), álbuns ou livros de fotografia (por exemplo, A vida em sociedade: olhar a África e ver o Brasil, de Pierre Verger, Editora Companhia Nacional, distribuído paras as escolas públicas por meio Programa Nacional da Biblioteca Escolar). Será necessário pelo menos um exemplar de cada um desses materiais para cada grupo.

Computador, tela e projetor multimídia se for usar os slides para guiar sua aula.

Quadro para registrar problematizações e as respostas das crianças no caso de não ter disponíveis esses equipamentos.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não estar familiarizados com o gênero focalizado e com os suportes que vão manusear, tais como revistas, jornais e álbuns.

As legendas são textos de curta extensão associados a imagens, o que colabora para a antecipação de seu conteúdo, mas as crianças encontram-se em processo de alfabetização e, por essa razão, precisarão ativar diferentes estratégias para decifrar o que está escrito.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize grupos com até quatro alunos. Planeje esses agrupamentos antecipadamente de acordo com os saberes sobre a escrita e o estágio em que as crianças se encontram no processo de alfabetização. Monte grupos heterogêneos, nos quais os integrantes possam trocar conhecimentos e interagir de modo cooperativo.
  • Projete ou escreva na lousa as perguntas: “O que são legendas? Quem já viu legendas em algum material escrito?”. Leia para a sala toda e aponte para o texto que estiver lendo. Deixe que os alunos comentem. Caso ninguém tenha alguma ideia a respeito, não se preocupe, vocês vão explorar este tema juntos ao longo da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Prepare os alunos para a exploração dos suportes e a identificação de legendas nesses materiais. Leia as recomendações que constam no slide.
  • Distribua um dos suportes para cada grupo e apresente-os. Se for um jornal, mostre-o. Pergunte se alguém conhece esse material, se sabe para que ele é feito, se conhecem pessoas que costumam ler jornais e onde são vendidos ou distribuídos. Faça o mesmo com as revistas, os álbuns e os livros de fotografia. Sobre os livros de fotografia, explique que, diferentes de outros, esses livros costumam ter pouco texto e muitas fotografias, acompanhadas de legendas. Comente sobre o autor, ano de publicação, tema do livro, editora etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Leia para o grupo as instruções que constam do slide, informando novamente que cada grupo recebeu apenas um desses materiais para explorar e que devem procurar pelo menos três fotografias acompanhadas de legendas. Quando selecionarem a imagem, devem examinar a foto e descobrir informações com base nessa observação e, em seguida, tentar ler a legenda e descobrir outras informações. Se preferir, imprima a consigna desta atividade e distribua para os alunos. Ela está disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1D1ShI9iW1GVuJSPHXvhOcBrxkzcYVyMubXtFZli4uzs/edit
  • Acompanhe os alunos, oriente-os em relação ao modo adequado de realizar essa busca, folheando juntos as páginas, observando-as e, em caso de encontrarem uma fotografia com legenda, aconselhe-os a marcar ou deixar o material com a página aberta. Passe pelos grupos e verifique se estão lendo as legendas e, quando o grupo tiver selecionado as fotos com as legendas, retome o que devem fazer: examinar a imagem e descobrir informações; tentar ler a legenda e descobrir novas informações.
  • Caso não tenham conseguido ler com autonomia as legendas, leia os textos em voz alta para os alunos.

Materiais complementares

Atividade para impressão aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Proponha uma roda de conversa sobre os achados de cada grupo. Organize a apresentação, de modo que os integrantes do grupo possam expor as fotografias e as legendas que encontraram.
  • Como se trata de uma primeira interação com as legendas, as crianças podem ter uma certa dificuldade em responder à última problematização. Leia as questões: “Vamos pensar sobre essa experiência? Faria alguma diferença se só víssemos as fotografias sem ler o texto que as acompanham? Se alguém perguntasse a você o que é uma legenda, o que você responderia? E se alguém perguntasse para que serve uma legenda?” Incentive-as a produzirem respostas coletivas, retome as ideias das crianças, solicite esclarecimentos, proponha que expandam suas explicações e levante pontos que você notou ao circular pelos grupos.
  • Anote as dúvidas e dificuldades que surgirem. Você poderá abordá-las nas outras aulas desta sequência.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de abertura

Materiais necessários:

Infelizmente, boa parte dos suplementos infantis dos grandes jornais foi descontinuada. Caso os jornais de seu estado ou município mantenham esses suplementos, reúna alguns exemplares. Se possível, reúna exemplares do Jornal Joca, um jornal dirigido a crianças e jovens, de revistas de informação voltadas ao público infanto-juvenil (Ciência Hoje para Crianças, Mundo Estranho etc.), álbuns ou livros de fotografia (por exemplo, A vida em sociedade: olhar a África e ver o Brasil, de Pierre Verger, Editora Companhia Nacional, distribuído paras as escolas públicas por meio Programa Nacional da Biblioteca Escolar). Será necessário pelo menos um exemplar de cada um desses materiais para cada grupo.

Computador, tela e projetor multimídia se for usar os slides para guiar sua aula.

Quadro para registrar problematizações e as respostas das crianças no caso de não ter disponíveis esses equipamentos.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não estar familiarizados com o gênero focalizado e com os suportes que vão manusear, tais como revistas, jornais e álbuns.

As legendas são textos de curta extensão associados a imagens, o que colabora para a antecipação de seu conteúdo, mas as crianças encontram-se em processo de alfabetização e, por essa razão, precisarão ativar diferentes estratégias para decifrar o que está escrito.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize grupos com até quatro alunos. Planeje esses agrupamentos antecipadamente de acordo com os saberes sobre a escrita e o estágio em que as crianças se encontram no processo de alfabetização. Monte grupos heterogêneos, nos quais os integrantes possam trocar conhecimentos e interagir de modo cooperativo.
  • Projete ou escreva na lousa as perguntas: “O que são legendas? Quem já viu legendas em algum material escrito?”. Leia para a sala toda e aponte para o texto que estiver lendo. Deixe que os alunos comentem. Caso ninguém tenha alguma ideia a respeito, não se preocupe, vocês vão explorar este tema juntos ao longo da aula.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Prepare os alunos para a exploração dos suportes e a identificação de legendas nesses materiais. Leia as recomendações que constam no slide.
  • Distribua um dos suportes para cada grupo e apresente-os. Se for um jornal, mostre-o. Pergunte se alguém conhece esse material, se sabe para que ele é feito, se conhecem pessoas que costumam ler jornais e onde são vendidos ou distribuídos. Faça o mesmo com as revistas, os álbuns e os livros de fotografia. Sobre os livros de fotografia, explique que, diferentes de outros, esses livros costumam ter pouco texto e muitas fotografias, acompanhadas de legendas. Comente sobre o autor, ano de publicação, tema do livro, editora etc.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Leia para o grupo as instruções que constam do slide, informando novamente que cada grupo recebeu apenas um desses materiais para explorar e que devem procurar pelo menos três fotografias acompanhadas de legendas. Quando selecionarem a imagem, devem examinar a foto e descobrir informações com base nessa observação e, em seguida, tentar ler a legenda e descobrir outras informações. Se preferir, imprima a consigna desta atividade e distribua para os alunos. Ela está disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1D1ShI9iW1GVuJSPHXvhOcBrxkzcYVyMubXtFZli4uzs/edit
  • Acompanhe os alunos, oriente-os em relação ao modo adequado de realizar essa busca, folheando juntos as páginas, observando-as e, em caso de encontrarem uma fotografia com legenda, aconselhe-os a marcar ou deixar o material com a página aberta. Passe pelos grupos e verifique se estão lendo as legendas e, quando o grupo tiver selecionado as fotos com as legendas, retome o que devem fazer: examinar a imagem e descobrir informações; tentar ler a legenda e descobrir novas informações.
  • Caso não tenham conseguido ler com autonomia as legendas, leia os textos em voz alta para os alunos.

Materiais complementares

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Proponha uma roda de conversa sobre os achados de cada grupo. Organize a apresentação, de modo que os integrantes do grupo possam expor as fotografias e as legendas que encontraram.
  • Como se trata de uma primeira interação com as legendas, as crianças podem ter uma certa dificuldade em responder à última problematização. Leia as questões: “Vamos pensar sobre essa experiência? Faria alguma diferença se só víssemos as fotografias sem ler o texto que as acompanham? Se alguém perguntasse a você o que é uma legenda, o que você responderia? E se alguém perguntasse para que serve uma legenda?” Incentive-as a produzirem respostas coletivas, retome as ideias das crianças, solicite esclarecimentos, proponha que expandam suas explicações e levante pontos que você notou ao circular pelos grupos.
  • Anote as dúvidas e dificuldades que surgirem. Você poderá abordá-las nas outras aulas desta sequência.

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