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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Entre substantivos e verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre função de substantivos e verbos

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a função do verbo e do substantivo exercitando o uso. Compreender a relação de concordância que existe entre substantivo e verbo. Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras.

Materiais necessários: Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade para projeção: Fonte: “Fonte da vinhaça”, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca Acesso em 08 de novembro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf; Acesso em 08 de nov. de 2018. http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/formacao-de-palavras Acesso em 08 de nov. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é perceber a função dos substantivos e dos verbos nas frases e nos textos. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível anote no quadro, com a finalidade de preparar os alunos para uma descrição narrativa, tendo como modelo o professor, do qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação que é refletir sobre regularidades morfológico - gramaticais das palavras.
  • Leia com os alunos a atividade e explique a brincadeira proposta pela cantiga (fonte: site do mapa do brincar).
  • Retome as palavras do cartaz para orientar a brincadeira de roda. (Caso essa seja sua primeira aula, faça a atividade com os alunos, depois faça o levantamento das profissões que aparecem na brincadeira e o que esses profissionais fazem, elabore um cartaz de descobertas gramaticais e faça uma lista de profissões e atividades).
  • Peça para que os alunos observem as palavras da mesma família pensando na formação do substantivo e do verbo (No momento o foco da aula, é que percebam a variação das palavras da mesma família que derivam de um substantivo e possuem um sufixo que sempre transmite a mesma ideia).
  • O uso do sufixo nesta atividade transmite a ideia de palavras pertencentes à mesma família que formam um grupo de regularidades morfológicas - gramaticais, pois estão ligadas à categoria que vão definir a grafia correta.
  • Ajude os alunos a identificar os substantivos e os verbos.
  • Ajude os alunos a reconhecer, ainda que de modo não sistematizado, que há palavras que derivam de outras e que têm o seu sentido modificado pelo acréscimo.
  • Converse com os alunos que os substantivos apresentados aqui são comuns, ou seja, são palavras usadas para nomear profissões comuns do dia a dia e que próximo ao substantivo aparece o verbo que indica a ação daquele substantivo.
  • Não é o foco da aula, mas é válido dizer que os substantivos comuns são escritos com letra minúscula, porém se estiverem no início de uma frase ou após um sinal de pontuação deve-se escrever com letra maiúscula e que substantivos próprios são escritos com letra maiúscula em qualquer situação. Solicite aos alunos alguns exemplos de substantivos próprios, reforce que os substantivos servem para nomear.
  • Realize um levantamento de hipóteses com o grupo e pergunte: Quais palavras eles conhecem que são usadas para nomear seres, objetos, lugares, propriedades, relações, sentimentos. Ouça os exemplos.
  • Ajude os alunos a perceber que é necessário nomear, e que se não dermos nomes aos objetos e as pessoas, não é possível saber a que se refere algo ou alguma coisa.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar: Fonte: “Fonte da vinhaça”, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca Acesso em 08 de novembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia destas palavras e que em alguns casos a formação do substantivo e do verbo são da mesma família e que em outros casos são diferentes, dê o exemplo como: o arquiteto, faz o quê? Planejar.
  • Informe o que causa essa alteração na classificação gramatical (substantivo ou verbo), é o uso do sufixo, pois são palavras formadas através de um verbo+sufixo.
  • Oriente os alunos a pesquisar pela escola o nome de outros profissionais e suas funções, com o uso dos diferentes sufixos.
  • Os alunos devem analisar as palavras e classificá-las em substantivo ou verbo.
  • Circule pelos grupos e anote possíveis dúvidas para serem discutidas ao final da atividade.
  • Reforce que os verbos indicam ação e que os substantivos nomeiam.
  • Tal como os prefixos, os sufixos são também elementos formadores de palavras. São, diferentemente dos prefixos, colocados depois do radical da palavra primitiva, alterando o seu significado e classe gramatical. Exemplo de sufixo: feliz - felicidade. Exemplo de prefixo: formar, informar.
  • Explique aos alunos que os substantivos são palavras que nomeiam, mas que concordam com gênero (masculino e feminino). Para ajudá-los faça perguntas como: Como é possível escrever substantivos no masculino ou no feminino? A palavra professora, termina com qual vogal? Isso ajuda a indicar o gênero. E a palavra professor, qual é o gênero?
  • Oriente-os a pensar em perguntas que os ajudem a decidir quais palavras combinam entre si, ou seja, por meio da concordância: por exemplo: Quem: O surfista. Fez o quê? Surfar.
  • Possibilite que os alunos exercitem a concordância entre as palavras e percebam a função das classes gramaticais presentes.
  • Oriente os alunos para que terminem a atividade.

Materiais complementares:

Atividade para impressão: clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Retome a atividade no coletivo, registre no quadro o que os alunos falam.
  • O contexto da palavra é o que determina a que classe gramatical que ela se aplica.
  • Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto e contribui para a compreensão morfológica da palavra.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Retome suas observações durante a realização da tarefa.
  • Retome o painel de descobertas sobre gramática e usos da linguagem e pergunte se pode alterar ou acrescentar algo novo.
  • Informe sobre a variedade de palavras que exprimem ação ou que nomeiam algo e que essas palavras se relacionam e são nomeadas na análise do funcionamento da língua portuguesa como substantivo e verbo. Solicite aos alunos outros exemplos de verbos e substantivos que conhecem.
  • Ajude-os a exercitar, é sugestivo fazer perguntas aos alunos como: Quais palavras que eles conhecem que são da mesma família da palavra alfabetiza? E da palavra mar? Ouça, depois de continuidade com exemplos: mar, marinheiro, marinha, marasmo. E a palavra forma quais são as possibilidades de escrita? Após ouvir as explicações dos alunos reforce: informa, formação, informação. Anote no painel de descobertas.
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando prefixos e sufixos, mas que a linguagem formal só admite novas palavras se elas forem realmente necessárias e se forem formadas de acordo com as regras da língua, ou seja, a palavra deve ter coerência na escrita. Exemplo: ‘Aquela menino’ - está errado precisa concordar com o gênero que é feminino, no caso o correto é ‘Aquela menina’, não é necessário aprofundar, mas é interessante fazer essa colocação.
  • Reforce que substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). E verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno.
  • Realize um registro coletivo.
  • Complete o painel de descobertas sobre usos da linguagem nomeando a estrutura da língua estudada em questão (verbo e substantivo).

Materiais complementares: Papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz. Caderno.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a função do verbo e do substantivo exercitando o uso. Compreender a relação de concordância que existe entre substantivo e verbo. Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras.

Materiais necessários: Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade para projeção: Fonte: “Fonte da vinhaça”, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca Acesso em 08 de novembro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf; Acesso em 08 de nov. de 2018. http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/formacao-de-palavras Acesso em 08 de nov. de 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é perceber a função dos substantivos e dos verbos nas frases e nos textos. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível anote no quadro, com a finalidade de preparar os alunos para uma descrição narrativa, tendo como modelo o professor, do qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação que é refletir sobre regularidades morfológico - gramaticais das palavras.
  • Leia com os alunos a atividade e explique a brincadeira proposta pela cantiga (fonte: site do mapa do brincar).
  • Retome as palavras do cartaz para orientar a brincadeira de roda. (Caso essa seja sua primeira aula, faça a atividade com os alunos, depois faça o levantamento das profissões que aparecem na brincadeira e o que esses profissionais fazem, elabore um cartaz de descobertas gramaticais e faça uma lista de profissões e atividades).
  • Peça para que os alunos observem as palavras da mesma família pensando na formação do substantivo e do verbo (No momento o foco da aula, é que percebam a variação das palavras da mesma família que derivam de um substantivo e possuem um sufixo que sempre transmite a mesma ideia).
  • O uso do sufixo nesta atividade transmite a ideia de palavras pertencentes à mesma família que formam um grupo de regularidades morfológicas - gramaticais, pois estão ligadas à categoria que vão definir a grafia correta.
  • Ajude os alunos a identificar os substantivos e os verbos.
  • Ajude os alunos a reconhecer, ainda que de modo não sistematizado, que há palavras que derivam de outras e que têm o seu sentido modificado pelo acréscimo.
  • Converse com os alunos que os substantivos apresentados aqui são comuns, ou seja, são palavras usadas para nomear profissões comuns do dia a dia e que próximo ao substantivo aparece o verbo que indica a ação daquele substantivo.
  • Não é o foco da aula, mas é válido dizer que os substantivos comuns são escritos com letra minúscula, porém se estiverem no início de uma frase ou após um sinal de pontuação deve-se escrever com letra maiúscula e que substantivos próprios são escritos com letra maiúscula em qualquer situação. Solicite aos alunos alguns exemplos de substantivos próprios, reforce que os substantivos servem para nomear.
  • Realize um levantamento de hipóteses com o grupo e pergunte: Quais palavras eles conhecem que são usadas para nomear seres, objetos, lugares, propriedades, relações, sentimentos. Ouça os exemplos.
  • Ajude os alunos a perceber que é necessário nomear, e que se não dermos nomes aos objetos e as pessoas, não é possível saber a que se refere algo ou alguma coisa.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar: Fonte: “Fonte da vinhaça”, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca Acesso em 08 de novembro de 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia destas palavras e que em alguns casos a formação do substantivo e do verbo são da mesma família e que em outros casos são diferentes, dê o exemplo como: o arquiteto, faz o quê? Planejar.
  • Informe o que causa essa alteração na classificação gramatical (substantivo ou verbo), é o uso do sufixo, pois são palavras formadas através de um verbo+sufixo.
  • Oriente os alunos a pesquisar pela escola o nome de outros profissionais e suas funções, com o uso dos diferentes sufixos.
  • Os alunos devem analisar as palavras e classificá-las em substantivo ou verbo.
  • Circule pelos grupos e anote possíveis dúvidas para serem discutidas ao final da atividade.
  • Reforce que os verbos indicam ação e que os substantivos nomeiam.
  • Tal como os prefixos, os sufixos são também elementos formadores de palavras. São, diferentemente dos prefixos, colocados depois do radical da palavra primitiva, alterando o seu significado e classe gramatical. Exemplo de sufixo: feliz - felicidade. Exemplo de prefixo: formar, informar.
  • Explique aos alunos que os substantivos são palavras que nomeiam, mas que concordam com gênero (masculino e feminino). Para ajudá-los faça perguntas como: Como é possível escrever substantivos no masculino ou no feminino? A palavra professora, termina com qual vogal? Isso ajuda a indicar o gênero. E a palavra professor, qual é o gênero?
  • Oriente-os a pensar em perguntas que os ajudem a decidir quais palavras combinam entre si, ou seja, por meio da concordância: por exemplo: Quem: O surfista. Fez o quê? Surfar.
  • Possibilite que os alunos exercitem a concordância entre as palavras e percebam a função das classes gramaticais presentes.
  • Oriente os alunos para que terminem a atividade.

Materiais complementares:

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Retome a atividade no coletivo, registre no quadro o que os alunos falam.
  • O contexto da palavra é o que determina a que classe gramatical que ela se aplica.
  • Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto e contribui para a compreensão morfológica da palavra.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Retome suas observações durante a realização da tarefa.
  • Retome o painel de descobertas sobre gramática e usos da linguagem e pergunte se pode alterar ou acrescentar algo novo.
  • Informe sobre a variedade de palavras que exprimem ação ou que nomeiam algo e que essas palavras se relacionam e são nomeadas na análise do funcionamento da língua portuguesa como substantivo e verbo. Solicite aos alunos outros exemplos de verbos e substantivos que conhecem.
  • Ajude-os a exercitar, é sugestivo fazer perguntas aos alunos como: Quais palavras que eles conhecem que são da mesma família da palavra alfabetiza? E da palavra mar? Ouça, depois de continuidade com exemplos: mar, marinheiro, marinha, marasmo. E a palavra forma quais são as possibilidades de escrita? Após ouvir as explicações dos alunos reforce: informa, formação, informação. Anote no painel de descobertas.
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando prefixos e sufixos, mas que a linguagem formal só admite novas palavras se elas forem realmente necessárias e se forem formadas de acordo com as regras da língua, ou seja, a palavra deve ter coerência na escrita. Exemplo: ‘Aquela menino’ - está errado precisa concordar com o gênero que é feminino, no caso o correto é ‘Aquela menina’, não é necessário aprofundar, mas é interessante fazer essa colocação.
  • Reforce que substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). E verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno.
  • Realize um registro coletivo.
  • Complete o painel de descobertas sobre usos da linguagem nomeando a estrutura da língua estudada em questão (verbo e substantivo).

Materiais complementares: Papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz. Caderno.

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