14927
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cantigas de roda - brincando com os tipos de letra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre cantigas de roda e caligrafia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:  Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Cantigas de roda - brincando com os tipos de letra

Finalidade da aula: Levar o aluno a perceber os vários tipos de letra - bastão, imprensa e cursiva - que podemos utilizar para escrever um texto.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação/ Protocolo de leitura.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP11 e EF01LP01

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Vídeo/áudio da música “vamos brincar no bosque”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9amuUt4w0zg Acesso em: 05 de novembro de 2018
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra bastão:
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra de imprensa: letra de imprensa.  
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra cursiva: letra cursiva.  
  • Fichas com os nomes dos alunos nos diferentes tipos de letra: clique aqui.   
  • Alfabeto nos diferentes tipos de letra: clique aqui.  
  • Atividade do fechamento: colorir as palavras em diferentes tipos de letra: clique aqui.  

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as fichas com os nomes dos colegas, bem como não conseguir identificar as palavras para colorir.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, C.S. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.


Código: LPO1_17ATS01

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas