14915
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Intertextualidade nas histórias em quadrinhos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Intertextualidade nas histórias em quadrinhos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzana De Carvalho Lima Kawai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos: vamos conhecer duas formas de contar uma história e pensar em como essas duas formas se relacionam, o que elas têm em comum e o que elas têm de diferente. Essa relação entre textos, em que um texto conversa com o outro, se chama Intertextualidade. Explique que um dos textos é uma Fábula (relembre o conceito, cite exemplos) e o outro é uma História em Quadrinhos (relembre o conceito, cite exemplos). Nas Orientações deste Plano, você encontra diversas informações interessantes para aproveitar em seu áudio ou vídeo introdutório, mas tente não deixá-lo muito longo.

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos a história em quadrinhos e as atividades que estão no Material Complementar. Solicite que eles leiam a HQ com atenção e busquem se lembrar das fábulas que conhecem. Caso os alunos não conheçam a fábula dos Dois Lobos, você pode sugerir que a escutem no YouTube, disponível aqui. Essa fábula foi, originalmente, contada oralmente pelos índios Cherokees, nativos americanos. Estabeleça um prazo para que enviem essas resoluções e combine esses envios, que deverão ser feitos para o grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail.

Fechamento
Após todos os alunos enviarem suas resoluções, grave um novo áudio ou encaminhe por escrito um compilado comentando as produções de sua turma. Chame a atenção para que comecem a perceber as Intertextualidades existentes em diversos textos que circulam por aí. Cite alguns exemplos que possam ser conhecidos por seus alunos: as histórias da Turma da Mônica, por exemplo, por vezes falam de Conto de Fadas, ou de super-heróis famosos; com frequência, propagandas de TV usam memes, provérbios ou fazem relação com séries famosas, para chamar a atenção do consumidor. Caso haja possibilidade, realize esse fechamento de forma coletiva, com uma aula no Google Meets ou no Zoom, mostrando esses ou outros exemplos aos alunos.

Convite às famílias
Ler gibi é uma delícia! Você pode sugerir que os adultos das famílias contem para os mais novos quais são seus gibis preferidos na infância, seus personagens inesquecíveis, como faziam para conseguir suas revistinhas, em que momentos e em que lugares gostavam de lê-las. Você pode sugerir também, caso a família tenha algum gibi em casa, que faça um pequeno vídeo ou áudio de “propaganda” desse gibi, dizendo por que vale a pena lê-lo. Para quem não tem nenhum gibi em casa, você encontra algumas sugestões de páginas com HQs online e gratuitas disponíveis aqui. Sugira que a família procure alguma do seu agrado para criar uma propaganda. Caso não haja possibilidade de gravar um áudio ou vídeo, é possível fotografar a HQ e enviar um pequeno texto explicando por que ela vale a pena ser lida.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_09SQA02

(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas