Atividade ou texto para impressão
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Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: material impresso, internet, computador, datashow, pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138) .
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter sido mal orientados em outros momentos de sua formação e podem trazer a concepção de que realizar um resumo é fazer alguns recortes do texto original, copiando algumas partes de forma aleatória, sem uma costura e sem a atenção necessária aos conceitos-chave. Assim, podem ter dificuldades em perceber que as citações utilizadas no gênero são aquelas mais importantes para compreender o texto, são as que levam a uma síntese dos conceitos, e não meras cópias de trechos.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 151-173.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mencione que será apresentado um texto de divulgação científica, contido na revista Ciência Hoje, e o resumo desse gênero, para que os estudantes reconheçam como o resumo apresenta as marcas linguísticas que introduzem as vozes textuais (em discurso direto ou indireto, por exemplo, por meio de citações e paráfrases).
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
R=É esperado que os estudantes digam que não há, pois os três fragmentos apresentam a ideia de que a responsabilidade da circulação sanguínea e a multiplicação de células na pele são provenientes de substâncias geradas pelas células de gordura.
b. Dentre os três enunciados, um deles se destaca por oferecer uma informação a mais. Por que você acha que isso acontece?
R= o estudante deve compreender que o terceiro enunciado apresenta uma informação de que as células adiposas são responsáveis pelo armazenamento de gordura e regulação corporal, contribuindo para explicar ao leitor acerca do que são células adiposas. Atenção: esse é um excelente momento para falar que há enunciados que podem esclarecer um termo que foi dito antes. Ressalte que não saber o significado do termo adiposas contribuiria para a incompreensão do enunciado. Mencione que esse termo não é muito comum de ser pronunciado, por essa razão, a expressão: as células que armazenam gordura e regulam a temperatura corporal é importante para reafirmar o que foi dito antes com palavras diferentes, mas mantendo o mesmo sentido. Para mais informações sobre o assunto, consulte o material disponibilizado abaixo, p: 8-10.
c. O enunciado 2, quando comparado ao primeiro, possui alguma mudança no SENTIDO das palavras?
R=É provável que os alunos digam que não. Explique que a frase foi invertida, mas a informação original se manteve. O primeiro enunciado traz as ideias de Marco Aurélio, seguindo as palavras dele. Nesse momento, você pode indagar aos alunos sobre o porquê de se utilizar essa estratégia no resumo. Mencione que isso colabora para dar veracidade ao texto resumido, porque o autor do resumo está colocando em seu texto as palavras contidas no artigo original. Porém ressalte que esse procedimento deve ser feito com cuidado, tendo em vista que é muito melhor quem faz o resumo utilizar suas próprias palavras, mantendo-se o sentido original do texto; demonstrando que houve compreensão do que foi lido.
Materiais complementares:
OLIVEIRA, Sara de. Mecanismos de paráfrase. 2012. Monografia (Título de licenciada em Letras). _Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4184/1/2012_SaradeOliveira.pdf>. Acesso em 30 nov 2018.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Segue o link do texto aqui:
MOUTINHO, Sofia. Gordura do bem. 2011. Disponível em:
Para acessar o link do resumo, clique aqui.
2. Logo em seguida, faça as perguntas projetadas no slide .Seguem algumas possibilidades de respostas.
Resposta da segunda questão: As partes em que não houve nenhuma alteração, porque estão iguais ao texto original da revista Ciência Hoje são: “ as células de gordura, chamadas adipócitos, produzem uma série de substâncias que estimulam a circulação sanguínea e a multiplicação das células da pele ” e “o crescimento dos pelos, a reserva de energia, o controle da glicose, da pressão arterial, do hormônio da fome e da saúde das artérias.”
Resposta da terceira questão: É importante que os alunos percebam que a maior parte do resumo contém todas as ideias importantes do texto original, mas não repete as mesmas palavras. O resumo introduz as falas dos estudiosos do assunto e da própria jornalista que escreveu o texto, utilizando as profissões dos envolvidos (jornalista, médico, estudioso, pesquisador), os seus sobrenomes, pronomes pessoais de terceira pessoa (ela, ele) ou uso de expressões como: segundo a jornalista e conforme afirma o cirurgião.. Também faz uso de verbos que indicam os atos de quem escreveu o texto da revista. Em um determinado momento, a jornalista classificou, nomeou, argumentou, mostrou, dentre outros verbos utilizados.
Resposta da quarta questão: chame atenção de que a citação direta é a transcrição literal de parte da obra original, portanto o texto deve fazer uso das aspas. A marca que se destaca no resumo é, justamente, a utilização das aspas, para retomar uma parte igual do texto original .
De acordo com o que consta na Norma Brasileira de Regras 10520:2002, citação: “é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte” (NBR, 2002 apud OLIVEIRA, 2012). Para maiores informações, veja o texto colocado na referência do slide anterior.
Resposta da quinta questão: No penúltimo parágrafo aparece uma marca que não está contida no texto original. Trata-se da expressão: OU SEJA, demonstre que ela aparece para esclarecer o termo anterior adipócitas, logo trata-se de uma paráfrase.
Conceito de Paráfrase, segundo ELIAS; KOCH(2012): “Na atividade escrita, é comum recorrermos ao expediente por meio do qual explicamos ou esclarecemos para o leitor o que foi dito anteriormente, a fim de evitar “incompreensões”. Em outras palavra: reapresentamos conteúdos anteriores..visando um ajustamento, uma precisão maior do sentido. É comum reformularmos várias vezes o que foi dito, sendo as paráfrases introduzidas por um marcador de reformulação do tipo: isto é, ou seja, ou melhor, melhor dizendo, dizendo de outra forma, em outras palavras” (ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça, 2012, p: 168). Destaque que as expressões que retomam o que foi dito antes, devem ser equivalentes, ou seja, dizerem a mesma coisa.
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Para aprofundar seu conhecimento, segue o conceito de intertextualidade: “Todo texto é um objeto heterogêneo, que revela uma relação radical de seu interior com seu exterior; e, desse exterior, evidentemente, fazem parte outros textos, que lhe dão origem, que o predeterminam, com os quais dialoga, que retoma, a que alude, ou a que se opõe”. (KOCH, 2012, p: 101-108). Segundo a autora, todo texto tem em si outras vozes com quem dialoga, por isso todo texto é heterogêneo. Essas vozes são retomadas no texto, para concordarem ou não com os novos discursos. Ainda, em conformidade com a autora, uma das formas de intertextualidade pode ser explícita, uma vez que pode haver referência ao autor do texto fonte, assim como uma citação direta do texto fonte.
OBS: Depois que você realizar a atividade, você pode dizer aos alunos que, quando um texto conversa com o outro, chamamos isso de intertextualidade. Mas esse conceito não será o foco da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1.Os alunos, ainda em duplas, preencherão as duas lacunas. É importante frisar que a citação direta utiliza, como recurso, as aspas para demarcar que o texto foi escrito de maneira igual, ou seja, não houve nenhuma modificação nas palavras do texto fonte .
2. Aproveite a oportunidade para falar da citação indireta que constitui em falar as palavras do autor do texto original, sem copiar, LITERALMENTE, o que estava no texto anterior. As marcas linguísticas mais utilizadas: segundo FULANO, conforme BELTRANO, os pronomes pessoais, as profissões.
3. Por último, reforce que a paráfrase mantém as mesmas ideias do texto original, mas tem o intuito de esclarecer, ou seja, precisar melhor aquilo que já foi dito antes. Ela contribui para a progressão das ideias do texto, já que as ideias do autor estão sendo retomadas só que com outras palavras. Relembrar as expressões introdutórias de paráfrase: ou seja, isto, quer dizer, em outras palavras, dentre outras.
RESPOSTA POSSÍVEL:
Para fazer um resumo, posso utilizar a CITAÇÃO, que é FALAR USANDO AS PALAVRAS DO AUTOR, SEJA DIRETA OU INDIRETAMENTE e posso utilizar também a PARÁFRASE, que é MANTER AS MESMAS IDEIAS DO TEXTO ORIGINAL, COM A INTENÇÃO DE ESCLARECER O QUE FOI DITO ANTES.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Citação e paráfrase no gênero Resumo
Finalidade da aula: Comparar um resumo de texto da área de Ciências da Natureza com o texto original para perceber os recursos linguísticos que caracterizam a citação e a paráfrase.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo
Objeto(s) do conhecimento: Marcas linguísticas. Intertextualidade
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP43
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação das práticas de ensino e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: material impresso, internet, computador, datashow, pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto- fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto. para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138) .
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter sido mal orientados em outros momentos de sua formação e podem trazer a concepção de que realizar um resumo é fazer alguns recortes do texto original, copiando algumas partes de forma aleatória, sem uma costura e sem a atenção necessária aos conceitos-chave. Assim, podem ter dificuldades em perceber que as citações utilizadas no gênero são aquelas mais importantes para compreender o texto, são as que levam a uma síntese dos conceitos, e não meras cópias de trechos.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Sequenciação textual. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8, p. 151-173.L
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