14918
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Peças curtas: variações linguísticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Peças curtas: variações linguísticas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Patrícia Pompeu Brasil

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio dizendo que os alunos devem se organizar em duplas para criar pequenos diálogos teatrais, utilizando as noções de Variação Linguística. Caso queira, utilize as sugestões de cenas disponíveis aqui e faça um sorteio utilizando um Sorteador Online, disponível aqui, de forma que cada dupla fique com uma cena. Oriente que os alunos escrevam o texto dos diálogos e façam a encenação gravando em áudio ou vídeo, com as vozes das duplas. O vídeo pode ser feito no aplicativo TikTok para que os dois personagens (alunos) da dupla apareçam. Auxilie-os pelos canais já combinados por vocês. Estabeleça um prazo para que todos realizem a atividade e peça que entreguem via WhatsApp.

Desenvolvimento
Após todos terem entregado, peça, em um novo áudio, que as duplas vejam o que os demais colegas produziram para comparar e aprender com os pares. Envie, por escrito, as perguntas do slide de Fechamento para que as duplas reflitam sobre a atividade. Solicite que publiquem as respostas em uma pasta do Google Drive específica para esta atividade.

Fechamento
Depois que todos tiverem respondido, faça um compilado das respostas dos alunos com as aprendizagens desta aula e acrescente o que você julgar necessário. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem apoiar a encenação das pequenas esquetes das duplas. Você também pode sugerir que, depois dessa atividade, sorteiem entre si essas pequenas cenas e façam as representações de forma oral, em casa. Podem gravar esse momento e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10SQA09

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas