Sobre este plano
Título: Apreciação de textos orais em campanhas educativas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Slogan e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Data show, notebook, vídeo de campanhas educativas como “ Afaste os bichos, lave as mãos” e outros semelhantes.
Links para acesso aos vídeos das campanhas:
https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ
https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg
Materiais complementares - referência bibliográfica:
LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.; A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LINK para acesso ao material elaborado pelo CEALE - PNAIC sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:
MORAN, J. M. Atividades & Experiências: As múltiplas formas do aprender, p. 11-13. São Paulo: 2005.
Domingues, Nilton Silveira O papel do vídeo nas aulas multimodais de matemática aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos/Nilton Silveira Domingues. - Rio Claro, 2014 125 f. : il., figs., quadros Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcelo de Carvalho Borba.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale qual é a proposta da aula: atividade de estudo sobre campanhas publicitárias.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Organize a turma em uma grande roda ou semicírculo e diga que será uma videoaula.
- Explique para os alunos que serão apresentados diversos vídeos de campanhas educativas para que analisem as condições de produção deles, tais como: onde circulam, para quem foram feitos, como foi feito, como a mensagem é transmitida etc.
Observações:
- Para esta aula serão selecionadas três campanhas educativas disponibilizadas em vídeos.
- A abordagem do texto se dará sob a perspectiva de uma alfabetização multimodal, em que existem diversas possibilidades de trabalhar o texto (verbal e não verbal) simultaneamente com outros modos de abordagem, como a interação com vários formatos de impressão, imagem, movimento, animação, som, músicas, gestos, diferentes mídias e tecnologias etc.
- Todos estes elementos estão também presentes em vídeos nos quais a comunicação pode ocorrer por meio de textos multimodais (“consistem em textos que têm mais de um modo, como impressão e imagem, impressão, imagem, som e movimento. Geralmente, trata-se de um texto digital, mas também pode ser um livro com imagens, textos ou gráficos, ou seja, um texto de informação que requer o processamento de mais do que um modo”.) (Ver Moran, 1995.)
- Moran (1995, p. 27) trouxe contribuições relacionadas à possibilidade de utilização dos vídeos para o ensino de um modo geral, relatando como imagens e músicas podem despertar sentimentos: O vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não separadas. Daí sua força. Somos atingidos por todos os sentidos e de todas as maneiras. O vídeo nos seduz, informa, entretém, projeta em outras realidades (no imaginário), em outros tempos e espaços.
Links para acesso aos vídeos das campanhas:
Campanha 1: https://vimeo.com/95853115 ou https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw
Campanha 2: https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ
Campanha 3: https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Após a explicação do que serão a atividade e a organização da turma inicie a apresentação da cada vídeo.
- É importante que o professor, após a apresentação do primeiro vídeo, converse com a turma sobre o mesmo: o que acharam, que recursos foram utilizados para chamar a atenção de quem assiste (aspectos relacionados à sonoridade do vídeo, imagens, movimento, texto oralizado, textos escritos etc).
- Siga para a apresentação do segundo vídeo e proponha a mesma intervenção.
- Da mesma forma, utilize este procedimento para o último vídeo a ser apresentado.
- Será um momento de reflexão e discussão sobre os aspectos multissemióticos das campanhas mostradas.
- Amplie a discussão levando os alunos a perceber que, apesar de se tratar do mesmo tema nas três campanhas, elas utilizam formas diferentes para a apresentação. Portanto, o que perceberam de diferenças ou semelhanças nestes vídeos? - discuta com a turma.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Utilize os momentos finais da aula para que a turma tire algumas conclusões sobre as três campanhas apresentadas referentes aos aspectos analisados anteriormente.
Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:
- Planejar a fala e argumentar sobre a função de determinado slogan e os recursos utilizados na campanha.