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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quando usar a vírgula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre o uso de vírgula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Rita Cintra
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: QUANDO USAR A VÍRGULA

Finalidade da aula: Refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.

Ano:4º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Pontuação

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF04LP05

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.

Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 27 de set. de 2018.


Código: LPO4_09ATS02

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.


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