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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Desenvolvendo a oralidade: apresentação de seminário.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamento sobre desenvolvimento de oralidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:  Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele 
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Desenvolvendo a oralidade: apresentação de seminário.

Finalidade da aula: Desenvolver a oralidade em situações formais, respeitando as condições de produção e os recursos estilísticos e composicionais de textos expositivos de divulgação científica

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades.

Objeto(s) do conhecimento: Exposição oral

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP20

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos Expositivos de Divulgação Científica, no campo de atuação Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Recursos audiovisuais para acesso aos materiais de pesquisa, como vídeos, áudios, textos e imagens; computador disponível para elaboração da apresentação oral ou cartolinas, canetas e demais recursos para elaboração de cartazes.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de  um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- Acesso aos recursos audiovisuais.

- O aluno ser capaz de expor oralmente de forma clara e objetiva, os pontos principais do tema tratado.

- Que o assunto desperte a curiosidade e mantenha uma concentração necessária para a escuta, a compreensão e realização da exposição oral.

- Realizar a gravação da exposição oral proposta, necessitando um aparelho celular disponível.

Referências sobre o assunto:

BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 14 nov. 2018.

CAVALCANTE, M. C. B.; TEIXEIRA, C.T.V. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M.C.B (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2018.

GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. A exposição oral: nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.

GOULART, CLÁUDIA. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. Dissertação (Mestrado em Linguística) - UNICAMP. Campinas - SP, 2005. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/270428/1/Goulart_Claudia_M.pdf >. Acesso em: 20 nov. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, v. 9, n. 1, p. 119-146, set. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/7396/5262>. Acesso em: 18 nov. 2018.

MARCUSCHI, L.A, DIONISIO, A. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.

ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006, 60 p. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.




Código: LPO5_03SQA12

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.


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