14933
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Oralidade: Sarau de Fábulas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre recontar oralmente uma fábula e expressar-se através de gestos e expressões faciais, além da fala.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Oralidade: Sarau de Fábulas

Finalidade da aula: Recontar oralmente uma fábula. Utilizar os recursos linguísticos adequados à proposta. Saber expressar-se através de gestos e expressões faciais, além da fala.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Fábulas e provérbios

Objeto(s) do conhecimento: Contação de histórias

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP19.

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de <oralidade>  

 

Materiais necessários:

Para utilizar essa sequência, consulte a aula anterior que propõe a preparação para essa atividade.

A sala deve estar preparada previamente para o melhor aproveitamento da aula: disposição da sala com as cadeiras em meia lua;

O quadro deve ficar liberado e com fita adesiva disponível para a colocação das imagens das fábulas (elas podem já estar fixadas);

É interessante que na aula anterior o professor entregue para cada equipe o texto a ser estudado.

Pode sugerir que tragam figurinos , adereços e/ ou usem maquiagem.

Ficha com a tabela de “critérios de avaliação da oralidade” impressa. Aqui pode-se escolher avaliar individualmente, ou em equipe. Neste último caso a aula fica mais dinâmica, possibilitando a todos encenarem e avaliarem.

Textos de apoio das fábulas.

Oriente os alunos a se prepararem previamente já com seu texto definido para o sarau.

Informações sobre o gênero:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf  Especialmente as págs 5 -11. Acesso em 19/11/2018.

Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.

 

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem sentir dificuldade em entender o objetivo da aula. Como a tradição escolar opera prioritariamente com o registro escrito, é fundamental que os alunos entendam a importância da consciência e do foco ao ter como objetivo a oralidade, visto que não há materialidade (escrita), mas sim um monitoramento de produção mais ou menos formal, com aspectos linguísticos, paralinguísticos e cinestésicos.

 

Referências sobre o assunto:

Para saber mais sobre o que é um sarau e sua importância para a formação leitora dos alunos, clique aqui.  ( vídeo “Como montar um Sarau”, de Denise Guilherme, especialista em formação de leitores. 5’53’’) Acesso em 19/11/2018.

SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004 - especialmente o capítulo 6.

Oralidade e letramento: diálogos na escola (Variedade linguística - Carlos Alberto Faraco). (16’55)  https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY . Acesso em 19/11/2018.

KOCH, Ingedore. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. págs 103- 126 (estratégias textual-discursivas de construção do sentido)

Para aprofundar fala e escrita, acesse o vídeo de Luiz Antônio Marcuschi, clicando aqui. Acesso em 19/11/2018.


Código: LPO3_03SQA12

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas