14937
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Brincando com as sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre sílabas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui; tutorial para construir uma caneta touch screen disponível aqui).

Introdução
Faça uma videochamada retomando as descobertas da aula anterior, ou contextualize esta aula de acordo com as orientações do slide Introdução. Se não for possível fazer uma aula síncrona, grave um áudio ou vídeo lançando as questões do slide e peça que os alunos enviem suas devolutivas sobre as descobertas feitas. Você também pode utilizar o Google Jamboard para realizar a atividade de acordo com as orientações do slide.

Desenvolvimento
Utilize o Google Jamboard com dois frames: um para explicação, realização e correção da 1ª parte da atividade principal deste plano, e um para realização da 2ª parte. No 1º frame, crie post-its com as sílabas que completarão cada palavra, colocando a imagem do primeiro slide de Desenvolvimento centralizado e as sílabas em volta. Depois, utilize os post-its para fazer a correção da atividade. No 2º frame, crie post-its com as palavras completas e insira a imagem do terceiro slide de Desenvolvimento. Siga as orientações dos slides de Desenvolvimento em cada etapa. É importante que seja disponibilizado aos estudantes o material impresso para esta aula. Se não for possível a utilização desse recurso e/ou de uma aula síncrona, grave um vídeo, via WhatsApp ou outro canal de comunicação, explicando cada parte da atividade, de acordo com as orientações de cada slide de Desenvolvimento.

Fechamento
Nesse momento, peça que, se possível, as famílias enviem as fotos dos registros dos estudantes por WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação. Grave um áudio ou vídeo com os questionamentos apresentados no slide de Fechamento.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a realizar essa mesma atividade com brincadeiras de completar os nomes dos familiares ou dos colegas da turma.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva  


Código: LPO2_14ATS02

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas