14924
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Citação e paráfrase no gênero Resumo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre o gênero resumo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição 
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Citação e paráfrase no gênero Resumo

Finalidade da aula: Comparar um resumo de texto da área de Ciências da Natureza com o texto original para perceber os recursos linguísticos que caracterizam a citação e a paráfrase.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resumo

Objeto(s) do conhecimento: Marcas linguísticas. Intertextualidade

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP43

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: material impresso, internet, computador, datashow, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138) .

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter sido mal orientados em outros momentos de sua formação e podem trazer a concepção de que realizar um resumo é fazer alguns recortes do texto original, copiando algumas partes de forma aleatória, sem uma costura e sem a atenção necessária aos conceitos-chave.  Assim, podem ter dificuldades em perceber que as citações utilizadas no gênero são aquelas mais importantes para compreender o texto, são as que levam a uma síntese dos conceitos, e não meras cópias de trechos.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 151-173.L


Código: LPO7_09SQA07

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas