Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Fazendo uso da pontuação
Finalidade da aula: Reconhecer a presença do ponto de interrogação e do ponto de exclamação em piadas e adivinhas percebendo a função destes sinais na expressividade da leitura.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Pontuação
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP14
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo: Piadas com crianças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto de interrogação e de exclamação dentro do texto. Identificar também qual sinal de pontuação usar nas situações de escrita de frases pode representar uma dificuldade para as crianças.
Referências sobre o assunto: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente) Acesso em: 8 de novembro de 2018.
Por que é difícil ensinar a pontuar? Disponível em: www.redalyc.org Acesso em: 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.
Código: LPO1_20ATS02
(EF01LP14) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.
AULA 01
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes