14931
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Oralidade em foco: Produzindo um jornal falado

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre escrita compartilhada.

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Use uma máquina fotográfica que faz filmagem e que a escola possua ou mesmo realize a filmagem com um aparelho celular. Computador com caixa de som para apresentar o jornal falado que foi gravado.

Informações sobre o gênero A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto. O Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais freqüentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em organizar o jornal falado com as suas devidas características. Dificuldade em expressar-se de forma natural durante a apresentação.

Referências sobre o assunto:

ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006.

MARCUSCHI, Luiz. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Explique aos alunos que, nesta aula, farão a apresentação de um jornal falado, que deverá apresentar os elementos constitutivos dos gêneros notícia e reportagem, encontrados em jornais e revistas, só que de forma adaptada ao registro oral da língua. Dessa forma, a oralidade passa a ser o foco central da aula utilizando as características das mídias como estratégias de ensino.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Inicie a aula retomando o roteiro que foi construído na aula anterior. Faça os seguintes questionamentos para o grupo:

  • Vocês já organizaram o telejornal que o grupo de vocês irá apresentar, não é mesmo?
  • Que notícia vocês irão apresentar?
  • Que informação será passada?
  • Qual será a manchete da notícia?
  • Quem irá apresentar?
  • Quanto tempo durará a apresentação?

Cada grupo deverá responder às questões de acordo com a notícia selecionada e planejamento elaborado. Neste momento esperamos que os alunos reflitam sobre o roteiro construído por eles. Leve os alunos a analisarem melhor a notícia escolhida e a manchete que será anunciada. É importante que os alunos que irão realizar a apresentação estejam dominando bem o conteúdo da notícia. Por isso, a avaliação que fizeram na aula anterior, servirá de base para apresentação. Caso seja identificada a necessidade de realizar a alteração de a alguma parte da apresentação, deixe-os bem à vontade e auxilie no que for necessário É importante que eles identifiquem a notícia escolhida para o grupo e priorizem as partes principais na apresentação. A criação da manchete para notícia ajudará na delimitação da temática. A apresentação e o tempo em que ela acontecerá são fatores importante, eles precisam retomar essas questões.

2-Reveja o roteiro com os alunos e os auxilie na preparação para apresentação e gravação do jornal falado.

Materiais complementares:

Acesse o modelo do roteiro que já foi construído pelos alunos aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

O trabalho com telejornal digital na escola coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a oralidade como foco principal sem esquecer da expressão corporal, leitura, escrita, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento das produções dos colegas.

1- Organize os alunos em grupos de quatro integrantes e organize a ordem das apresentações. O grupo então ajuda os apresentadores a arrumar o local da apresentação (escolha um local com boa luminosidade e que possibilite a organização dos alunos para a apresentação do telejornal) e a respeitar o roteiros estabelecido: contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Também pode dar dicas ao apresentador, quanto à entonação e dicção. Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual do(a) apresentador(a) (roupa, cabelo, etc) e pelo cenário devem estar com tudo finalizado.

2- Quando tudo já estiver organizado, comece a apresentação dos grupos. Todos os alunos devem fazer silêncio para respeitar a apresentação dos colegas e não atrapalhar com ruídos externos.

Alguns pontos são importantes:

  • Os textos das notícias devem estar na mesa dos apresentadores.
  • Os apresentadores deve ter domínio da leitura e boa dicção.
  • Cada grupo deverá respeitar o tempo estabelecido no roteiro ( que não deve ultrapassar 5 minutos) para que a apresentação não fique cansativa.
  • Se a equipe decidir, poderá haver mais que um cenário.

3- Se for possível grave as apresentações para passar para outras turmas ou divulgar no Blog da escola (se tiver).

É importante ressaltar que para divulgar a imagens dos alunos será necessário verificar se a escola possui autorização para o uso das imagens assinada pelos pais.

4- Depois da gravação de todos os grupos, baixar o material gravado em um computador, com Windows Movie Maker, por exemplo, instalado para editar o programa, a fim de que fique com a sequência determinada na reunião de pauta do grupo. Se tiver dúvida em como baixar e usar o programa de edição sugerido clique do link: https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA. Essa edição não será feita pelos alunos, o próprio professor deverá realizar esta tarefa para depois exibir para a turma.

5- Se o vídeo for gravado e editado, coloque-o disponível no Blog da escola (caso a escola tenha) para que ele seja visualizado pelo maior número de pessoas e assim valorize o trabalho dos alunos. Apresente também o vídeo já editado para os grupos de alunos. Dessa forma eles irão assistir o trabalho desenvolvido por eles e pelos outros de uma forma mais linear. Assim os alunos podem realizar uma auto reflexão acerca do trabalho desenvolvidos por eles.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a resgatar as etapas que foram realizadas até a gravação.

2- Finalize a aula com a realização de uma auto reflexão para cada grupo. É importante ressaltar que a avaliação das práticas apresentadas deve acontecer de forma contínua, ao longo de todas as etapas do processo, dessa forma a proposta é que os integrantes do grupo realizem uma reflexão para se apropriarem do que foi proposto e do que, de fato, foi realizado no decorrer do trabalho.

3- Peça que cada grupo escreva uma frase sobre a apresentação do seu grupo. Em seguida eles deverão apresentar oralmente, a frase escrita.

4- Depois das frases apresentadas e vistas pelo professor, monte um mural com as produções dos alunos. Esse mural deixará registrado as colocações e percepções dos grupos sobre a atividade proposta ao longo das aulas.

5- Espera-se que a criação de um telejornal com as crianças da turma proporcione o desenvolvimento da competência leitora e expressão/comunicação oral entre as crianças. A partir do resultado, da auto reflexão, conteúdo das fases e da apresentação do jornal, reveja se a finalidade da aula foi contemplada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Use uma máquina fotográfica que faz filmagem e que a escola possua ou mesmo realize a filmagem com um aparelho celular. Computador com caixa de som para apresentar o jornal falado que foi gravado.

Informações sobre o gênero A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto. O Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais freqüentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em organizar o jornal falado com as suas devidas características. Dificuldade em expressar-se de forma natural durante a apresentação.

Referências sobre o assunto:

ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006.

MARCUSCHI, Luiz. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Explique aos alunos que, nesta aula, farão a apresentação de um jornal falado, que deverá apresentar os elementos constitutivos dos gêneros notícia e reportagem, encontrados em jornais e revistas, só que de forma adaptada ao registro oral da língua. Dessa forma, a oralidade passa a ser o foco central da aula utilizando as características das mídias como estratégias de ensino.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Inicie a aula retomando o roteiro que foi construído na aula anterior. Faça os seguintes questionamentos para o grupo:

  • Vocês já organizaram o telejornal que o grupo de vocês irá apresentar, não é mesmo?
  • Que notícia vocês irão apresentar?
  • Que informação será passada?
  • Qual será a manchete da notícia?
  • Quem irá apresentar?
  • Quanto tempo durará a apresentação?

Cada grupo deverá responder às questões de acordo com a notícia selecionada e planejamento elaborado. Neste momento esperamos que os alunos reflitam sobre o roteiro construído por eles. Leve os alunos a analisarem melhor a notícia escolhida e a manchete que será anunciada. É importante que os alunos que irão realizar a apresentação estejam dominando bem o conteúdo da notícia. Por isso, a avaliação que fizeram na aula anterior, servirá de base para apresentação. Caso seja identificada a necessidade de realizar a alteração de a alguma parte da apresentação, deixe-os bem à vontade e auxilie no que for necessário É importante que eles identifiquem a notícia escolhida para o grupo e priorizem as partes principais na apresentação. A criação da manchete para notícia ajudará na delimitação da temática. A apresentação e o tempo em que ela acontecerá são fatores importante, eles precisam retomar essas questões.

2-Reveja o roteiro com os alunos e os auxilie na preparação para apresentação e gravação do jornal falado.

Materiais complementares:

Acesse o modelo do roteiro que já foi construído pelos alunos aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

O trabalho com telejornal digital na escola coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a oralidade como foco principal sem esquecer da expressão corporal, leitura, escrita, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento das produções dos colegas.

1- Organize os alunos em grupos de quatro integrantes e organize a ordem das apresentações. O grupo então ajuda os apresentadores a arrumar o local da apresentação (escolha um local com boa luminosidade e que possibilite a organização dos alunos para a apresentação do telejornal) e a respeitar o roteiros estabelecido: contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Também pode dar dicas ao apresentador, quanto à entonação e dicção. Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual do(a) apresentador(a) (roupa, cabelo, etc) e pelo cenário devem estar com tudo finalizado.

2- Quando tudo já estiver organizado, comece a apresentação dos grupos. Todos os alunos devem fazer silêncio para respeitar a apresentação dos colegas e não atrapalhar com ruídos externos.

Alguns pontos são importantes:

  • Os textos das notícias devem estar na mesa dos apresentadores.
  • Os apresentadores deve ter domínio da leitura e boa dicção.
  • Cada grupo deverá respeitar o tempo estabelecido no roteiro ( que não deve ultrapassar 5 minutos) para que a apresentação não fique cansativa.
  • Se a equipe decidir, poderá haver mais que um cenário.

3- Se for possível grave as apresentações para passar para outras turmas ou divulgar no Blog da escola (se tiver).

É importante ressaltar que para divulgar a imagens dos alunos será necessário verificar se a escola possui autorização para o uso das imagens assinada pelos pais.

4- Depois da gravação de todos os grupos, baixar o material gravado em um computador, com Windows Movie Maker, por exemplo, instalado para editar o programa, a fim de que fique com a sequência determinada na reunião de pauta do grupo. Se tiver dúvida em como baixar e usar o programa de edição sugerido clique do link: https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA. Essa edição não será feita pelos alunos, o próprio professor deverá realizar esta tarefa para depois exibir para a turma.

5- Se o vídeo for gravado e editado, coloque-o disponível no Blog da escola (caso a escola tenha) para que ele seja visualizado pelo maior número de pessoas e assim valorize o trabalho dos alunos. Apresente também o vídeo já editado para os grupos de alunos. Dessa forma eles irão assistir o trabalho desenvolvido por eles e pelos outros de uma forma mais linear. Assim os alunos podem realizar uma auto reflexão acerca do trabalho desenvolvidos por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a resgatar as etapas que foram realizadas até a gravação.

2- Finalize a aula com a realização de uma auto reflexão para cada grupo. É importante ressaltar que a avaliação das práticas apresentadas deve acontecer de forma contínua, ao longo de todas as etapas do processo, dessa forma a proposta é que os integrantes do grupo realizem uma reflexão para se apropriarem do que foi proposto e do que, de fato, foi realizado no decorrer do trabalho.

3- Peça que cada grupo escreva uma frase sobre a apresentação do seu grupo. Em seguida eles deverão apresentar oralmente, a frase escrita.

4- Depois das frases apresentadas e vistas pelo professor, monte um mural com as produções dos alunos. Esse mural deixará registrado as colocações e percepções dos grupos sobre a atividade proposta ao longo das aulas.

5- Espera-se que a criação de um telejornal com as crianças da turma proporcione o desenvolvimento da competência leitora e expressão/comunicação oral entre as crianças. A partir do resultado, da auto reflexão, conteúdo das fases e da apresentação do jornal, reveja se a finalidade da aula foi contemplada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano