14929
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Apreciação de textos orais em campanhas educativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre a finalidade de algumas campanhas de conscientização provenientes de vídeos educativos.

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Título: Apreciação de textos orais em campanhas educativas

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Slogan e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Data show, notebook, vídeo de campanhas educativas como “ Afaste os bichos, lave as mãos” e outros semelhantes.

Links para acesso aos vídeos das campanhas:

https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ

https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.; A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LINK para acesso ao material elaborado pelo CEALE - PNAIC sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf

MORAN, J. M. Atividades & Experiências: As múltiplas formas do aprender, p. 11-13. São Paulo: 2005.

Domingues, Nilton Silveira O papel do vídeo nas aulas multimodais de matemática aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos/Nilton Silveira Domingues. - Rio Claro, 2014 125 f. : il., figs., quadros Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcelo de Carvalho Borba.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale qual é a proposta da aula: atividade de estudo sobre campanhas publicitárias.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em uma grande roda ou semicírculo e diga que será uma videoaula.
  • Explique para os alunos que serão apresentados diversos vídeos de campanhas educativas para que analisem as condições de produção deles, tais como: onde circulam, para quem foram feitos, como foi feito, como a mensagem é transmitida etc.

Observações:

  • Para esta aula serão selecionadas três campanhas educativas disponibilizadas em vídeos.
  • A abordagem do texto se dará sob a perspectiva de uma alfabetização multimodal, em que existem diversas possibilidades de trabalhar o texto (verbal e não verbal) simultaneamente com outros modos de abordagem, como a interação com vários formatos de impressão, imagem, movimento, animação, som, músicas, gestos, diferentes mídias e tecnologias etc.
  • Todos estes elementos estão também presentes em vídeos nos quais a comunicação pode ocorrer por meio de textos multimodais (“consistem em textos que têm mais de um modo, como impressão e imagem, impressão, imagem, som e movimento. Geralmente, trata-se de um texto digital, mas também pode ser um livro com imagens, textos ou gráficos, ou seja, um texto de informação que requer o processamento de mais do que um modo”.) (Ver Moran, 1995.)
  • Moran (1995, p. 27) trouxe contribuições relacionadas à possibilidade de utilização dos vídeos para o ensino de um modo geral, relatando como imagens e músicas podem despertar sentimentos: O vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não separadas. Daí sua força. Somos atingidos por todos os sentidos e de todas as maneiras. O vídeo nos seduz, informa, entretém, projeta em outras realidades (no imaginário), em outros tempos e espaços.

Links para acesso aos vídeos das campanhas:

Campanha 1: https://vimeo.com/95853115 ou https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

Campanha 2: https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ

Campanha 3: https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Após a explicação do que serão a atividade e a organização da turma inicie a apresentação da cada vídeo.
  • É importante que o professor, após a apresentação do primeiro vídeo, converse com a turma sobre o mesmo: o que acharam, que recursos foram utilizados para chamar a atenção de quem assiste (aspectos relacionados à sonoridade do vídeo, imagens, movimento, texto oralizado, textos escritos etc).
  • Siga para a apresentação do segundo vídeo e proponha a mesma intervenção.
  • Da mesma forma, utilize este procedimento para o último vídeo a ser apresentado.
  • Será um momento de reflexão e discussão sobre os aspectos multissemióticos das campanhas mostradas.
  • Amplie a discussão levando os alunos a perceber que, apesar de se tratar do mesmo tema nas três campanhas, elas utilizam formas diferentes para a apresentação. Portanto, o que perceberam de diferenças ou semelhanças nestes vídeos? - discuta com a turma.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que a turma tire algumas conclusões sobre as três campanhas apresentadas referentes aos aspectos analisados anteriormente.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • Planejar a fala e argumentar sobre a função de determinado slogan e os recursos utilizados na campanha.

Resumo da aula

download Baixar plano

Título: Apreciação de textos orais em campanhas educativas

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Slogan e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Data show, notebook, vídeo de campanhas educativas como “ Afaste os bichos, lave as mãos” e outros semelhantes.

Links para acesso aos vídeos das campanhas:

https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ

https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.; A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LINK para acesso ao material elaborado pelo CEALE - PNAIC sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf

MORAN, J. M. Atividades & Experiências: As múltiplas formas do aprender, p. 11-13. São Paulo: 2005.

Domingues, Nilton Silveira O papel do vídeo nas aulas multimodais de matemática aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos/Nilton Silveira Domingues. - Rio Claro, 2014 125 f. : il., figs., quadros Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcelo de Carvalho Borba.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale qual é a proposta da aula: atividade de estudo sobre campanhas publicitárias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em uma grande roda ou semicírculo e diga que será uma videoaula.
  • Explique para os alunos que serão apresentados diversos vídeos de campanhas educativas para que analisem as condições de produção deles, tais como: onde circulam, para quem foram feitos, como foi feito, como a mensagem é transmitida etc.

Observações:

  • Para esta aula serão selecionadas três campanhas educativas disponibilizadas em vídeos.
  • A abordagem do texto se dará sob a perspectiva de uma alfabetização multimodal, em que existem diversas possibilidades de trabalhar o texto (verbal e não verbal) simultaneamente com outros modos de abordagem, como a interação com vários formatos de impressão, imagem, movimento, animação, som, músicas, gestos, diferentes mídias e tecnologias etc.
  • Todos estes elementos estão também presentes em vídeos nos quais a comunicação pode ocorrer por meio de textos multimodais (“consistem em textos que têm mais de um modo, como impressão e imagem, impressão, imagem, som e movimento. Geralmente, trata-se de um texto digital, mas também pode ser um livro com imagens, textos ou gráficos, ou seja, um texto de informação que requer o processamento de mais do que um modo”.) (Ver Moran, 1995.)
  • Moran (1995, p. 27) trouxe contribuições relacionadas à possibilidade de utilização dos vídeos para o ensino de um modo geral, relatando como imagens e músicas podem despertar sentimentos: O vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não separadas. Daí sua força. Somos atingidos por todos os sentidos e de todas as maneiras. O vídeo nos seduz, informa, entretém, projeta em outras realidades (no imaginário), em outros tempos e espaços.

Links para acesso aos vídeos das campanhas:

Campanha 1: https://vimeo.com/95853115 ou https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

Campanha 2: https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ

Campanha 3: https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Após a explicação do que serão a atividade e a organização da turma inicie a apresentação da cada vídeo.
  • É importante que o professor, após a apresentação do primeiro vídeo, converse com a turma sobre o mesmo: o que acharam, que recursos foram utilizados para chamar a atenção de quem assiste (aspectos relacionados à sonoridade do vídeo, imagens, movimento, texto oralizado, textos escritos etc).
  • Siga para a apresentação do segundo vídeo e proponha a mesma intervenção.
  • Da mesma forma, utilize este procedimento para o último vídeo a ser apresentado.
  • Será um momento de reflexão e discussão sobre os aspectos multissemióticos das campanhas mostradas.
  • Amplie a discussão levando os alunos a perceber que, apesar de se tratar do mesmo tema nas três campanhas, elas utilizam formas diferentes para a apresentação. Portanto, o que perceberam de diferenças ou semelhanças nestes vídeos? - discuta com a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que a turma tire algumas conclusões sobre as três campanhas apresentadas referentes aos aspectos analisados anteriormente.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • Planejar a fala e argumentar sobre a função de determinado slogan e os recursos utilizados na campanha.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano