14926
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Produção de citação direta e paráfrase

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre produção de citação direta e paráfrase

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: internet, data show e pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em reconhecer quais as pistas linguísticas que diferenciam a citação literal de uma paráfrase, haja vista que podem estar acostumados a fazer resumos sem se atentar às regras de normatização das citações.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que esta aula tem o propósito de produzir dentro do gênero resumo, para que os estudantes consigam utilizar as vozes textuais (em citações diretas ou indiretas), com o intuito de se familiarizarem com a introdução dos discursos originados de outros textos. Mas, antes disso, faça a pergunta sugerida no slide que servirá para introduzir a temática do texto da revista Ciência Hoje que será resumido.
  • É interessante comparar a abertura de um litro de refrigerante com o que acontece com o corpo de um mergulhador retornando à superfície de uma só vez. Peça que alguém narre o que acontece com a abertura de um refrigerante. Questione se alguém sabe o porquê de acontecer o que foi mencionado. Comente que os gases que estavam diluídos no líquido, quando não estão mais sob pressão, visto que o refrigerante foi aberto, cria as bolhas que visualizamos. Assim ocorre com o corpo humano, pois quanto maior a profundidade do mergulho, maior será a pressão. Quando o mergulhador volta a superfície, é preciso voltar devagar, para que os gases dissolvidos no organismo retornem ao sangue e pulmões, evitando-se a criação de bolhas, semelhante ao processo que ocorre nos refrigerantes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça sugestões ao professor de Ciências acerca de algum tema que seja pertinente à série. Você pode pesquisar os textos no site da revista Ciência Hoje, por ser uma fonte confiável. Como sugestão, segue o link do texto “DAS PROFUNDEZAS ÀS ALTURAS”, que trata sobre o assunto do tema da aula, ou seja: o que acontece durante um mergulho e o que é necessário para um mergulhador ser bem sucedido em sua tarefa. Acesse o texto aqui.
  • Solicite aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto.
  • Após a leitura, para verificar o entendimento e aproximar os alunos acerca da temática e do texto que será resumido, faça as seguintes perguntas:

Explique a relação de causa e consequência entre a profundidade do mergulho e a pressão dos gases do cilindro dentro dos pulmões e organismos de uma pessoa.

Possível resposta: Quanto mais o indivíduo “desce” ao mar mais os gases do cilindro aumentam a pressão, compensando a força exercida pela água sobre o tórax dos mergulhadores, já que uma quantidade mais elevada de gases entra nos seus pulmões e órgãos.

Justifique a recomendação acerca dos mergulhadores esperarem 24 horas antes de embarcarem em um voo.

Possível resposta: Esse tempo é uma medida de precaução, pois é preciso esperar que todo o gás dissolvido no organismo do mergulhador possa ser, gradativamente, eliminado pelo sangue e pulmões. Quando o indivíduo está submetido a altas altitudes, a pressão diminui; logo, se ele não tiver retirado todo o gás do seu corpo, poderá ser criada uma grande quantidade de bolhas de ar, provenientes da baixa pressão, que antes diluíam esse gás no corpo do mergulhador, causando o que chamam de “doença descompressiva”.

Esses são dois modelos de perguntas para explorar o conteúdo do texto original, antes de propor a leitura do resumo.

Materiais complementares:

ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em: Acesso em: 11 dez. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, para que eles possam discutir acerca das melhores estratégias para realizar a atividade proposta.

  • Solicite que os alunos leiam o resumo do texto - fonte nas duplas e insiram, no resumo disponibilizado no link abaixo ou qualquer outro de sua preferência, uma citação literal e uma paráfrase iniciada por "ou seja". Para tanto, eles podem fazer setas no local onde pensam ser mais adequado inserir a citação e a paráfrase, escrevendo-as logo abaixo do texto. O importante é que sinalizem de forma clara onde irão inserir.

  • Como possibilidade de resposta para a inserção de paráfrase, os estudantes podem reorganizar o segundo parágrafo dessa forma: A comparação estabelecida entre a abertura do refrigerante e o retorno abrupto do mergulhador à superfície elucida bem a questão. É necessário que o mergulhador faça várias paradas para que o ar regresse ao sangue e aos pulmões de forma paulatina, evitando a criação de “bolhas“ - verificadas no refrigerante, quando aberto ,OU SEJA, essa criação de bolhas é proveniente da amenização de pressão nas duas circunstâncias, provocada na abertura dos refrigerantes e, no caso dos mergulhadores, quanto mais próximo da superfície menor a pressão; o que provoca uma quantidade pequena de gases diluídos.

  • Discuta com os alunos que não houve mudança de sentido com a introdução da paráfrase, o conteúdo só foi reapresentado de forma diferente. Ele foi reformulado para conferir maior precisão à informação que estava exposta anteriormente.

  • Da mesma maneira, estimule os aprendizes a fazerem uma citação literal, ou seja, a transcrição original das palavras de quem escreveu o texto. Mencione o uso das aspas como uma marca para retomar o que foi escrito, no texto fonte, de forma igual. É interessante falar que eles devem retirar uma parte do texto que eles consideram difícil de explicar com suas próprias palavras, sem comprometer o sentido do enunciado.

Como possibilidade de inserção de citação literal do penúltimo parágrafo do texto, segue uma sugestão: O autor cita os efeitos da eliminação abrupta de nitrogênio no corpo dos mergulhadores, dentre as consequências conhecidas, a doença descompressiva é uma delas. Os principais sintomas são: “compressão dos nervos, obstrução das artérias e vasos linfáticos, dores e reações químicas no sangue. ” (ZIN, 2015)

Material complementar:

Link do resumo sem paráfrase e citação literal aqui

Link do resumo COM uma possibilidade de paráfrase e de citação literal aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos troquem os resumos com a inserção da paráfrase e da citação literal entre as duplas.
  • Explique que irão ler como os colegas e observar se fizeram e como fizeram a inserção da paráfrase e da citação literal. É importante promover a troca entre os textos elaborados, pois, além de conhecerem o texto do colega, os leitores podem corrigi-los, sugerindo alterações aos autores. É claro que todo o processo precisa ser mediado pelo professor.
  • Peça que os alunos identifiquem se houve as marcas que sinalizam a paráfrase, como: isto é, ou seja, ou melhor, melhor dizendo, dizendo de outra forma, em outras palavra, dentre outras expressões similares. Mencione que devem observar se essas marcas contribuíram para deixar a parte retomada de forma mais clara possível. Quanto à citação literal, peça que observem se as aspas foram empregadas no momento da transcrição literal da fala do autor do texto. É importante também os alunos colocarem o sobrenome do autor e o ano da citação. Esses são alguns aspectos que valem à pena ser relembrados.
  • Escolha uma ou duas duplas para lerem em voz alta o resultado do exercício.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: internet, data show e pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em reconhecer quais as pistas linguísticas que diferenciam a citação literal de uma paráfrase, haja vista que podem estar acostumados a fazer resumos sem se atentar às regras de normatização das citações.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que esta aula tem o propósito de produzir dentro do gênero resumo, para que os estudantes consigam utilizar as vozes textuais (em citações diretas ou indiretas), com o intuito de se familiarizarem com a introdução dos discursos originados de outros textos. Mas, antes disso, faça a pergunta sugerida no slide que servirá para introduzir a temática do texto da revista Ciência Hoje que será resumido.
  • É interessante comparar a abertura de um litro de refrigerante com o que acontece com o corpo de um mergulhador retornando à superfície de uma só vez. Peça que alguém narre o que acontece com a abertura de um refrigerante. Questione se alguém sabe o porquê de acontecer o que foi mencionado. Comente que os gases que estavam diluídos no líquido, quando não estão mais sob pressão, visto que o refrigerante foi aberto, cria as bolhas que visualizamos. Assim ocorre com o corpo humano, pois quanto maior a profundidade do mergulho, maior será a pressão. Quando o mergulhador volta a superfície, é preciso voltar devagar, para que os gases dissolvidos no organismo retornem ao sangue e pulmões, evitando-se a criação de bolhas, semelhante ao processo que ocorre nos refrigerantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça sugestões ao professor de Ciências acerca de algum tema que seja pertinente à série. Você pode pesquisar os textos no site da revista Ciência Hoje, por ser uma fonte confiável. Como sugestão, segue o link do texto “DAS PROFUNDEZAS ÀS ALTURAS”, que trata sobre o assunto do tema da aula, ou seja: o que acontece durante um mergulho e o que é necessário para um mergulhador ser bem sucedido em sua tarefa. Acesse o texto aqui.
  • Solicite aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto.
  • Após a leitura, para verificar o entendimento e aproximar os alunos acerca da temática e do texto que será resumido, faça as seguintes perguntas:

Explique a relação de causa e consequência entre a profundidade do mergulho e a pressão dos gases do cilindro dentro dos pulmões e organismos de uma pessoa.

Possível resposta: Quanto mais o indivíduo “desce” ao mar mais os gases do cilindro aumentam a pressão, compensando a força exercida pela água sobre o tórax dos mergulhadores, já que uma quantidade mais elevada de gases entra nos seus pulmões e órgãos.

Justifique a recomendação acerca dos mergulhadores esperarem 24 horas antes de embarcarem em um voo.

Possível resposta: Esse tempo é uma medida de precaução, pois é preciso esperar que todo o gás dissolvido no organismo do mergulhador possa ser, gradativamente, eliminado pelo sangue e pulmões. Quando o indivíduo está submetido a altas altitudes, a pressão diminui; logo, se ele não tiver retirado todo o gás do seu corpo, poderá ser criada uma grande quantidade de bolhas de ar, provenientes da baixa pressão, que antes diluíam esse gás no corpo do mergulhador, causando o que chamam de “doença descompressiva”.

Esses são dois modelos de perguntas para explorar o conteúdo do texto original, antes de propor a leitura do resumo.

Materiais complementares:

ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em: Acesso em: 11 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, para que eles possam discutir acerca das melhores estratégias para realizar a atividade proposta.

  • Solicite que os alunos leiam o resumo do texto - fonte nas duplas e insiram, no resumo disponibilizado no link abaixo ou qualquer outro de sua preferência, uma citação literal e uma paráfrase iniciada por "ou seja". Para tanto, eles podem fazer setas no local onde pensam ser mais adequado inserir a citação e a paráfrase, escrevendo-as logo abaixo do texto. O importante é que sinalizem de forma clara onde irão inserir.

  • Como possibilidade de resposta para a inserção de paráfrase, os estudantes podem reorganizar o segundo parágrafo dessa forma: A comparação estabelecida entre a abertura do refrigerante e o retorno abrupto do mergulhador à superfície elucida bem a questão. É necessário que o mergulhador faça várias paradas para que o ar regresse ao sangue e aos pulmões de forma paulatina, evitando a criação de “bolhas“ - verificadas no refrigerante, quando aberto ,OU SEJA, essa criação de bolhas é proveniente da amenização de pressão nas duas circunstâncias, provocada na abertura dos refrigerantes e, no caso dos mergulhadores, quanto mais próximo da superfície menor a pressão; o que provoca uma quantidade pequena de gases diluídos.

  • Discuta com os alunos que não houve mudança de sentido com a introdução da paráfrase, o conteúdo só foi reapresentado de forma diferente. Ele foi reformulado para conferir maior precisão à informação que estava exposta anteriormente.

  • Da mesma maneira, estimule os aprendizes a fazerem uma citação literal, ou seja, a transcrição original das palavras de quem escreveu o texto. Mencione o uso das aspas como uma marca para retomar o que foi escrito, no texto fonte, de forma igual. É interessante falar que eles devem retirar uma parte do texto que eles consideram difícil de explicar com suas próprias palavras, sem comprometer o sentido do enunciado.

Como possibilidade de inserção de citação literal do penúltimo parágrafo do texto, segue uma sugestão: O autor cita os efeitos da eliminação abrupta de nitrogênio no corpo dos mergulhadores, dentre as consequências conhecidas, a doença descompressiva é uma delas. Os principais sintomas são: “compressão dos nervos, obstrução das artérias e vasos linfáticos, dores e reações químicas no sangue. ” (ZIN, 2015)

Material complementar:

Link do resumo sem paráfrase e citação literal aqui

Link do resumo COM uma possibilidade de paráfrase e de citação literal aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos troquem os resumos com a inserção da paráfrase e da citação literal entre as duplas.
  • Explique que irão ler como os colegas e observar se fizeram e como fizeram a inserção da paráfrase e da citação literal. É importante promover a troca entre os textos elaborados, pois, além de conhecerem o texto do colega, os leitores podem corrigi-los, sugerindo alterações aos autores. É claro que todo o processo precisa ser mediado pelo professor.
  • Peça que os alunos identifiquem se houve as marcas que sinalizam a paráfrase, como: isto é, ou seja, ou melhor, melhor dizendo, dizendo de outra forma, em outras palavra, dentre outras expressões similares. Mencione que devem observar se essas marcas contribuíram para deixar a parte retomada de forma mais clara possível. Quanto à citação literal, peça que observem se as aspas foram empregadas no momento da transcrição literal da fala do autor do texto. É importante também os alunos colocarem o sobrenome do autor e o ano da citação. Esses são alguns aspectos que valem à pena ser relembrados.
  • Escolha uma ou duas duplas para lerem em voz alta o resultado do exercício.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP43 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano