14925
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitar a paráfrase e a citação literal no resumo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre paráfrase e citação literal no resumo

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: material impresso, internet, computador, datashow, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: os alunos podem trazer a concepção de que realizar um resumo é fazer alguns recortes do texto original, copiando algumas partes de forma aleatória, sem uma costura e sem a atenção necessária aos conceitos-chave. Assim, podem ter dificuldades em perceber que as citações utilizadas no gênero são aquelas mais importantes para compreender o texto, são as que levam a uma síntese dos conceitos, e não meras cópias de trechos.

Materiais complementares:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga que serão feitos exercícios para reconhecimento de citação literal e paráfrase, para que os alunos utilizem as marcas linguísticas responsáveis por introduzir, no resumo, a voz de outros autores e textos citados, contribuindo para que os estudantes percebam o diálogo entre os gêneros.
  • A pergunta do slide serve para despertar a atenção dos estudantes para o texto que será lido por eles. Pergunte se conhecem o peixe-boi, caso não saibam quem ele é, busque uma imagem e projete-a. Questione se eles imaginam como seja uma mamadeira para o filhote do peixe-boi. Ouça a opinião de três alunos, antes de passar para a atividade propriamente dita.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a leitura compartilhada do texto original “Mamadeiras para peixe-boi”, disponível aqui. Pergunte se algum aluno gostaria de ler em voz alta (ou mais de um) ou dividir a leitura com você.
  • Após a leitura, com o intuito de aproximá-los da temática, faça as seguintes perguntas oralmente:
  • Por que é necessário propor mamadeiras como essas para garantir a preservação da espécie?

R= Espera-se que os alunos respondam que esses peixes, quando têm uma aproximação muito próxima ao ser humano, são alvos fáceis de caçadas, porque tornam-se dóceis; por essa razão é fundamental investir em mamadeiras que não possibilitam o contato com o tratador. Extrapole o texto e fale sobre os desequilíbrios ambientais que a caça ilegal pode causar. Argumente que muitos deles são capturados para abastecer o mercado da moda e eles correm o risco de desaparecerem, pois não geram muitos filhotes na gestação. Além do mais são mais fáceis de serem abatidos, haja vista que se localizam na beira dos rios, facilitando o transporte por embarcações e a obtenção de suas peles.

b. Qual a consequência de se introduzir uma mamadeira com uma haste direcionada até o animal? Qual a diferença desse tipo de mamadeira se comparada às mamadeiras tradicionais?

R= Usando a mamadeira adaptada, os animais tornam-se arredios, pois não estarão familiarizados com a presença humana, visto que os peixes não conseguem ver o tratador. Dessa forma, depois de soltos, tenderão a ficar distantes das pessoas. Com a mamadeira comum, a proximidade entre ser humano e peixe-boi aumenta, podendo ser letal para a sobrevivência da espécie. Como sugestão, comente um dado da revista FAPESP, em que mostra a morte de 15 mil peixe- boi só no ano de 1938. Caso queira ler na íntegra, segue o link da matéria aqui

Esses são dois modelos de perguntas para explorar o conteúdo do texto, antes de propor a leitura do resumo.

Materiais complementares:

ANTUNES, André. Os efeitos danosos da caça ilegal. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, ed.249, 2016. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/os-efeitos-danosos-da-caca-ilegal/>. Acesso em 08 dez 2018.

FERRAZ, Mariana. Mamadeiras para peixe-boi.2011. Disponívelem: <http://cienciahoje.org.br/artigo/mamadeira-para-peixe-boi/> Acesso em: 01 dez 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Disponibilize um tempo para que os alunos, em duplas, façam a leitura do resumo do texto “Mamadeira para peixe-boi”, contido neste link. É importante o trabalho em parceria com o colega, pois eles têm a oportunidade de confrontar opiniões divergentes, aumentando a possibilidade da aprendizagem ser mais eficaz. Essa leitura terá como finalidade fazer uma distinção entre citação literal e paráfrase, bem como suas marcas linguísticas. É desejável que os alunos já tenham estudado o conceito de paráfrase e citação, para que consigam realizar a atividade de forma satisfatória.

  • Solicite que os alunos marquem com cores diferentes as citações literais e as paráfrases e sublinhem as marcas introdutórias de cada uma no resumo.

  • Durante o exercício, vá circulando pelas classes e explicando, auxiliando e provocando no que achar necessário. Explique que a citação literal reproduz, exatamente, parte do trecho original, porque é uma cópia do texto fonte. A paráfrase é sempre mais bem aceita, pois demonstra o nível de compreensão do texto original de quem a utiliza.

Mencione que a citação só deve ser usada quando for difícil de explicar o fragmento original, sem causar prejuízo na compreensão do que se tinha mencionado no texto fonte. Além disso, pode-se utilizá-la para destacar, com a voz do autor, uma informação do texto original considerada importante. Aproveite a oportunidade para falar de questões técnicas de como incluir citação nos textos digitados. É apropriado falar que, caso a citação tenha menos de três linhas, ela fica entre aspas e não se DESTACA do texto, conforme pode-se perceber no resumo. No entanto, se houver a necessidade de colocar mais de três linhas, a citação deverá ser colocada a 4 cm da margem, espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 10. A citação também precisa conter o sobrenome do autor, ano de publicação e a página em que foi retirada. Como sugestão, é possível propor um trabalho em parceria com professores de informática da escola ou áreas afins, para tratar com os alunos dessas questões mais técnicas de formatação. Frise sobre a importância de parafrasear um texto, sem alterar suas ideias originais. A paráfrase também precisa do nome do autor e ano de publicação para não incorrer em plágio, que consiste em copiar uma obra ou parte dela sem fazer remissão ao texto fonte.

Aponte também as principais expressões linguísticas da paráfrase que são responsáveis em introduzir enunciados com o objetivo de reformular o que foi dito antes, são elas: isto é, ou seja, quer dizer, ou melhor, em outras palavras, em síntese, em resumo.

Materiais complementares:

Para ter acesso ao resumo, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que as duplas compartilhem o que marcaram nos textos, para trocarem ideias com os demais colegas.
  • Busque valorizar o que os alunos realizaram.
  • Caso desejar, projete para eles a sugestão de resposta disponível aqui e confronte-a com as dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: material impresso, internet, computador, datashow, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: os alunos podem trazer a concepção de que realizar um resumo é fazer alguns recortes do texto original, copiando algumas partes de forma aleatória, sem uma costura e sem a atenção necessária aos conceitos-chave. Assim, podem ter dificuldades em perceber que as citações utilizadas no gênero são aquelas mais importantes para compreender o texto, são as que levam a uma síntese dos conceitos, e não meras cópias de trechos.

Materiais complementares:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 154-156.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga que serão feitos exercícios para reconhecimento de citação literal e paráfrase, para que os alunos utilizem as marcas linguísticas responsáveis por introduzir, no resumo, a voz de outros autores e textos citados, contribuindo para que os estudantes percebam o diálogo entre os gêneros.
  • A pergunta do slide serve para despertar a atenção dos estudantes para o texto que será lido por eles. Pergunte se conhecem o peixe-boi, caso não saibam quem ele é, busque uma imagem e projete-a. Questione se eles imaginam como seja uma mamadeira para o filhote do peixe-boi. Ouça a opinião de três alunos, antes de passar para a atividade propriamente dita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a leitura compartilhada do texto original “Mamadeiras para peixe-boi”, disponível aqui. Pergunte se algum aluno gostaria de ler em voz alta (ou mais de um) ou dividir a leitura com você.
  • Após a leitura, com o intuito de aproximá-los da temática, faça as seguintes perguntas oralmente:
  • Por que é necessário propor mamadeiras como essas para garantir a preservação da espécie?

R= Espera-se que os alunos respondam que esses peixes, quando têm uma aproximação muito próxima ao ser humano, são alvos fáceis de caçadas, porque tornam-se dóceis; por essa razão é fundamental investir em mamadeiras que não possibilitam o contato com o tratador. Extrapole o texto e fale sobre os desequilíbrios ambientais que a caça ilegal pode causar. Argumente que muitos deles são capturados para abastecer o mercado da moda e eles correm o risco de desaparecerem, pois não geram muitos filhotes na gestação. Além do mais são mais fáceis de serem abatidos, haja vista que se localizam na beira dos rios, facilitando o transporte por embarcações e a obtenção de suas peles.

b. Qual a consequência de se introduzir uma mamadeira com uma haste direcionada até o animal? Qual a diferença desse tipo de mamadeira se comparada às mamadeiras tradicionais?

R= Usando a mamadeira adaptada, os animais tornam-se arredios, pois não estarão familiarizados com a presença humana, visto que os peixes não conseguem ver o tratador. Dessa forma, depois de soltos, tenderão a ficar distantes das pessoas. Com a mamadeira comum, a proximidade entre ser humano e peixe-boi aumenta, podendo ser letal para a sobrevivência da espécie. Como sugestão, comente um dado da revista FAPESP, em que mostra a morte de 15 mil peixe- boi só no ano de 1938. Caso queira ler na íntegra, segue o link da matéria aqui

Esses são dois modelos de perguntas para explorar o conteúdo do texto, antes de propor a leitura do resumo.

Materiais complementares:

ANTUNES, André. Os efeitos danosos da caça ilegal. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, ed.249, 2016. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/os-efeitos-danosos-da-caca-ilegal/>. Acesso em 08 dez 2018.

FERRAZ, Mariana. Mamadeiras para peixe-boi.2011. Disponívelem: <http://cienciahoje.org.br/artigo/mamadeira-para-peixe-boi/> Acesso em: 01 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Disponibilize um tempo para que os alunos, em duplas, façam a leitura do resumo do texto “Mamadeira para peixe-boi”, contido neste link. É importante o trabalho em parceria com o colega, pois eles têm a oportunidade de confrontar opiniões divergentes, aumentando a possibilidade da aprendizagem ser mais eficaz. Essa leitura terá como finalidade fazer uma distinção entre citação literal e paráfrase, bem como suas marcas linguísticas. É desejável que os alunos já tenham estudado o conceito de paráfrase e citação, para que consigam realizar a atividade de forma satisfatória.

  • Solicite que os alunos marquem com cores diferentes as citações literais e as paráfrases e sublinhem as marcas introdutórias de cada uma no resumo.

  • Durante o exercício, vá circulando pelas classes e explicando, auxiliando e provocando no que achar necessário. Explique que a citação literal reproduz, exatamente, parte do trecho original, porque é uma cópia do texto fonte. A paráfrase é sempre mais bem aceita, pois demonstra o nível de compreensão do texto original de quem a utiliza.

Mencione que a citação só deve ser usada quando for difícil de explicar o fragmento original, sem causar prejuízo na compreensão do que se tinha mencionado no texto fonte. Além disso, pode-se utilizá-la para destacar, com a voz do autor, uma informação do texto original considerada importante. Aproveite a oportunidade para falar de questões técnicas de como incluir citação nos textos digitados. É apropriado falar que, caso a citação tenha menos de três linhas, ela fica entre aspas e não se DESTACA do texto, conforme pode-se perceber no resumo. No entanto, se houver a necessidade de colocar mais de três linhas, a citação deverá ser colocada a 4 cm da margem, espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 10. A citação também precisa conter o sobrenome do autor, ano de publicação e a página em que foi retirada. Como sugestão, é possível propor um trabalho em parceria com professores de informática da escola ou áreas afins, para tratar com os alunos dessas questões mais técnicas de formatação. Frise sobre a importância de parafrasear um texto, sem alterar suas ideias originais. A paráfrase também precisa do nome do autor e ano de publicação para não incorrer em plágio, que consiste em copiar uma obra ou parte dela sem fazer remissão ao texto fonte.

Aponte também as principais expressões linguísticas da paráfrase que são responsáveis em introduzir enunciados com o objetivo de reformular o que foi dito antes, são elas: isto é, ou seja, quer dizer, ou melhor, em outras palavras, em síntese, em resumo.

Materiais complementares:

Para ter acesso ao resumo, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que as duplas compartilhem o que marcaram nos textos, para trocarem ideias com os demais colegas.
  • Busque valorizar o que os alunos realizaram.
  • Caso desejar, projete para eles a sugestão de resposta disponível aqui e confronte-a com as dos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP43 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano