14934
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Recital de quadrinhas e estudo do gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre o gênero quadrinhas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Rabelo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:  Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula:Recital de quadrinhas e estudo do gênero

Finalidade da aula:Ler, recitar e compreender o gênero textual quadrinhas, relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento:Compreensão em leitura / Produção de texto oral / Protocolo de leitura / Análise Linguística / semiótica (alfabetização)

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCCEF01LP01, EF01LP12, EF01LP16, EF01LP19


Sobre esta aula
: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página; reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco; ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadrinhas - gênero do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade; recitar quadrinhas com entonação adequada e observando as rimas.

Materiais necessários:

Recursos para projetar telas, vídeo e recursos para imprimir atividades e painéis ou para copiá-los à mão.

Dificuldades antecipadas:

Algumas crianças podem ter dificuldades em encontrar estratégias para desenvolver procedimentos de leitura de ajuste , por ainda, não conseguirem relacionar sons a letras. Nestes casos, as suas intervenções serão fundamentais para que as crianças percebam o quanto já sabem a respeito do nosso sistema de escrita. Ajude-as a utilizar as palavras estáveis para servirem de referência para a leitura. Assim, quando a criança percebe que o ME de melado é o mesmo ME de Melissa, ela começa a desenvolver estratégias para ler ainda que não leia convencionalmente. Nos slides, desafio a desafio estão sugeridas intervenções que podem tornar o seu trabalho mais produtivo, resultando no avanço da aprendizagem.   

Por outro lado, algumas crianças podem encontrar facilidade nos desafios neste plano por já conseguirem ler com autonomia. Nestes casos, desafie-os a ir além de ler e localizar palavras, mas incentive-os a criar novas rimas e versões para as quadrinhas. No tocante da percepção da estrutura do texto, para aqueles que estão mais avançados e percebem com facilidade que um texto se escreve de cima para baixo, ou ainda, percebe com tranquilidade os espaços entre as palavras sugira a monitoria (momento em que aqueles que sabem mais ensinam aos que “sabem menos”, porém este é um trabalho construído ao longo de um período, porque essas crianças com maior compreensão do nosso sistema precisam entender que ao fazer a lição pelo outro, não estão ajudando. O que eles precisam é explicar como pensaram, como conseguiram resolver o problema, e então, permitir que o seu colega faça).

 

Referências sobre o assunto:

  1. FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
  2. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed: 1998.
  3. LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  4. WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.
  5. MORAIS, A.G. Como eu ensino Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
  6. CABRAL, L.S. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
  7. Textos:
    1. https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    2. https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    3. https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    4. https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    5. https://novaescola.org.br/conteudo/2491/por-que-as-criancas-devem-aprender-a-escrever-com-letra-de-forma-para-depois-passar-para-a-cursiva. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    6. https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    7. https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/5330/grandes-obras-de-escritores-para-alfabetizar-os-pequenos&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNG_W93WdoUJDk6gub0Sk1VJtOCUyg. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    8. https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/2498/ler-rima-com-prazer&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNFH0o2TtxG3GqIFFd2f66pQQUCULw. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    9. https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/4734/blog-de-alfabetizacao-conheca-um-jeito-diferente-de-alfabetizar-com-poesia&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNEYqKiWOGcYT0mf2LUyLY2DsrSWVA. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    10. https://www.normaculta.com.br/classificacao-de-rimas/. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    11. https://novaescola.org.br/conteudo/9766/blog-alfabetizacao-hipoteses-escrita-pre-silabico-silabico-como-avancar. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    12. http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/noticias/7864-oito-erros-sobre-alfabetizacao. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    13. https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1410/oralidade-um-eixo-da-educacao-infantil. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    14. https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    15. https://pedagogiaaopedaletra.com/os-niveis-de-aprendizagem/. Acesso dia 11 de novembro de 2018.
    16. https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa. Acesso dia 11 de novembro de 2018.

Código: LPO1_18ATS03

(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas