14935
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Fazendo uso da pontuação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Fazendo uso da pontuação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:  Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Fazendo uso da pontuação

Finalidade da aula: Reconhecer a presença do ponto de interrogação e do ponto de exclamação em piadas e adivinhas percebendo a função destes sinais na expressividade da leitura.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Pontuação

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP14

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo: Piadas com crianças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto de interrogação e de exclamação dentro do texto. Identificar também qual sinal de pontuação usar nas situações de escrita de frases pode representar uma dificuldade para as crianças.

Referências sobre o assunto: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente) Acesso em: 8 de novembro de 2018.

Por que é difícil ensinar a pontuar? Disponível em: www.redalyc.org Acesso em: 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.


Código: LPO1_20ATS02

(EF01LP14) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas