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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Produção de citação direta e paráfrase

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre produção de citação direta e paráfrase

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição 
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Produção de citação direta e paráfrase

Finalidade da aula: Leitura de resumo da área das Ciências da Natureza para introduzir nele uma citação literal e uma paráfrase, desafiando o aluno a utilizar esses recursos linguísticos.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: resumo de texto da área de Ciências da natureza

Objeto(s) do conhecimento: Marcas linguísticas. Intertextualidade.

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP43

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: internet, data show e pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em reconhecer quais as pistas linguísticas que diferenciam a citação literal de uma paráfrase, haja vista que podem estar acostumados a fazer resumos sem se atentar às regras de normatização das citações.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.


Código: LPO7_09SQA09

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.


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