Atividade para impressão - Situações
Plano de Aula
Plano de aula: Peças curtas: variações linguísticas
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Data show e folhas para produção de texto
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de produzir textos dramáticos sobre situações do dia a dia, porque ainda não dominam as características do gênero.
Referências sobre o assunto:
NEVES, Flávia. Gênero Dramático. in Norma Culta: língua portuguesa em bom português (blog). Disponível em https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/ Acesso em 10 dez 2018.
DIANA, Daniela. Gênero Dramático. in Toda matéria: conteúdos escolares (blog). Disponível em https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/ Acesso em 10 de dez 2018.
Portal Educação (blog). A Estrutura do Gênero Dramático. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995 Acesso em 10 de dez 2018.
CARDOSO FILHO, Antônio. Aula 9: o gênero dramático. Portal da CESAD/ UFS (online) Disponível em http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf Acesso em 10 de dez 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente a pergunta do slide e peça para que os alunos pensem um pouco sobre isso. Espera-se que eles digam que não, que os nordestinos falam diferente dos gaúchos, que os paulistas falam diferente dos mineiros, e assim por diante. Espera-se que falem de diferenças de geração, como por exemplo, a avó deles pode falar diferente ou dizer palavras que os jovens não dizem mais, ou falar que a professora fala de um modo diferente do deles. Então, concluírem que a língua portuguesa é falada de diversas formas, mesmo sendo uma língua só.
- Nesta aula, temos como objetivo levar o aluno a perceber que a fala sofre diversas variações e que isso depende da situação discursiva em que ela ocorre. Também é importante deixar claro para os alunos o conceito de preconceito linguístico, pois, através desse conhecimento, espera-se que eles consigam assumir uma postura mais adequada em relação aos diferentes falares. Para isso, é necessário que reflitam sobre a produção da fala e sobre os aspectos envolvidos nesse processo. Evite entregar conceitos prontos e busque fazer com que eles cheguem às suas próprias conclusões.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça a primeira pergunta à turma e peça que uma dupla represente os personagens solicitados. Em geral, por uma questão de proximidade geográfica ou mesmo alguma questão cultural (internet, TV etc), os alunos conhecem o sotaque de algum Estado/Região/Cidade diferente do deles e têm condições de imitá-lo. O interessante seria pensar em um diálogo entre dois adolescentes, um da região do aluno e outro da região que buscarão imitar o sotaque. Peça para que incluam palavras bem típicas de uma região e de outra na conversa, para ficar mais interessante. Solicite que a turma ajude a dupla a representar. Caso necessário, monte de forma colaborativa um diálogo rapidamente no quadro, para que a dupla possa encenar à turma. Se quiser, sugira uma situação bem cotidiana, que possa ser comum para eles, exemplo: um jovem de outra região chegando novo na escola ou no bairro, ou o jovem de outra região pedindo para jogar bola junto com os jovens dali.
- Explique que, a seguir, farão uma atividade parecida com esta: irão escolher uma situação bem comum e criar uma conversa entre dois personagens. Porém, as equipes terão que sortear esses personagens e as demais equipes terão a tarefa de acertar que personagens são esses e de onde eles são. Esse jogo nos ajudará a pôr em prática o conceito de Variação Linguística no gênero texto dramático.
- Peça para que os alunos formem equipes de 4 a 5 integrantes, a depender do número de alunos em sua turma.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Com as situações já dobradas e misturadas em um recipiente, peça para que um representante de cada equipe sorteie as situações, buscando não deixar que as demais equipes vejam. Disponibilizamos algumas situações cotidianas e personagens aqui, para você usar e/ou se inspirar.
- Explique que, como se trata de cenas curtas, é importante delimitar o número de personagens e a quantidade de falas (máximo três personagens e seis falas por equipe).
- Peça às equipes que produzam as falas por escrito em uma folha adequada, observando as variações linguísticas próprias de cada personagem, bem como o registro formal e o informal. Atentar para a idade, situação apresentada e local de origem. Explicar sobre a necessidade de utilizar rubricas a fim de orientar os alunos-atores que irão encenar.
- Esclareça que, como são situações de oralidade, haverá textos que serão mais descontraídos e outros um pouco mais formais, e que as falas devem estar de acordo com essas situações, a fim de imprimir mais verossimilhança aos textos.
- Esclareça que caberá a cada equipe selecionar os alunos para encenarem os textos.
- Estabeleça dez minutos para a produção escrita. Explique que, como se trata de situações corriqueiras, os textos devem ser coerentes tanto na caracterização dos personagens como na representação de seus falares.
- Durante a produção, circule pela sala e busque auxiliar as equipes quando necessário.
Desenvolvimento
Orientações:
- Ao terminar o tempo, peça aos alunos que desfaçam as equipes e que formem um grande círculo.
- Oriente as equipes para as apresentações: delimite um tempo de 1 a 3 minutos para a encenação de cada texto.
- Peça para que as demais equipes tentem acertar a origem, a faixa etária e a situação ali representada.
- Dê um tempo e a primeira equipe que levantar a mão deverá responder corretamente; caso não acerte, passe para a próxima equipe até alguém acertar ou todas as equipes tenham tentado.
- Anote os pontos de cada equipe que acertar. Se ninguém acertar, ninguém ganha pontos, nem a equipe que encenou.
- Após as apresentações, coloque algumas questões para serem comentadas pela turma:
- As apresentações foram convincentes?
- As falas dos personagens estavam adequadas à situação? Por quê?
- Ao produzir um texto dramático, é importante adequar as falas aos personagens? Por quê?
Respostas possíveis/desejáveis:
- Espera-se que os alunos digam que as encenações foram convincentes e que as falas dos personagens estavam adequadas às situações apresentadas, pois representaram a maneira como as pessoas realmente falam (jovens usam linguagem mais informal, gírias, etc.; adultos são mais formais e evitam usar gírias e expressões mais modernas; já o nordestino e o sulista apresentam uma maneira de falar bem característica da região onde vivem). Espera-se ainda que os alunos respondam que o autor de um texto dramático deve observar as características dos personagens a fim de produzir as falas adequadas às situações apresentadas e, assim, convencerem seus leitores/espectadores.
Converse com os alunos sobre o conceito de “certo” e “errado” nos diversos falares (de jovem, de adulto, de nordestino, de sulista etc.) e busque esclarecer que o que há realmente são falares adequados e inadequados a cada situação discursiva. Caso algum grupo não tenha encenado de forma convicente e satisfatória, questione à turma o que faltou, por que ficou difícil de identificar os personagens neste grupo e de onde vinham.
Caso queira saber mais sobre preconceito linguístico, acesse o link:
DIANA, Daniela. Preconceito Linguístico. Toda Matéria: conteúdos escolares. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/preconceito-linguistico/. Acesso em 21 de out. de 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o slide e peça às equipes que comentem as questões colocadas.
- Explique que a variação linguística é um fenômeno muito comum e que convivemos com ela diariamente, em diversas situações. Esclareça também que, mesmo a variação linguística sendo algo tão comum, os falares muitas vezes são julgados como melhores ou piores / certos ou errados, mas que esse, como qualquer outro preconceito, ocorre devido ao desconhecimento de muitas pessoas em relação aos contextos discursivos em que as falas são produzidas.
- Finalize pedindo a alguns representantes de cada equipe que deem sua opinião sobre o preconceito linguístico.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio dizendo que os alunos devem se organizar em duplas para criar pequenos diálogos teatrais, utilizando as noções de Variação Linguística. Caso queira, utilize as sugestões de cenas disponíveis aqui e faça um sorteio utilizando um Sorteador Online, disponível aqui, de forma que cada dupla fique com uma cena. Oriente que os alunos escrevam o texto dos diálogos e façam a encenação gravando em áudio ou vídeo, com as vozes das duplas. O vídeo pode ser feito no aplicativo TikTok para que os dois personagens (alunos) da dupla apareçam. Auxilie-os pelos canais já combinados por vocês. Estabeleça um prazo para que todos realizem a atividade e peça que entreguem via WhatsApp.
Desenvolvimento
Após todos terem entregado, peça, em um novo áudio, que as duplas vejam o que os demais colegas produziram para comparar e aprender com os pares. Envie, por escrito, as perguntas do slide de Fechamento para que as duplas reflitam sobre a atividade. Solicite que publiquem as respostas em uma pasta do Google Drive específica para esta atividade.
Fechamento
Depois que todos tiverem respondido, faça um compilado das respostas dos alunos com as aprendizagens desta aula e acrescente o que você julgar necessário. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem apoiar a encenação das pequenas esquetes das duplas. Você também pode sugerir que, depois dessa atividade, sorteiem entre si essas pequenas cenas e façam as representações de forma oral, em casa. Podem gravar esse momento e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francisca Brasil
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Peças curtas: variações linguísticas
Finalidade da aula: Reconhecer, a partir da produção de diálogos que apresentem variações linguísticas (conversa entre jovens, entre mãe e filho, entre um nordestino e um sulista etc.), as variedades da linguagem falada e o conceito de preconceito linguístico.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários/ Variação linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54, EF69LP55
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.