14929
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Apreciação de textos orais em campanhas educativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre a finalidade de algumas campanhas de conscientização provenientes de vídeos educativos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Apreciação de textos orais em campanhas educativas

Finalidade da aula: Conversar sobre a finalidade de algumas campanhas de conscientização provenientes de vídeos educativos  discutindo sobre o objetivo de cada uma, os slogans, os recursos utilizados, as condições de produção, onde circulam, para quem foram feitos, como foram feitos, como a mensagem é transmitida etc.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Slogans

Objetos do conhecimento:Produção de texto oral

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade da BNCC: EF12LP13

Título: Apreciação de textos orais em campanhas educativas

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima  aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Slogan e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Data show, notebook, vídeo de campanhas educativas como “ Afaste os bichos, lave as mãos” e outros semelhantes.

Links para acesso aos vídeos das campanhas:

https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ

https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.; A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.   

LINK para acesso ao material elaborado pelo CEALE - PNAIC  sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf

MORAN, J. M. Atividades & Experiências: As múltiplas formas do aprender, p. 11-13. São Paulo: 2005.

Domingues, Nilton Silveira O papel do vídeo nas aulas multimodais de matemática aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos/Nilton Silveira Domingues. - Rio Claro, 2014 125 f. : il., figs., quadros Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcelo de Carvalho Borba.


Código: LPO1_05SQA10

(EF12LP13) Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas